12/05/2012

Em Irecê, fornecimento de água para culturas irrigadas está suspenso


Barragem de Mirorós, na região de Irecê, uma das mais atingidas pela seca na Bahia, entrou no que os especialistas chamam de "situação de pré-colapso".

Com os pés enxutos é possível ver o marco zero da régua que mede o nível da água de um reservatório que abastece 14 municípios do entorno. Ele está operando com apenas 8% da capacidade.

“Trabalho aqui há 25 anos e nunca vi coisa igual. Com a decisão da Agência Nacional de Águas de suspender o fornecimento para irrigação a partir do dia 1º de abril, a água está garantida até o final do ano na microregião de Irecê para consumo humano”, explica Isaías Santana, administrador da barragem.

Quem mais sofre com a situação por enquanto são os 250 agricultores do perímetro de Mirorós, que não contam mais com a água da barragem para abastecer os lotes.

Quase todo mundo produz frutas, principalmente banana, e as plantas já estão em condições bastante precárias. Existem lavouras que não se recuperam mais.

O pouco que se produz no perímetro ainda é com água de poço perfurado, quase sempre, com recursos próprios. (G1.Bahia, colaboração: Franco William Novaes Dourado)


0 comentários:

Postar um comentário