31/05/2012

Em Senhor do Bonfim homem comete suicídio por enforcamento utilizando faixas de Karatê


Funcionário de uma loja de material de construção localizado no Calçadão de Senhor do Bonfim foi surpreendido quando teria ido abrir o deposito da loja e se deparou com o corpo de RAIMUNDO NONATO SOARES DE LIMA, aparentando ter 40 anos de idade.
O corpo foi encontrado pendurado com duas faixas de Karaté uma de cor branca e outra vermelha, que chegou a romper, com o peso do corpo.
Aparentemente Raimundinho como era conhecido, teria utilizado uma escada pequena de madeira, encostado na parede, amarrado as faixas em um caibro no madeiramento do casa e se jogado, vindo a falecer no local.
Informações de pessoas próximas a Raimundinho, que pelo outras quatro vezes ele teria tentado cometer o suicídio, sendo elas:
• Certa feita, ele teria se jogado de um poste;
• Teria tentado com uma arma de fogo que veio a falhar (catolé);
• Teria quebrado um espelho e cravado contra o peito, não foi nem ao hospital;
• E que também ele já teria tentado outra vez com faixas de Karaté.
Raimundinho era casado e teria separado recentemente, deixa viúva e uma filha.

Local do suicídio, Calçadão da Antonio Guenna
(Maravilha Notícias)

30/05/2012

Deputado deixa cair calcinha guardada dentro do paletó

Há duas semanas, um deputado federal chegou às pressas para votar as 17h, no horário da Ordem do Dia. Na entrada principal do plenário da Câmara, próxima à Mesa, mexeu nos bolsos e sem ver, deixou cair uma calcinha azul e vermelha, com babados nas laterais. De acordo com reportagem do O Globo, sem saber que deixou para trás o utensílio, o parlamentar foi para o meio do plenário. Um dos seguranças, sem despertar a atenção dos políticos presentes, assessores e jornalistas que se amontoam na entrada, deu um chute discreto e empurrou a lingerie para o lado da lixeira. Avisado pelos seguranças, um assessor do presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), recolheu a calcinha e a escondeu no bolso. A partir daí, a peça íntima foi examinada por assessores, jornalistas e seguranças à exaustão. A única conclusão: a peça foi usada antes e não pertence a uma sílfide. Sem saber o que fazer com o achado, a peça feminina foi recolhida “aos achados e perdidos” da Segurança da Câmara. Até agora não foi reclamada por nenhum parlamentar. (Bahia Noticias)


Amigo da Criança: Prefeito de Irecê será homenageado pela Fundação Abrinq

A Prefeitura de Irecê divulgou nesta quarta-feira que o prefeito José das Virgens (PT), será homenageado pela Fundação Abrinq (Save the Children) por promover políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da criança e do adolescente. A homenagem será no dia 27 de junho, na Câmara dos deputados, em Brasília, durante a 4ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança. O chefe do executivo disse que o município desenvolveu diversas ações através do Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Projovem Adolescente, Cras - Centro de Referência de Assistência Social; Casa de Passagem, dentre outros programas sociais. (Irecê Repórter)

POLÍCIA APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE DINAMITE E DUAS MULHERES SÃO PRESAS EM EUCLIDES DA CUNHA


Policiais civis da 25ª Coorpin (Coordenadoria de Polícia do Interior) sediada em Euclides da Cunha, que tem como delegado regional o competente e destemido Dr. Miguel Vieira, sob o comando do delegado Dr. Paulo Jason, titular da DT (Delegacia Territorial de Polícia), apreenderam 45 bananas de dinamite em gel, 31 detonadores e um rolo de fita adesiva, que é utilizada na preparação de detonação do artefato.
Os explosivos, que segundo José Nilton Ribeiro dos Santos, pertence à Empresa Tecton Engenharia, que trabalha na construção de pontes na Rodovia BA 220, trecho que liga Euclides da Cunha a Monte Santo.
José Nilton trabalhava na empresa como armador, e se encontra preso na custódia da Delegacia de Polícia do Complexo Policial Civil de Euclides da Cunha, após ter sido preso em flagrante pela CIPE-Caatinga, – uma companhia de polícia militar especializada no combate ao tráfico de drogas, roubo de carga, assalto a banco, seqüestro, entre outros, quando trafegava pela rodovia BA 220, em ação ostensiva, e desconfiou de alguns homens que se encontravam reunidos em uma das pontes em construção na referida estrada, quando passava da meia-noite.
Ao perceberem a guarnição policial, os elementos empreenderam fuga e uma perseguição teve início, culminando com a prisão de cinco pessoas, inclusive José Nilton, o único que continuou preso, já que os demais acusados foram postos em liberdade, após terem sido ouvidos pelas autoridades policiais.
Durante a fuga, os acusados dispensaram algumas bananas de dinamite, que foram recuperadas pela própria Cipe-Caatinga, além de outras que foram localizadas no interior do veículo em fuga.
Parecia que o caso das dinamites que, na época, início de abril de 2012, fora noticiado por todos os veículos de comunicação da Bahia, como mais um caso de utilização dos explosivos em prováveis assaltos a caixas eletrônicos de bancos, cairia no esquecimento, já que as investigações, a princípio, não apontavam para essa finalidade e todos foram liberados, exceto, o montador, que estaria com a responsabilidade de guardar os explosivos.
Mas a equipe de investigadores do Dr. Paulo Jason e Dr. Miguel Vieira continuaram trabalhando no caso, até que uma ligação feita pelo Disc- Denúncia da DT, que não identifica o autor, chegou ao conhecimento da PC e o caso passou a ser investigado com mais profundidade.
A denúncia anônima dava conta da existência de dinamites em uma das residências de José Nilton, uma casa localizada à Av. Cel. Almerindo Rehem, 725 bairro do Pau Miúdo, onde também reside a genitora do acusado e Joelma dos Santos Santiago, maior de 18 anos, com quem José Nilton vive maritalmente e é pai de um bebê de apenas, quatro dias de nascido.
Nesta casa, e de posse de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, os agentes policiais civis encontraram em uma cômoda, juntamente com roupas de neném, 13 bananas de dinamite, além de os detonadores e a fita adesiva.
Em outro local, uma antiga sede de uma associação comunitária, onde morava Rosângela dos Santos Santiago, maior de 18 anos, que também vive maritalmente com José Nilton (as duas mulheres são irmãs), a polícia encontrou sob o fundo falso de uma mesa, mais 32 bananas de gel de dinamite.
“As esposas” foram presas e conduzidas para a DT, onde foram interrogas e autuadas em flagrante delito pelo delegado Dr. Paulo Jason, que as enquadrou no Artigo 16, parágrafo único, inciso III da Lei 10.826/2003 (Posse de Explosivo), além de determinar o recolhimento das acusadas ao xadrez da carceragem, onde se encontram à disposição da Justiça.
Outra situação que provoca intriga e desconfiança da polícia é o fato de José Nilton ter revelado que havia guardado os artefatos explosivos e os carregadores em sua casa, em atenção a um pedido feito pelo Sr. Nerivaldo, encarregado de carpintaria, que estaria se ausentando do trabalho, em gozo de férias, em Salvador.
Desde que foi preso, em abril, José Nilton nunca recebeu a visita de Nerivaldo, com o qual deixou guardadas 45 bananas de dinamite e 31 detonadores, altamente perigosos e de fácil explosão.
Jose Nilton revelou, também, que os artefatos explosivos antes de irem para as suas casas, ficavam guardados em uma caixa de ferramentas, em um pequeno barraco armado em uma das pontes em construção.
Os artefatos explosivos são controlados pelo Exército Brasileiro. Então, como explicar tamanho descaso, falta de controle na autorização e fiscalização do emprego e uso de dinamite por empresas ditas especializadas?
Joelma, que na fotografia aparece de vestido azul, mãe de um recém-nascido, chorou bastante e demonstrava arrependimento, enquanto Rosângela se recusou a responder perguntas feitas por este repórter, bem ao estilo daqueles elementos presos que aparecem nos programas policiais dizendo: “não tenho nada a declarar”, quando são solicitados a dar uma entrevista para falar sobre a acusação do possível crime praticado e que estão sendo acusados.
As investigações continuam.
(Portal Jaguarari)

Varzea da Roça: Policia Civil prende ladrão que diz ser parceiro do “diabo”

Após meses de investigação sob o comando do delegado de Polícia Civil de Várzea da Roça, Dr. Rogério Menezes, investigadores da 16ª Coorpin, desvendaram a autoria de diversos arrombamentos e furtos, em lojas e instituições públicas da cidade. Teonildo da Paz nascimento, vulgo “Teoni”, 41 anos, nascido em Várzea da Roça, foi preso em flagrante com vários objetos furtados em lojas comerciais, colégio, residências e até mesmo banheiros públicos da cidade. Segundo ele, o seu parceiro de furto era o “diabo”. Após subtrair os objetos ele os levava para sua residência, onde juntamente com sua esposa de nome Juanília Rios de Souza, 35 anos, natural de Mairi, os guardava. Em sua residência a policia encontrou diversos aparelhos celulares, televisores, equipamentos eletrônicos, cartões de memória, pendrives, furadeiras e telefones sem fio. Além de objetos, Teonildo furtou ainda R$2.700,00 de uma loja da cidade. Dizendo está acompanhado pelo “diabo” no momento dos crimes praticados, o acusado confessou ainda o furto de rolos de fio de eletricidade, computador completo e sensores de presença. (Opovoquersaber)

4º Torneio de Futsal agita Irecê nesta terça-feira

Os jogos começam a partir das 19 horas, na quadra do Bairro Asa Sul e na quadra da Praça Ayrton Senna. No Asa Sul se enfrentam Asa Sul e Roma de Central; Seleção Sub 17 e os Brincalhões; Churupita e Nei Sport’s. Já na Ayrton Senna, as disputas serão entre Palmeiras de Central e GDP; Bola de Ouro e Ret-Car; Novo Horizonte e Fluminense. Amanhã, 30, o Torneio encerra sua primeira fase com os seguintes jogos: Os Rejeitávies x Canarana; GDP x Real e Palmeiras de Central x Garotinhos. Promovido pela Prefeitura de Irecê através da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer, o Torneio segue até o dia 15 de junho. O evento envolve 272 atletas locais e regionais. (Fonte: Irecê Repórter)

Goleiro Bruno recebe liberdade condicional


A Justiça de Minas Gerais concedeu nesta terça-feira (29) a liberdade condicional ao ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, referente ao processo de cárcere privado e lesão corporal de Eliza Samúdio. No processo, o atleta foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a quatro anos e seis meses de prisão. No entanto, para deixar a prisão, o jogador ainda depende do julgamento de um pedido de habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal (STF) relacionado ao desaparecimento e morte da ex.  O pedido de liberdade condicional foi julgado pelo juiz Wagner Cavalieri, da Vara de Execuções Criminais de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, devido ao fato de o goleiro estar detido na Penitenciária Nelson Hungria, na mesma cidade. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na condenação do Rio de Janeiro, Bruno já tinha direito à liberdade condicional desde janeiro deste ano pelo tempo de pena cumprida, mas nenhum pedido havia sido feito anteriormente. As informações são do G1.

Goleiro Bruno recebe liberdade condicional
Foto: O Tempo



Chapada: Bombardeamento de nuvens gera as primeiras chuvas

A operação de indução de chuva na Bahia começou nesta terça-feira (29) pela empresa ModClima, especializada no serviço. Dois voos realizados na Chapada Diamantina provocaram a ocorrência de quatro chuvas na tarde desta terça. A empresa foi contratada pelo governo do Estado através da Seagri e da Superintendência de Irrigação e Secretaria do Meio Ambiente em parceria com o Inema. Com o apoio de observadores de nuvens da região e das informações geradas via satélite, o resultado da semeadura de água potável foi comemorado pelos trabalhadores rurais dos povoados de Guariba, Alagoas e Santa Quitéria. A área contemplada possui uma área superior a quatro mil hectares de cultura de abacaxi. “Em apenas dois voos realizados, vimos várias nuvens aparecerem como num efeito cascata e, logo em seguida começou a precipitação”, contou o vice-presidente da Cooperativa de Produtores de Abacaxi de Itaberaba, Railton Amorim. O procedimento de indução consiste na pulverização controlada de gotas através de aeronaves equipadas com tanques de 300 litros de água potável, que fazem as nuvens concentrar alto índice de umidade e gerar a chuva. Fonte: ( Bahia Noticias)

29/05/2012

Justiça manda governo baiano devolver salário dos professores em greve


ILEGAL, ILEGÍTIMO E INJUSTO! Segundo o parecer da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia Lícia de Castro Carvalho, o corte dos salários dos professores é “ilegal, ilegítimo e injusto”, pois o salário é de natureza familiar e a realização da greve não pode impedir o seu pagamento  

13
BAHIA - O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu liminar aos professores da Rede Estadual de Ensino e ordenou que o Governo do Estado devolva aos trabalhadores grevistas os salários que não foram pagos devido ao corte de ponto feito pela secretaria de Educação.
A ordem foi expedida pela desembargadora Lícia de Castro Carvalho nesta segunda, 28, e já foi publicada no Diário Oficial da Justiça.
A greve dos professores completa hoje, terça-feira, 49 dias e mais de 1 milhão de alunos estão sendo prejudicados pela falta de aulas.
Os professores querem 22,22% de aumento para todas as categorias do ensino estadual. O governo alega que não há verba para tal.
Na liminar, consta que o cortar dos salários é "ilegal, ilegítimo e injusto". O salário dos professores, de acordo com a magistrada, é de natureza familiar e a realização de uma greve não é motivo razoável para impedir seu pagamento.

Além de determinar a devolução dos salários cortados, a justiça também ordenou que os servidores da educação voltassem a ter acesso ao Planserv e também os créditos consignados aos quais têm direito devido à segurança financeira e de saúde.
O sindicato adicionou que não existe nenhuma lei de greve específica que regule a forma como deverão ser repostos os dias parados na paralisação e que greve e falta ao trabalho são dois conceitos diferentes, errando o governo em promover o corte de ponto por uma reivindicação que é um direito trabalhista.
Segundo a desembargadora, a ordem deve ser cumprida imediatamente e a liminar foi endereçada ao Estado em nome do procurador-geral do Estado, Rui Moraes Cruz, que deve informar o governo do desejo da Justiça. Não há, porém, nenhuma multa prevista em caso de descumprimento da medida. O governo ainda não divulgou posicionamento quanto à liminar.
O presidente do sindicato, Rui Oliveira, disse estar feliz com o posicionamento da Justiça, pelo qual se espera há muito tempo, desde que a advogada Rita de Cássia Souza entrou com o pedido de liminar após o anúncio do corte de ponto. "Justiça tarda, mas não falha", declarou. Milhares de professores tiveram o salário zerado e, com isto, não conseguem pagar contas ou mesmo fazer supermercado desde o início deste mês.
Oliveira diz que prefere não comentar sobre a possibilidade do governo contestar a ordem e não cumprir a medida. Segundo ele, não o cabe contestar uma ordem judicial e tampouco considerar sobre os futuros procederes por parte da administração pública. "Eu vou continuar a fazer a minha parte, que é lutar para que a justiça seja feita".
Os sindicalistas sustentam que há, sim, dinheiro para que o governo cumpra o acordo que teria assumido com a categoria no ano passado e aumente todos os salários em 22,22%. O argumento é de que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) teria 30% recursos exclusivos para pagamento com pessoal. A reivindicação é que o governo sente com a categoria e explique como a verba do Fundeb é usada e, assim, estabeleça o aumento em projeto de lei.

Justiça manda governo baiano devolver salário dos professores em greve

ILEGAL, ILEGÍTIMO E INJUSTO! Segundo o parecer da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia Lícia de Castro Carvalho, o corte dos salários dos professores é “ilegal, ilegítimo e injusto”, pois o salário é de natureza familiar e a realização da greve não pode impedir o seu pagamento 

BAHIA - O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu liminar aos professores da Rede Estadual de Ensino e ordenou que o Governo do Estado devolva aos trabalhadores grevistas os salários que não foram pagos devido ao corte de ponto feito pela secretaria de Educação.

A ordem foi expedida pela desembargadora Lícia de Castro Carvalho nesta segunda, 28, e já foi publicada no Diário Oficial da Justiça. fonte: Bahia Dia Dia.

A greve dos professores completa hoje, terça-feira, 49 dias e mais de 1 milhão de alunos estão sendo prejudicados pela falta de aulas.

Os professores querem 22,22% de aumento para todas as categorias do ensino estadual. O governo alega que não há verba para tal.

Na liminar, consta que o cortar dos salários é "ilegal, ilegítimo e injusto". O salário dos professores, de acordo com a magistrada, é de natureza familiar e a realização de uma greve não é motivo razoável para impedir seu pagamento.


Wagner é o governador brasileiro que mais viaja para o exterior


Ê VIDA BOA! Atualmente, o governador da Bahia está nos Estados Unidos (quando estourou a grave da PM, estava em Cuba) e, segundo o jornal O Globo, somente este ano o petista já viajou 14 para fora do país em “viagens oficiais”. Duas vezes para a França, que ninguém é de ferro


MUNDO - O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), é o que mais viaja entre os governadores brasileiros, segundo levantamento do O Globo.
Desde janeiro de 2011, quando começou seu segundo mandato, Wagner passou 78 dias no exterior, em 14 missões oficiais. Isso dá quase uma viagem por mês, em média. As viagens internacionais do petista custaram aos cofres públicos R$ 285 mil.
O governador baiano tem mais do que o dobro de dias fora do país do que os segundos colocados na pesquisa, os governadores de Minas Gerais, Antonio Anastasia (Minas), e Tarso Genro (Rio Grande do Sul), que têm 35 dias de viagem para fora do país cada.
O levantamento d’O Globo não inclui a viagem do petista à Argentina, logo após a segunda posse, supostamente feita no jatinho particular do minerador João Calvacanti.
Wagner__o_governador_brasileiro_que_mais_viaja_para_o_exterior1

28/05/2012

Reportagem da Veja é inverídica, diz Lula


A versão apresentada pela revista Veja sobre a conversa que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva teve com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, no dia 26 de abril é inverídica, de acordo com nota emitida pelo Instituto Lula nesta segunda-feira (28). A reportagem da revista semanal apontou que o petista pediu a Gilmar para ajudar a adiar o julgamento dos acusados no esquema do Mensalão. “Meu sentimento é de indignação”, disse Lula. O ex-presidente confirmou, no entanto, que se encontrou com Mendes no escritório do ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim. No comunicado divulgado, Lula afirma ainda que “a autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público sempre foram rigorosamente respeitadas nos seus dois mandatos. O comportamento do ex-presidente é o mesmo, agora que não ocupa nenhum cargo público”. Fonte: Bahia Noticias

Adolescentes são baleados no Bairro Paulo Freire

Dois adolescentes foram baleados neste domingo (27), nas proximidades da Avenida Raimundo Bonfim, no Bairro Paulo Freire, em Irecê. Segundo a polícia, Lucas Pereira Silva e Lindomário de Jesus andavam a cavalo quando foram atingidos por tiros deflagrados por dois homens que trafegavam em uma moto. As vítimas foram atendidas no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho e não correm risco de morte. Os dois homens ainda não foram capturados pela polícia. (Irecê Repórter)

Viatura da PM capota após colisão com caminhonete na Bahia


Uma viatura da Polícia Militar de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, capotou após colidir com uma caminhonete na noite de domingo (27). Segundo as informações da polícia, a viatura da PM era usada na perseguição de dois suspeitos de assalto, que estavam a bordo de uma motocicleta, quando o policial perdeu o controle do carro, bateu em outra caminhonete e capotou.
O acidente deixou quatro feridos, todos policiais que estavam na viatura. Desses, um teve um corte na cabeça e chegou a ficar em observação no hospital, mas já foi liberado, juntamente com os outros colegas, segundo as informações da Comando Independente de Policiamento Especializado (Cipe – Sudoeste). Na outra caminhonete estava um condutor e uma carona, que não sofreram ferimentos, também segundo a polícia.

Condutor e carona da cmainhonete não sofreram ferimentos, segvundo a polícia. (Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson)

Condutor e carona da cainhonete não sofreram ferimentos, segundo a polícia.
(G1)

Diretor Do Sindicato Dos Rodoviários Morre Em Acidente De Carro


O diretor de base do Sindicato dos Rodoviários do Estado da Bahia, Edson Damasceno dos Santos, de 43 anos, morreu na madrugada deste domingo (27) em um acidente na BR-324, próximo a Salvador. O veículo que era dirigido por ele capotou na altura do Supermercado Makro, em Pirajá, por volta de 0h30. De acordo com o diretor de imprensa da entidade, Damasceno havia participado da assembleia que definiu o fim da greve da categoria e retornava para casa quando ocorreu o acidente. O corpo de Edson foi sepultado na tarde deste domingo (27), no Cemitério Bosque da Paz, na capital baiana.

Fonte: Bahia Notícias

27/05/2012

Globo transmite VT da luta de Cigano como ao vivo e revolta telespectadores

O card principal do UFC 146 foi mais rápido que a Rede Globo esperava. A emissora, que havia prometido exibir a defesa de cinturão do brasileiro Júnior Cigano contra Frank Mir, foi traída por quatro lutas encerradas ainda no primeiro round e o telespectador que esperava ver a disputa dos pesos pesados acabou obrigado a assistir o filme “A Casa das Coelhinhas”. No intervalo do filme, a emissora ainda apresentou a chamada do UFC Combate para a luta depois que Cigano já havia vencido o adversário por nocaute. A atitude de prometer o desafio ao vivo e exibir a reprise não agradou aos telespectadores. Quem não havia comprado o pacote no pay per view usou as redes sociais para reclamar da atitude da emissora. Por volta de 1h30, a Globo começou a transmissão do evento, e o narrador Sérgio Maurício anunciou a luta como “ao vivo”, 35 minutos após Cigano vencer o combate. Por causa disso, os internautas bombardearam o Twitter com a hashtag #globofail. Fonte: Bahia Noticias

Globo transmite VT da luta de Cigano como ao vivo e revolta telespectadores
Emissora foi bombardeada no Twitter durante a madrugada

26/05/2012

Coelhinha deixa seio e calçinha à mostra em lançamento de revista masculina

As revistas masculinas “Playboy” e “Sexy” terão uma nova concorrente nos próximos dias. Trata-se da “Lovers”, que teve seu lançamento na sexta-feira (25), no Rio de Janeiro. Se depender da coelhinha Ana Lucia Fernandes, capa da primeira edição, a revista vai ser quente, já que a coelhinha Ana Lucia Fernandes, capa da primeira edição, chegou com uma roupa arrebatadora e chamou toda a atenção no lançamento, com seio e calçinha bege à mostra. As informações são do Ego.

Irecê Poderá Ter Um Terceiro Candidato A Prefeito


Em Irecê, há 476km da capital baiana, muitas articulações andam acontecendo para as eleições de 2012. Além das pré-candidaturas já anunciadas do atual Prefeito Zé das Virgens (PT) e do deputado estadual Luizinho Sobral (PTN), informações de um terceiro candidato estariam sendo comentadas nos bastidores.
Em contato com nossa equipe, o internauta, João da Hora, afirmou que estariam ocorrendo encontros entre os partidos PCdoB e PV em Irecê para lançar uma terceira pré-candidatura nas disputas municipais, o que poderia atrapalhar os planos do atual gestor que até então, conta com o apoio do partido para tentar a reeleição.

Enquanto uns afirmam que os encontros e conversas entre os partidos tratam apenas de encontros de acordos para eleição proporcional para vereador, outros conspiram, afirmando que o partido estaria querendo lançar um terceiro pré-candidato. O Partido Verde (PV) tem uma resolução de lançar candidato em municípios com mais de 50 mil habitantes, o que poderia ser o caso de Irecê, que tem aproximadamente 70mil.


Segundo o coordenador territorial do partido, João Gonçalves o interesse do PV é manter apoio ao projeto liderado pelo prefeito Zé das Virgens. “O PV de Irecê ajudou a construir o projeto em curso e não tem interesse em romper este alinhamento, a não ser que ocorram fatos que inviabilizem, como investidas do PT em bases viáveis do PV, como em Bom Jesus da Lapa, por exemplo.”, afirma.

João Gonçalves, no entanto, não descarta a possibilidade, mas confirma que isso vai depender dos rumos tomados pela legenda. “O PV de Irecê, neste momento, não dispõe de musculatura política para disputar as eleições majoritárias, mas, a depender do curso do processo, esta musculatura poderá surgir, basta que o atual projeto liderado por Zé seja ameaçado por forças internas”, diz.

Em nota pública dirigida aos munícipes de Irecê, o PV comunicou que em reunião com a Presidência Estadual, só tem dois caminhos a seguir: manutenção do alinhamento político com o prefeito Zé das Virgens ou candidatura própria, se esta for à melhor alternativa para o município, na concepção do Projeto do Partido Verde no processo de promover os avanços rumo ao desenvolvimento sustentável. Para isso, os partidários verdes de Irecê terão que desenvolver estudos de consulta popular, visando dispor de ferramentas técnicas para contribuir nas análises para a tomada da decisão: seguir alinhado ao atual governo municipal ou prospectar candidatura própria. Ficou descartada intervenção do PV em Irecê, considerando acordo de que toda e qualquer decisão será tomada em consenso entre a base e a Comissão estadual.

Questionado sobre reuniões que estariam ocorrendo para articular a saída do PV com candidatura própria, João Gonçalves afirmou desconhecimento. “O nosso presidente aqui em Irecê, Neno Preto, não nos informou de nenhuma reunião neste sentido, de modo que não acredito que isso esteja ocorrendo”, afirma.

Outras informações dão conta que os dois partidos PV e PCdoB não teriam afinidades com o ex-prefeito e ex-deputado Joacy Dourado, um dos nomes prováveis para compor a chapa de Zé das Virgens como vice-prefeito. O dirigente do PV, João Gonçalves, desmente essa afirmação e diz que a relação do partido com Joacy Dourado é uma relação respeitosa.

O PV tem se mostrado um partido bastante integro e participativo, não somente na gestão municipal, mas a nível Estadual também, buscando políticas de desenvolvimento sustentável e preocupado com as questões ambientais. Irecê, no entanto, está longe de ser uma cidade dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Estatuto da Cidade em que o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município deve visar à sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.


De acordo com João Gonçalves, o atual prefeito concedeu a autonomia política para iniciarem a construção de políticas que visassem o desenvolvimento sustentável do município. No governo de Zé das Virgens foi implantada a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que segundo o ex-secretário da pasta, João Gonçalves, tinham desenvolvidos projetos neste segmento. “Criamos o SIMMA, promovemos diversos programas e ações, reunimos diagnósticos socioambientais, socioculturais, socioeconômicos e estamos agora iniciando a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável e com isso, minimizando o passivo de 78 anos sem debater e construir políticas neste sentido, envolvendo marcos legal em todos os sentidos que dizem respeito a uma cidade sustentável”, afirma.

Questionado a respeito da sua avaliação à atual gestão municipal, João Gonçalves, mostrou-se não muito satisfeito. “Minha avaliação quanto aos resultados do atual governo é a de que não ocorreu ainda nenhuma gestão tão operosa, honesta, democrática e participativa com a que foi liderada por Zé das Virgens, mas ele é mal avaliado pela comunidade em razão da comunicação insuficiente e questões políticas internas”, avalia

Informações dão conta que outros partidos também estariam se articulando, a exemplo das legendas do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) e Partido da Mobilização Nacional (PMN). O PMN ainda não pronunciou a respeito de apoio, embora o presidente da legenda Edgar Alecrim tiver sido citado como um dos nomes prováveis para compor a chapa com Zé das Virgens. Apesar de Edgarzinho ter sido candidato a vice-prefeito nas ultimas eleições na chapa de Luiz Sobral (pai do pré-candidato Luizinho), comentários políticos na cidade relatam que o mesmo ainda não manifestou apoio a candidatura de Luizinho Sobral e nem a de Zé, ficando então, em cima do muro.

Pelo visto, o assunto política pode ainda surpreender muito os ireceenses e se essa conjuntura acontecer, quem vai perder mais politicamente é o atual prefeito e pré-candidato Zé das Virgens, já que o PCdoB e PV foram alianças políticas durante o mandato. fonte: www.lidernoticias.com

Itaberaba: Audiência discutiu possibilidade de criação de Superintendência da Codevasf na região

Uma audiência pública em Itaberaba, na Chapada Diamantina, discutiu a criação de uma Superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) para cuidar do Rio Paraguaçu. O evento aconteceu nesta sexta-feira (25), no auditório da Câmara de Vereadores do município. Participaram da discussão o autor do projeto de lei que pede a criação da superintendência na região, o deputado federal Afonso Florence (PT), o superintendente da Codevasf de Bom Jesus da Lapa, Lourival Soares Gusmão, a coordenadora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Matos Lima, e o vereador local Frei Dito (PT). Segundo Florence, por meio da superintendência, se poderá “avançar na busca de investimentos e políticas públicas que visam recuperar do assoreamento, recuperar os quilômetros de matas ciliares e coibir o despejo de esgotos e dejetos” na Bacia do Paraguaçu. Fonte: Bahia Noticias

Câmara de Jacobina rejeita requerimento para abrigar evento do PT

A Câmara Municipal de Jacobina rejeitou, por cinco votos a quatro, um requerimento de autoria do vereador petista Carlos Mota para a realização de um encontro do partido no plenário da Casa. Programado para este domingo (27), o evento deve homologar o nome do deputado federal Amauri Teixeira (PT) como pré-candidato à prefeitura da cidade. O fato gerou revolta no comando municipal da legenda. “Apresentamos o requerimento em tempo hábil e o regimento diz que o plenário é soberano para decidir. Agora, teremos que fazer o evento na Acija [Associação Comercial e Industrial de Jacobina]”, reclamou o autor do pedido negado. Segundo a cúpula do PT local, a maioria governista na Câmara teria agido sob o comando da prefeita Valdice Castro (PP) – e de seu marido Leopoldo Passos – e se negado a aprovar o requerimento por ser ano eleitoral. Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente do Legislativo em Jacobina assegurou que não houve nenhuma interferência da gestora e que a decisão foi do plenário. “É o plenário que define. O vereador Carlos Mota colocou um requerimento para o dia 13 de maio, que foi aprovado, mas ele não utilizou o espaço. Depois, ele pediu para o dia 20. Na última vez, colocou para o dia 27. Ele falou que queria reservar o local, mas provavelmente não utilizaria o espaço, e sim o da Acija, Eu coloquei em votação”, relatou o vereador Cleriston da Silva (DEM). Em entrevista ao Bahia Notícias, Mota reconheceu que adiou o encontro – cujo espaço foi realmente reservado em duas oportunidades anteriores – mas não aceitou a justificativa do colega de Câmara. “Não tinha porque o requerimento ser negado agora. Foi ele que iniciou essa discussão dessa vez e disse que, se fosse votar, votaria contrário”, protestou o petista. De acordo com o vereador do PT, devem comparecer ao evento os deputados Marcelo Nilo, Marcelino Galo, Bira Corôa e Neusa Cadore, além do presidente estadual do PT Jonas Paulo, do senador Walter Pinheiro e do secretário da Casa Civil Rui Costa. Fonte: Bahia Noticias

Aniversário de Irecê terá Babado Novo como atração principal


As atividades comemorativas terão início no dia 29, com uma sessão solene na Câmara de Vereadores.
O grupo de axé Babado Novo é uma das atrações da festa em comemoração aos 79 anos de restauração política e administrativa do município de Irecê, no próximo dia 31 de maio, na Praça Clériston Andrade. Além do grupo, a programação também inclui uma banda gospel e o grupo D’gandaya. As atrações foram divulgadas nesta quinta-feira (24), pela secretária de gabinete, Ana Carolina.

As atividades comemorativas terão início no dia 29, com uma sessão solene na Câmara de Vereadores. Na ocasião, haverá o lançamento do Brasão oficial de Irecê. A partir das 8h de quinta-feira, a população prestigiará o Encontro de Motociclistas, que partirá do Projeto Quixabeira, na Avenida Tertuliano Cambuí, em direção à Praça Clériston Andrade, onde acontecerá uma série de atividades socioeducativas e apresentação musical.

Ainda na Praça, serão oferecidos aos visitantes aferição da pressão arterial e testes de glicemia, e orientações sobre diversos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família. A Secretaria de Educação estará presente com o Tabuleiro Digital disponibilizando acesso a internet e destacando outras ações como o Prouca - Programa Um Aluno por Computador.

Missa
Na quinta-feira, ao meio-dia, será celebrada uma missa em ação de graça na Catedral Bom Pastor. A programação continuará na praça com show gospel, pronunciamento do prefeito Zé das Virgens e apresentação da Filarmônica de Irecê. Depois, agitam o público D’gandaya e Babado Novo. A movimentação na praça segue até o dia 2 de junho, com diversas atividades do Encontro de Motociclistas. (Fonte: Irecê Repórter)

24/05/2012

Coautora do “Ai Se Eu Te Pego” vai parar na CPI do Cachoeira

Presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital Rêgo, é denunciado por contratar universitária, que se diz coautora do hit “Ai Se Eu Te Pego”, como funcionária fantasma BRASIL – O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da CPI do Cachoeira, está sendo acusado de empregar como funcionária fantasma no seu gabinete a estudante Maria Eduarda Lucena, que reivindica na justiça a coautoria da música “Ai Se Eu Te Pego”, fenômeno mundial na voz de Michel Teló. A estudante, que foi contratada em fevereiro de 2011, como assistente parlamentar, com salário de R$ 3.450, já havia conseguido na justiça o bloqueio dos recursos arrecadados com a música, conhecida no mundo inteiro a partir da versão composta por Sharon Acioly e Antonio Diggs. Após a denúncia, o senador pediu uma investigação sobre a atuação da universitária e dublê de compositora.

Ibirapuã: Vereador que estuprou e torturou mulher ainda faz ameaças por telefone

A mulher do vereador de Ibirapuã, Anderson Amaral Moreira (PSB), continua a ser ameaçada pelo edil, informou o promotor de Justiça do município, George Elias Gonçalves Pereira. Jamile Alves Lima, de 22 anos, foi estuprada e torturada pelo companheiro. O político, que também é narrador de rodeios, raspou os cabelos e as sobrancelhas da comerciária e exigiu que ela escrevesse uma carta em que confessava uma suposta traição e que afirmasse ser uma “ordinária”, que foi distribuída pelo vereador. Ele ainda ameaçou mutilar os órgãos genitais da vítima. O juiz da comarca de Medeiros Neto pediu a prisão preventiva de Moreira no último sábado (19), que já é considerado foragido da Justiça. O promotor disse no pedido de preventiva que a prisão seria o único meio de manter a integridade física da jovem.  (Bahia Noticias)

Mulher esfaqueia e joga água fervendo nas partes íntimas do marido


A dona de casa Amélia Julião dos Santos, de 39 anos, foi presa após torturar e matar o marido, Albenito Rodrigues da Costa, de 54, em Feira de Santana, na Bahia. Entre as violências que a vítima sofreu, uma chocou a região: Amélia jogou água fervendo nas partes íntimas de Albenito.
O crime ocorreu na casa do casal. “Amélia pegou um pedaço de madeira e aplicou várias cacetadas. Depois, pegou a faca e golpeou Albenito em várias partes do corpo, principalmente em um dos braços. Quando a vítima estava desmaiada, ela esquentou água e jogou no órgão genital de Albenito”, contou a delegada Klaudine Passos, do Núcleo de Homicídios de Feira de Santana.
Segundo a delegada, após o crime, a acusada limpou a casa e trocou as roupas do marido. “Ela lavou a casa e as roupas da vítima e negava a todo instante que teria matado o companheiro. Vizinhos contaram que, quando o marido pedia socorro, o filho dele pedia para Amélia abrir a porta, mas ela contava que só abriria com a presença da polícia”, relatou a policial.
Na delegacia, a acusada confessou o crime e alegou que matou o marido porque era constantemente espancada por ele, quando estava alcoolizado. De acordo com a delegada, a versão, no entanto, é desmentida pelos vizinhos, que acusam Amélia de maltratar o companheiro. Segundo vizinhos, o casal vivia junto há cerca de cinco anos, mas brigava constantemente. Amélia foi autuada por homicídio qualificado, cuja pena varia de 12 a 30 anos de reclusão.

(Meia Hora)

Onda de greve pode arrastar mais uma categoria: professores das escolas particulares

A onda de greves iniciada este ano na Bahia pela Polícia Militar – que ficou parada por 12 dias em fevereiro –, e sequenciada pelos professores estaduais (mobilizados há 44 dias) e rodoviários (24h) poderá arrastar mais uma categoria na próxima sexta-feira (25). Os docentes das escolas particulares farão uma assembleia no auditório do Colégio 2 de Julho, no bairro do Garcia, no centro de Salvador, em que poderão deflagrar mais um movimento grevista. Antes mesmo da votação do indicativo de greve, no mesmo dia, a categoria já anuncia paralisação.  Este ano, de forma quase imperceptível, os educadores da rede privada de ensino já tinham cruzado os braços em duas tímidas oportunidades: uma de 15 minutos e outra de 50 minutos.


Onda de greve pode arrastar mais uma categoria: professores das escolas particulares
fonte: Bahia Noticias
por Evilásio Júnior

Dieta com óleo de coco


Café da manhã*

Opção 1 • Suco de mamão com óleo de coco: 1/4 de papaia batida com 1 ameixa pequena, 1 col. (sopa) de óleo de coco e 1 copo (200 ml) de água (ou água de coco) • 1 fatia de pão integral com 2 fatias finas de peito de peru light

Opção 2 • Vitamina com óleo de coco: 1 copo (200 ml) de leite de soja batido com 1/2 xíc. (chá) de morango (ou 1 polpa de morango congelado), 1 col. (sopa) de óleo de coco e gelo • 2 biscoitos salgados integrais com 1 col. (sobremesa) de homus (pasta de grão-de-bico) ou creme de ricota light

Opção 3 • 1 taça média de salada de frutas com 2 col. (sopa) de iogurte desnatado, 1 col. (sopa) de granola light e 1 col. (sopa) de óleo de coco

Opção 4 • Suco com gengibre e óleo de coco: 1 xíc. (chá) de morango fresco ou congelado batido com 2 fatias finas de melão, 1 col. (chá) de gengibre ralado e 1 col. (sopa) de óleo de coco e gelo • 1 fatia de pão integral na chapa com 1 fatia de queijo branco e orégano

Opção 5 • Suco verde com óleo de coco: 2 rodelas finas de abacaxi batidas com 1/2 maçã com casca, 2 folhas de couve, 1/2 copo (100 ml) de água de coco e 1 col. (sopa) de óleo de coco • 2 torradas integrais com 1 col. (sobremesa) de creme de ricota * Café ou chá sem açúcar à vontade (se quiser, use adoçante)

Lanche da manhã

Opção 1 • 1 porção de fruta (1 pera ou 1 goiaba ou 1 maçã ou 10 uvas)

Opção 2 • 1 barrinha de semente de gergelim ou de linhaça • 1 copo (200 ml) de água de coco

Opção 3 • 1 barrinha de cereais integrais light • 1 xíc. (chá) de ervas (hortelã, cidreira, hibisco) quente ou gelado

Opção 4 • 2 cookies integrais diet pequenos • 1 copo (200 ml) de água de coco

Opção 5 • 1 caixinha (200 ml) de suco à base de soja light

Almoço

Opção 1 • Salada de folhas verdes (alface, agrião, rúcula, mostarda), 1 col. (sopa) de rabanete ralado e 3 rodelas de tomate** • 2 col. (sopa) de arroz integral • 2 col. (sopa) de feijão • 1 filé (120 g) de frango grelhado ou assado

Opção 2 • Salada de folhas, 2 col. (sopa) de cenoura ralada, 2 buquês de brócolis no vapor e 1 ovo cozido • 2 col. (sopa) de purê de mandioquinha (ou de mandioquinha cozida) • 1 col. (sopa) de lentilha (ou grão-de-bico) • 1 filé (120 g) de peixe assado

Opção 3

• Salada de folhas verdes, 1 col. (sopa) de legumes variados cozidos, 1 col. (sopa) de grão-de-bico e 3 rodelas de tomate • 1 col. (sopa) de couve refogada • 1 batata média cozida • 1 filé (100 g) de carne magra (patinho, alcatra) grelhada ou assada

Opção 4

• Salada de folhas e 1 col. (sopa) de beterraba ralada (ou rabanete) e 1 col. (sopa) de cenoura ralada • 2 col. (sopa) de arroz integral • 2 col. (sopa) de lentilha (ou feijão) • 1 hambúrguer (100 g) de soja ou carne magra grelhado

Opção 5

• Salada de folhas, 5 buquês de brócolis no vapor, 1/2 tomate picado e 1 ovo cozido em rodelas • 1 pegador de macarrão integral com 2 col. (sopa) de molho de tomate (ou 1 col./sopa de molho à bolonhesa)

Lanche da tarde

Opção 1

• Suco de melancia com óleo de coco: 1 fatia grande de melancia batida com hortelã e 1 col. (sopa) de óleo de coco • 1 col. (sopa) de semente de girassol (ou 4 amêndoas) Opção 2

• 1 pote de iogurte desnatado com 1 col. (sopa) de óleo de coco e 1 pitada de canela em pó

Opção 3

• 1 fatia de pão integral light com 1 col. (sopa) de óleo de coco em pasta (espalhe o óleo no pão como se fosse manteiga)

Opção 4

• 1 pedaço de bolo de chocolate com óleo de coco (veja receita)

Opção 5

• 1 pera (ou 1 maçã) cozida ou aquecida no micro-ondas com 1 col. (sopa) de óleo de coco e polvilhada com canela em pó

Jantar

Opção 1

• Salada de folhas verdes, 4 col. (sopa) de legumes (abóbora, chuchu, cenoura, vagem) cozidos, 4 col. (sopa) de atum light e 1 col. (sopa) de molho de óleo de coco para salada (veja receita)

Opção 2

• Salada de folhas verdes polvilhada com 1 col. (sopa) de farofa de coco (veja receita) • 2 ovos mexidos com espinafre e cebola preparado com 1 col. (sopa) de óleo de coco

Opção 3

• Salada de folhas verdes com 1/2 pepino em rodelas e 1/2 tomate picado • 1/2 batata-doce média assada com alecrim, sal e 1 fio de azeite extravirgem • 1 filé (100 g) de frango cozido com pimentão, cebola, cenoura, vagem e 1 col. (sopa) de shoyu (molho de soja) e 1 col. (sopa) do óleo de coco

Opção 4

• Salada de folhas verdes, 1 col. (sopa) de ervilha fresca cozida, 1 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sopa) de molho de óleo de coco para salada (veja receita) • 1 filé (100 g) de peixe assado com brócolis, cebola, tomate picado e suco de 1/2 limão

Opção 5

• 1 prato (sobremesa) de escarola crua picada com 3 tomates-cereja, 2 buquês de couve-flor no vapor e 1 col. (sobremesa) de molho de óleo de coco para salada (veja receita) • 2 col. (sopa) de berinjela refogada com alho, cebola e tomate • 1 hambúrguer (80 g) de frango (ou de peru) grelhado e coberto com molho de tomate e 1 fatia fina de mussarela light (ou queijo branco)

Ceia

• 1 xíc. de chá de ervas (melissa, camomila, erva-doce, erva-cidreira ou passiflora) quente ou gelado **Tempere a salada com 1 col. (sopa) de azeite extravirgem, limão e sal a gosto.

Molho para salada

• 1/4 de xíc. (chá) de óleo de coco extravirgem • 1/4 de xíc. (chá) de azeite extravirgem • 1/4 de xíc. (chá) de vinagre de maçã (ou suco de limão) • 1 col. (sopa) de água • 1/2 col. (sopa) de sal • 1 col. (café) de cúrcuma (opcional) • 1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de fazer

Junte todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Deixe descansar em temperatura ambiente por uma hora e, depois, guarde na geladeira. O molho pode ficar consistente sob refrigeração, por isso, retire da geladeira uma hora antes de servir ou aqueça no micro-ondas.

Rende: 20 colheres de sopa Calorias por colher: 43

Farofa de coco

• 1 col. (sopa) de farinha de coco • 1 col. (sopa) de gersal (gergelim tostado com sal e triturado) • 1 col. (chá) de salsa picada • 1 col. (café) de cúrcuma (opcional) • 1 col. (chá) de orégano • 1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes. Use para polvilhar a salada. Rende: 3 colheres de sopa Calorias por colher: 36

Bolo de chocolate com óleo de coco

• 2 col. (sopa) de cacau em pó (ou um pouco mais, se você gostar do sabor mais forte) • 1/2 xíc. (chá) de óleo de coco extravirgem • 1/2 xíc. (chá) de xarope de agave (à venda em lojas de produtos naturais) ou mel • 1/4 de xíc. (chá) de coco ralado sem açúcar • 1 col. (chá) de essência de baunilha

Modo de fazer

Coloque os ingredientes em uma tigela média e misture bem até ficar uma massa homogênea. Pressione em uma tigela rasa de vidro e leve à geladeira por duas horas. Outra opção é colocar a massa em copinhos e comer a temperatura ambiente, como se fosse um mousse.

Rende: 8 porções Calorias por porção: 162


Fonte : http://boaforma.abril.com.br

“Eu me senti humilhado, porque ela ficou rindo de mim o tempo todo", diz acusado de estupro entrevistado por repórter

A subcoordenadora de Proteção aos Direitos Humanos da Defensoria Pública da Bahia, Fabiana Miranda, acompanhado do defensor público, Rodrigo Assis, visitaram na tarde desta quarta-feira (23) Paulo Sérgio Silva Sousa, de 18 anos. Sousa está preso desde o último dia 21 de maio na 12ª Delegacia Circunscricional de Polícia de Itapuã, em Salvador, acusado de assalto e estupro. O detido participou de uma entrevista feita dois dias após a sua prisão pela repórter Mirella Cunha, do programa Brasil Urgente Bahia, da TV Band. A reportagem ganhou repercussão nacional nesta terça (23). Em conversa com a defensora pública, o acusado relatou como se sentiu durante a entrevista: “Eu me senti humilhado, porque ela ficou rindo de mim o tempo todo. Eu chorei porque sabia que ali, eu iria pagar por algo que não fiz, e que minha mãe, meus parentes e amigos iriam me ver na TV como estuprador, e eu sou inocente”. Segundo Fabiana, Sousa é réu primário, vive nas ruas desde criança, apesar de ter residência em Cajazeiras 11, periferia da capital baiana. Ele tem seis irmãos, é analfabeto e já vendeu doces e balas dentro de ônibus. Para a defensora, a profissional de imprensa não se limitou ao dever de informar e teria atingido a honra, a dignidade e a imagem do detido. "A reportagem utilizou a imagem do acusado para humilhá-lo, achincalhá-lo, expô-lo ao ridículo, apenas com o intuito de utilizá-lo em uma tentativa de angariar audiência, de forma sensacionalista, às custas da violação da sua dignidade", afirmou. Ainda segundo Fabiana, Sousa já conta com assistência jurídica, o que deslegitima o órgão a adotar qualquer medida. Fonte:www.bahianoticias.com.br

23/05/2012

Greve de professores da UnB é mantida


Em assembleia realizada no fim da tarde desta terça-feira (22/5), os professores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram manter a paralisação, que teve início ontem (21). Segundo a Associação dos Docentes da UnB (Adunb), mais de 400 professores estavam presentes e a maioria aprovou a continuidade do movimento, além da suspensão do calendário de atividades. “Mesmo que ele [o professor] continue dando aula, terá de voltar para repor. É algo que vai proteger o próprio aluno”, disse o presidente da Adunb, Ebnezer Nogueira.

A possibilidade de cancelar o movimento foi levantada também nesta terça-feira e a Adunb resolveu organizar assembleia para colocar a proposta em votação. O professor do Departamento de Biologia Celular Marcelo Hermes Lima foi um dos que mais incentivou a realização de assembleia para discutir o fim da greve. “Pedir 100% de aumento é uma insanidade que pesa para o contribuinte. Essa greve é insana”, defende.

Paralisação nacional
O Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes-SN) atualizou a lista de instituições federais que aderiram à greve dos professores. Até as 18h desta terça-feira (22/5) docentes de 43 universidades haviam paralisado as atividades. A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), decidiram aderir ao movimento na semana passada, mas só pararam hoje. As federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de São Paulo (Unifesp) realizaram assembleias e votaram pelo início da greve.
(www.correioweb.com.br)

CPI sobre exploração sexual quer ouvir Xuxa

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes vai votar nesta terça-feira (22) requerimento para ouvir Xuxa Meneghel. No quadro “O Que Vi da Vida”, do Fantástico, a apresentadora revelou ter sofrido abuso sexual “várias vezes” durante a infância e a adolescência. Ela apontou o "melhor amigo" do pai, o namorado da avó e um professor como responsáveis pelo abuso. O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor do pedido, argumentou que a apresentadora prestou um testemunho impactante e que a presença dela na CPI será uma contribuição importante para a comissão. fonte:www.bahianoticias.com.br

'O que vi da Vida': Xuxa diz que foi abusada sexualmente

A rainha dos baixinhos surpreendeu a todos na noite deste domingo (20), durante o quadro "O que vi da vida", do Fantástico. Xuxa Meneghel deu um depoimento corajoso e comovente. Além de falar sobre sua infância, onde contou que era rejeitada por alguns irmãos e não teve a presença de seu pai, a loira disse que sempre se achou feia. Ela também falou sobre como começou sua carreira de modelo e sobre seus relacionamentos amorosos, que inclui o amor com Pelé e o piloto Ayrton Sena, a quem ela ainda nutre um sentimento muito forte. "Eu tenho certeza que a gente ainda vai se encontrar", revelou.

Mas, o momento mais forte do longo depoimento foi quando Xuxa falou sobre algo muito particular. A rainha dos baixinhos contou que até os 13 anos sofreu abusos sexuais de pessoas próximas à sua família, entre elas o melhor amigo de seu pai e um homem que iria casar com sua avó.

"Quando me chamaram pra fazer a campanha do ‘Não bata, eduque”, que seria tentar mudar a cabeça das pessoas. E descobri que as crianças que estão na rua, 80% das pessoas que estão nas ruas se prostituindo - a palavra nem seria essa, porque elas não sabem o que estão fazendo-, roubando, se drogando, sofreram algum tipo de abuso dentro de casa. Algum tipo de violência dentro de casa que fez com que ela saísse”, disse Xuxa, ao explicar os motivos que a levaram a lutar tanto em defesa das crianças.


A apresentadora deu muitos detalhes sobre seu drama na infância: “E quando as pessoas começam a me falar sobre as histórias dessas crianças, que muitas vezes isso acontece dentro de casa, ou com o pai, ou com a mãe, ou com o tio ou com o melhor amigo do pai, ou padrasto. Ou  seja: alguém muito conhecido dentro de casa que acabou abusando sexualmente dessa criança e ela resolve sair de casa. Isso me dá um embrulho no estômago porque eu consigo não só me colocar no lugar delas, como eu abracei essas causas todas porque eu vivi isso. Na minha infância até a minha adolescência, até os meus 13 anos de idade foi a última vez", disse com voz embargada.


Sem conseguir controlar mais a emoção, entre lágrimas, Xuxa deu detalhes do que viveu nesse período. "Pelo fato de eu ser muito grande, chamar a atenção, eu fui abusada, então eu sei o que é. Eu sei o que uma criança sente. A gente sente vergonha, a gente não quer falar sobre isso. A gente acha que a gente é culpada. Eu sempre achei que eu estava fazendo alguma coisa: ou era minha roupa ou era o que eu fazia que chamava a atenção, porque não foi uma pessoa, foram algumas pessoas que fizeram isso. E em situações diferentes, em momentos diferentes da minha vida. Então ao invés de eu falar para as pessoas, eu tinha vergonha, me calava, me sentia mal, me sentia suja, me sentia errada. E se eu não tivesse uma mãe, se eu não tivesse o amor da minha mãe, eu teria ido embora, porque o medo de você ter aquelas sensações de novo, passar por tudo isso, é muito grande. Só que eu não falei pra minha mãe, eu não tinha essa coragem de falar com ela. E a maioria das crianças, dos adolescentes passa por isso", justificou. Confira:
Fonte:www.bahianoticias.com.br
por Fernanda Figueiredo

Band diz que atitude de jornalista ‘fere o código de ética’ da emissora e que tomará ‘medidas disciplinares’

Em resposta à enxurrada de protestos de jornalistas e internautas após a circulação do vídeo de uma reportagem exibida pelo programa Brasil Urgente-Bahia, em que a repórter Mirella Cunha ridiculariza um rapaz preso suspeito de estupro, a Rede Bandeirantes emitiu uma breve nota. "A Band vai tomar todas as medidas disciplinares necessárias. A postura da repórter fere o código de ética do jornalismo da emissora". Fonte:www.bahianoticias.com.br

Jornalistas repudiam atitude da repórter Mirella Cunha em carta aberta


Um grupo de jornalistas divulgou uma carta se posicionando contra o jornalismo policial sensacionalista na Bahia. A iniciativa se deu após repercussão nacional da entrevista sobre um acusado de estupro, feita pela repórter Mirella Cunha, da Band Bahia (veja vídeo acima), há duas semanas. O caso indignou tanto profissionais do meio quanto telespectadores e internautas, que começaram a protestar a partir desta terça-feira (22) nas redes sociais. Acusado de roubo e estupro, o rapaz, só identificado como Paulo Sérgio pela matéria, assume que houve assalto, mas garante, chegando até a chorar, que nunca violentou mulher alguma em sua vida. Apática às lágrimas de Paulo, a repórter insiste em dizer que, se não houve estupro, houve vontade. “Você não estuprou, mas queria estuprar”, afirmou Mirella, que por diversas vezes debochou do entrevistado e mostrou-se contrária à versão relatada pelo acusado.

A jornalista sofreu uma série de retaliações de pessoas indignadas com sua abordagem nas redes sociais. Dentre outras designações, Mirella foi chamada de “otária, “racista”, “antiética”, “proto-loira”, “ridícula”, “nojenta”, “sensacionalista” e “tosca”. “Essa Mirella Cunha é uma vergonha para o Jornalismo Baiano“, chegou a postar um usuário do Twitter. No microblog, a hashtag “#SensacionalismoForaDoAr” tem começado a ganhar força. Às 11h desta quarta-feira (23), um grupo promete realizar um "tuitaço" para levar o assunto ao Trending Topics.
Confira na íntegra a carta pública de um grupo de jornalistas e leitores destinada ao governador Jaques Wagner, a órgãos competentes e à toda sociedade baiana.
"Carta aberta de jornalistas sobre abusos de programas policialescos na Bahia
'O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.'
(Gregório de Mattos e Guerra)
Ao governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner.
À Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia.
Ao Ministério Público do Estado da Bahia.
À Defensoria Pública do Estado da Bahia.
À Sociedade Baiana.
A reportagem "Chororô na delegacia: acusado de estupro alega inocência", produzida pelo programa "Brasil Urgente Bahia" e reprisada nacionalmente na emissora Band, provoca a indignação dos jornalistas abaixo-assinados e motiva questionamentos sobre a conivência do Estado com repórteres antiéticos, que têm livre acesso a delegacias para violentar os direitos individuais dos presos, quando não transmitem (com truculência e sensacionalismo) as ações policiais em bairros populares da região metropolitana de Salvador.
A reportagem de Mirella Cunha, no interior da 12ª Delegacia de Itapoã, e os comentários do apresentador Uziel Bueno, no estúdio da Band, afrontam o artigo 5º da Constituição Federal: "É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral". E não faz mal reafirmar que a República Federativa do Brasil tem entre seus fundamentos "a dignidade da pessoa humana". Apesar do clima de barbárie num conjunto apodrecido de programas policialescos, na Bahia e no Brasil, os direitos constitucionais são aplicáveis, inclusive aos suspeitos de crimes tipificados pelo Código Penal. 
Sob a custódia do Estado, acusados de crimes são jogados à sanha de jornalistas ou pseudojornalistas de microfone à mão, em escandalosa parceria com agentes policiais, que permitem interrogatórios ilegais e autoritários, como o de que foi vítima o acusado de estupro Paulo Sérgio, escarnecido por não saber o que é um exame de próstata, o que deveria envergonhar mais profundamente o Estado e a própria mídia, as peças essenciais para a educação do povo brasileiro.
Deve-se lembrar também que pelo artigo 6º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, "é dever do jornalista: opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos". O direito à liberdade de expressão não se sobrepõe ao direito que qualquer cidadão tem de não ser execrado na TV, ainda que seja suspeito de ter cometido um crime.
O jornalista não pode submeter o entrevistado à humilhação pública, sob a justificativa de que o público aprecia esse tipo de espetáculo ou de que o crime supostamente cometido pelo preso o faça merecedor de enxovalhos. O preso tem direito também de querer falar com jornalistas, se esta for sua vontade. Cabe apenas ao jornalista inquirir. Não cabem pré-julgamentos, chacotas e ostentação lamentável de um suposto saber superior, nem acusações feitas aos gritos. 
É importante ressaltar que a responsabilidade dos abusos não é apenas dos repórteres, mas também dos produtores do programa, da direção da emissora e de seus anunciantes - e nesta última categoria se encontra o governo do Estado que, desta maneira, se torna patrocinador das arbitrariedades praticadas nestes programas. O  governo do Estado precisa se manifestar para pôr fim às arbitrariedades; e punir seus agentes que não respeitam a integridade dos presos.
Pedimos ainda uma ação do Ministério Público da Bahia, que fez diversos Termos de Ajustamento de Conduta para diminuir as arbitrariedades dos programas popularescos, mas, hoje, silencia sobre os constantes abusos cometidos contra presos e moradores das periferias da capital baiana. 
Há uma evidente vinculação entre esses programas e o campo político, com muitos dos apresentadores buscando, posteriormente, uma carreira pública, sendo portanto uma ferramenta de exploração popular com claros fins político-eleitorais.  
Cabe, por fim, à Defensoria Pública, acompanhar de perto o caso de Paulo Sérgio, previamente julgado por parcela da mídia como 'estuprador', e certificar-se da sua integridade física. A integridade moral já está arranhada.
Salvador, 22 de maio de 2012."
por Fernanda Fahel
fonte:www.bahianoticias.com.br

22/05/2012

Prova do MPF usa nome de prefeito de Irecê para ilustrar 'carteirada'

Uma questão da prova do concurso para estagiário do Ministério Público Federal (MPF) em Salvador, aplicada neste domingo (20), levantou dúvidas de alguns estudantes em relação a uma suposta referência feita ao prefeito de Irecê, no centro-norte baiano, Zé das Virgens (PT). A pergunta de nº 40 utiliza um homônimo do gestor que teria sido parado em blitz da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116, perto de Santo Estêvão. “Ao ser abordado, ofendeu a dignidade e o decoro do policial, chamando-o de ‘pau mandado do governo’ e de ‘seu merda’”, aponta a sentença. Indagado pelo Bahia Notícias se já tinha sido alvo de inquérito similar, o petista se surpreendeu. “Isso nunca aconteceu. Mas é estranho que usem meu nome, que não é muito comum, é um nome peculiar. E é meu nome de verdade: José Carlos Dourado das Virgens”, ponderou. O gestor levantou a suspeita de que alguém teria tentado difamá-lo com a questão. O BN tentou entrar em contato com a assessoria do MPF, mas, devido ao horário, o órgão estava fechado. Fonte: Bahia Noticias

Rachel Sheherazade comenta discriminação contra nordestinos: vídeo

Mayara Penteado Petruso não vai ficar presa. A pena de um ano, cinco meses e 15 dias foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa de R$ 500. Em 2010, quando Dilma Rousseff venceu o segundo turno das eleições, a estudante publicou no Twitter a frase: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!". A estudante disse que está envergonhada e arrependida. O Ministério Público acha que a pena é insuficiente e vai recorrer da decisão. Veja o comentário de Rachel Sheherazade.

21/05/2012

Mãe faz apelo desesperado para encontrar filha desaparecida


Segundo a mãe da jovem, o ex-marido dela seria o principal suspeito pelo seu desaparecimento. Ele já ouvido pela polícia

PORTO SEGURO - Giuleide Silva dos Santos, 20 anos, que morava com a família e tinha uma filha de 1 ano, desapareceu de casa no bairro Parque Ecológico, em Porto Seguro, há duas semanas e até hoje não foi encontrada.


Segundo a mãe da jovem, ela teria saído de casa no sábado, dia 5, para se encontrar com o ex-marido Ornilo Palmeira e não deu mais notícias. Palmeira que, segundo a mãe, seria o principal suspeito pelo sumiço da sua filha. Ele prestou depoimento à polícia e em seguida saiu da cidade.

Dona Vera, a mãe de Giuleide, faz um apelo às autoridades para que sua filha seja encontrada. “Ela tem uma filhinha de um ano, que tem paralisia cerebral, e precisa muito da mãe”, disse.

Pastor jacobinense morre carbonizado em acidente


Fomos tomados de surpresa na noite deste domingo, 20 ao sermos informados sobre a morte do pastor Joel, presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de São Paulo, com templo aqui em Jacobina no bairro da Caeira.
Neste momento de dor e tristeza, rogamos a Deus conforto espiritual e sabedoria para seus familiares, amigos e irmãos que o conheceram em seu ministério nesta cidade. (www.opovoquersaber.com)
Veja a matéria do Portal R7
O motorista de um veículo de passeio morreu depois de se envolver em um acidente de trânsito, na altura do km 14, da pista norte, sentido São Paulo, da rodovia Anchieta, em São Bernardo, por volta das 4h50 deste domingo (20).
Segundo a Ecovias, concessionária que administra a estrada, dois veículos de passeio bateram, sendo que um deles capotou e explodiu em seguida. O motorista que estava neste carro morreu carbonizado. Os ocupantes do outro veículo envolvido fugiram do local.
Por volta das 8h20, a Polícia Militar Rodoviária preservando a área do acidente, mas não soube informar mais detalhes da ocorrência, que deve ser encaminhada ao 2º Distrito Policial de São Bernardo.
De acordo com a concessionária, por volta das 8h50, a pista norte no km 14, sentido São Paulo continuava bloqueada para o trânsito. Fonte: Cadeia 190

Xuxa revela que sofreu abuso até os 13 anos


Xuxa Meneghel foi abusada na infância. A revelação foi feita pela própria apresentadora em entrevista ao Fantástico, neste domingo (20). A artista se emocionou ao lembrar da violência que sofreu até os 13 anos, por diversos homens, e apontou este como um dos principais motivos de hoje apoiar a causa.
"Não foi uma pessoa, foram algumas pessoas em momentos diferentes da minha vida. Eu me sentia mal, suja, errada", disse ao programa da Globo. Xuxa enumerou que os abusos foram praticados por um professor, seu padrinho e um homem que iria casar com sua avó. A mãe de Sasha abriu o jogo também quanto ao relacionamento com Airton Senna e sobre um pedido de casamento que teria recebido do rei do pop, Micheal Jackson. fonte:(Rfnoticias)

20/05/2012

Comissão da Verdade vai buscar apoio em comitês estaduais

A Comissão da Verdade quer trocar informações com os comitês estaduais de direito à memória e à verdade sobre os casos de violações de direitos humanos que ocorreram entre 1946 e 1988. De acordo com o advogado pernambucano e membro da comissão, José Cavalcante Filho, o grupo escolhido pela presidenta Dilma Rousseff não vai conseguir apurar todos os fatos sem ajuda. “Se a gente conseguisse que todos os estados fizessem isso [instalar comitês estaduais], a gente poderia ajudar. Quer quebrar sigilo? A gente ajuda. Se a gente conseguir conquistar a confiança deles, eles vão apurar e a gente só vai filtrar”, disse Cavalcante Filho. Atualmente, 25 estados brasileiros têm comitês de direito à memória e à verdade, no entanto, nem todos são ligados aos governos estaduais. Há algumas iniciativas de organizações da sociedade civil. Outro instrumento que deverá permitir a investigação dos fatos é a Rede dos Observatórios do Direito à Verdade, Memória e Justiça das Universidades Brasileiras. Criada no ano passado, a rede vai aprofundar as pesquisas acadêmicas sobre as lutas políticas ocorridas no Brasil entre 1964 e 1985. A rede conta com a parceria do Arquivo Nacional e é composta por universidades públicas e privadas do país. Fonte(Bahia Noticias)

Mulher Melancia faz show de shortinho provocante em Salvador

Mesmo em noite de muita chuva, a funkeira Andressa Soares, mais conhecida como Mulher Melancia, não se intimidou e vestiu seu melhor shortinho dourado e botas pink no melhor estilo piriguete. A carioca se apresentou na madrugada deste domingo (20) em Salvador para um público que foi à loucura - principalmente os homens. Depois de arrasar com a produção ousada, Melancia preferiu confortáveis tênis para dançar mais à vontade.
Mulher Melancia faz show de shortinho provocante em Salvador

Caminhão tomba e pega fogo na BR-242

Um caminhão carregado de óleo diesel tombou e pegou fogo na BR-242, no município de Lençóis, por volta das 19h40 deste sábado (19/05). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na altura do km 325, e unidades do Corpo de Bombeiros da região estão no local tentando controlar as chamas. Ainda de acordo com a polícia, informações preliminares apontam que o motorista do caminhão pode ter ficado preso dentro do veículo, e morrido carbonizado. O incêndio causa um congestionamento na rodovia que já chega a três quilômetros. Não há mais informações sobre o que teria causado o acidente. (Rota Policial)