02/05/2012

Operação apreende 80 pássaros silvestres em Cruz das Almas


A Operação Pássaro Livre apreendeu, na manhã de terça-feira (1º), por volta das 6h, 81 pássaros silvestres da fauna brasileira, que seriam comercializados em feira livre na cidade de Cruz das Almas, no recôncavo baiano.
De acordo com a polícia, a maioria estava em poder do traficante conhecido como “Catingueiro”, no bairro Itapicuru, que capturava os animais e, além de vender para fora do município, também abastecia um outro traficante da cidade conhecido como “Nelson da Pensão”. Ao final da retirada dos animais de gaiolas e arapucas, as aves foram devolvidas para a natureza. Catingueiro deve responder, em liberdade, pelo crime de tráfico de animais silvestres previsto na Lei Federal 9.605.
Na ultima sexta-feira (27), a Policia Militar e a ambientalista Telma Lobão apreenderam com Nelson, 212 pássaros silvestres e um papagaio verdadeiro (Amazona aestiva).
Capturar animais silvestres, aprisionar, comprar ou vender constitui crime ambiental com multa de R$ 500 por cada animal e pena de prisão de 3 meses a 1 ano. A Lei ambiental brasileira proíbe também a utilização de carne de animais silvestres por restaurantes.
(Bocão News) silvestre


0 comentários:

Postar um comentário