02/05/2012

Micro e pequenas empresas geraram mais empregos com carteira assinada na Bahia


A avaliação é da coordenadora da unidade de gestão estratégica do Sebrae Bahia, Isabel Ribeiro

Nos últimos anos, a Bahia tem seguido a tendência do Brasil e do Nordeste: os empreendimentos de micro e pequeno portes são os que mais empregam, o que mostra que o povo baiano tem um perfil empreendedor. A avaliação é da coordenadora da unidade de gestão estratégica do Sebrae Bahia, Isabel Ribeiro. Segundo ela, 40% dos empregos com carteira assinada no país são gerados por empresas de micro e pequeno portes.

Na Bahia, enquanto as micro e pequenas empresas assinaram a carteira de 622.597 pessoas em 2010, as empresas de porte médio e grande empregaram 593.211. Os dados são de 2010, de um levantamento feito pelo Sebrae com dados oficiais.

“As micro e pequenas empresas e a figura do empreendedor individual têm crescido e ocupado um grande espaço na nossa sociedade. A Bahia é um estado que não tem muitas empresas de grande porte, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, detalha. “Como o baiano não encontra muitas oportunidades nas empresas maiores e as vagas do setor público também são limitadas, ele busca vagas em pequenos empreendimentos ou torna-se empreendedor individual”, completa.

A especialista do Sebrae-BA ainda aponta um crescimento da formalização desses pequenos empreendimentos, graças à ampliação do teto do Simples Nacional, programa do governo federal para incentivar o micro e pequeno empreendedor a se tornar uma empresa micro ou pequena. Informações do *Correio


0 comentários:

Postar um comentário