26/05/2012

Irecê Poderá Ter Um Terceiro Candidato A Prefeito


Em Irecê, há 476km da capital baiana, muitas articulações andam acontecendo para as eleições de 2012. Além das pré-candidaturas já anunciadas do atual Prefeito Zé das Virgens (PT) e do deputado estadual Luizinho Sobral (PTN), informações de um terceiro candidato estariam sendo comentadas nos bastidores.
Em contato com nossa equipe, o internauta, João da Hora, afirmou que estariam ocorrendo encontros entre os partidos PCdoB e PV em Irecê para lançar uma terceira pré-candidatura nas disputas municipais, o que poderia atrapalhar os planos do atual gestor que até então, conta com o apoio do partido para tentar a reeleição.

Enquanto uns afirmam que os encontros e conversas entre os partidos tratam apenas de encontros de acordos para eleição proporcional para vereador, outros conspiram, afirmando que o partido estaria querendo lançar um terceiro pré-candidato. O Partido Verde (PV) tem uma resolução de lançar candidato em municípios com mais de 50 mil habitantes, o que poderia ser o caso de Irecê, que tem aproximadamente 70mil.


Segundo o coordenador territorial do partido, João Gonçalves o interesse do PV é manter apoio ao projeto liderado pelo prefeito Zé das Virgens. “O PV de Irecê ajudou a construir o projeto em curso e não tem interesse em romper este alinhamento, a não ser que ocorram fatos que inviabilizem, como investidas do PT em bases viáveis do PV, como em Bom Jesus da Lapa, por exemplo.”, afirma.

João Gonçalves, no entanto, não descarta a possibilidade, mas confirma que isso vai depender dos rumos tomados pela legenda. “O PV de Irecê, neste momento, não dispõe de musculatura política para disputar as eleições majoritárias, mas, a depender do curso do processo, esta musculatura poderá surgir, basta que o atual projeto liderado por Zé seja ameaçado por forças internas”, diz.

Em nota pública dirigida aos munícipes de Irecê, o PV comunicou que em reunião com a Presidência Estadual, só tem dois caminhos a seguir: manutenção do alinhamento político com o prefeito Zé das Virgens ou candidatura própria, se esta for à melhor alternativa para o município, na concepção do Projeto do Partido Verde no processo de promover os avanços rumo ao desenvolvimento sustentável. Para isso, os partidários verdes de Irecê terão que desenvolver estudos de consulta popular, visando dispor de ferramentas técnicas para contribuir nas análises para a tomada da decisão: seguir alinhado ao atual governo municipal ou prospectar candidatura própria. Ficou descartada intervenção do PV em Irecê, considerando acordo de que toda e qualquer decisão será tomada em consenso entre a base e a Comissão estadual.

Questionado sobre reuniões que estariam ocorrendo para articular a saída do PV com candidatura própria, João Gonçalves afirmou desconhecimento. “O nosso presidente aqui em Irecê, Neno Preto, não nos informou de nenhuma reunião neste sentido, de modo que não acredito que isso esteja ocorrendo”, afirma.

Outras informações dão conta que os dois partidos PV e PCdoB não teriam afinidades com o ex-prefeito e ex-deputado Joacy Dourado, um dos nomes prováveis para compor a chapa de Zé das Virgens como vice-prefeito. O dirigente do PV, João Gonçalves, desmente essa afirmação e diz que a relação do partido com Joacy Dourado é uma relação respeitosa.

O PV tem se mostrado um partido bastante integro e participativo, não somente na gestão municipal, mas a nível Estadual também, buscando políticas de desenvolvimento sustentável e preocupado com as questões ambientais. Irecê, no entanto, está longe de ser uma cidade dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Estatuto da Cidade em que o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município deve visar à sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.


De acordo com João Gonçalves, o atual prefeito concedeu a autonomia política para iniciarem a construção de políticas que visassem o desenvolvimento sustentável do município. No governo de Zé das Virgens foi implantada a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que segundo o ex-secretário da pasta, João Gonçalves, tinham desenvolvidos projetos neste segmento. “Criamos o SIMMA, promovemos diversos programas e ações, reunimos diagnósticos socioambientais, socioculturais, socioeconômicos e estamos agora iniciando a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável e com isso, minimizando o passivo de 78 anos sem debater e construir políticas neste sentido, envolvendo marcos legal em todos os sentidos que dizem respeito a uma cidade sustentável”, afirma.

Questionado a respeito da sua avaliação à atual gestão municipal, João Gonçalves, mostrou-se não muito satisfeito. “Minha avaliação quanto aos resultados do atual governo é a de que não ocorreu ainda nenhuma gestão tão operosa, honesta, democrática e participativa com a que foi liderada por Zé das Virgens, mas ele é mal avaliado pela comunidade em razão da comunicação insuficiente e questões políticas internas”, avalia

Informações dão conta que outros partidos também estariam se articulando, a exemplo das legendas do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) e Partido da Mobilização Nacional (PMN). O PMN ainda não pronunciou a respeito de apoio, embora o presidente da legenda Edgar Alecrim tiver sido citado como um dos nomes prováveis para compor a chapa com Zé das Virgens. Apesar de Edgarzinho ter sido candidato a vice-prefeito nas ultimas eleições na chapa de Luiz Sobral (pai do pré-candidato Luizinho), comentários políticos na cidade relatam que o mesmo ainda não manifestou apoio a candidatura de Luizinho Sobral e nem a de Zé, ficando então, em cima do muro.

Pelo visto, o assunto política pode ainda surpreender muito os ireceenses e se essa conjuntura acontecer, quem vai perder mais politicamente é o atual prefeito e pré-candidato Zé das Virgens, já que o PCdoB e PV foram alianças políticas durante o mandato. fonte: www.lidernoticias.com

0 comentários:

Postar um comentário