25/07/2012

Sesab confirma sete casos de gripe H1N1 na Bahia, um deles em Jacobina


A Bahia já registrou sete casos de gripe H1N1 em 2012. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), seis casos foram descobertos em Salvador e outro em Jacobina, município que fica a 330 km da capital.
Segundo o órgão, outros quatro pacientes estão sendo monitorados. Todos eles residem em Feira de Santana.
Os números fazem parte do último relatório da Sesab, que foi finalizado no último dia 5 deste mês. Os dados preocupam, ainda mais pelo fato de que no ano passado o estado não teve nenhum caso da doença registrado.
A Secretaria Estadual de Saúde confirma que há uma possibilidade de surto, mas de acordo com o órgão, 79% da população baiana já foi vacinada, dentro do grupo alvo estabelecido pelo governo do estado, formado por idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas.
Ainda há mais de um milhão de doses disponíveis nos postos de saúde do estado. Quem não está inserido neste grupo, mas pretende se imunizar, vai desembolsar R$ 65,00, em média, por uma dose da vacina. Em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, houve 159 mortes apenas em 2012.
Na região Sul, onde o problema é mais grave, o número de vítimas fatais já chega a 123. Em entrevista na semana passada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que estes números não chegam a surpreender, sobretudo por conta do histórico da região, onde normalmente se registra mais casos de doenças pulmonares e de gripe. Fonte: www.ibahia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário