27/07/2012

BCAA e Recuperação Muscular


BCAA: PREVINE A FADIGA, MELHORA O DESEMPENHO, ACELERA A RECUPERAÇÃO.
Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), são um seleto grupo de aminoácidos essenciais; leucina, isoleucina e valina. O corpo não pode sintetizá-los, e eles devem ser providos em abundância na dieta. Nos anos recentes os BCAAs têm recebido uma grande atenção dos cientistas esportivos e esta atenção parece ser bem merecida.
Mais do que qualquer outro aminoácido, (os blocos que constroem as estruturas dentro de nosso corpo) eles perfazem vários papéis indispensáveis no metabolismo do músculo, particularmente durante e depois de um exercício intenso. Na realidade, baseado nas evidências que examinei, posso afirmar que a presença ou ausência dos BCAAs pode afetar profundamente seu desempenho, recuperação e resultados de seu treinamento.

BCAAs: O CORDÃO-DE-GUERRA…
A maioria dos fisiculturistas sabe que os BCAAs são indispensáveis à síntese de novas proteínas. Eles também são necessários para formar todas as biomoléculas que constroem o cabelo, as unhas e várias enzimas digestivas. Porém, os BCAAs são os únicos que também podem ser utilizados extensivamente como fonte de energia, particularmente durante o exercício de alta-intensidade. 1,2
Os BCAAs entram neste caminho pela remoção de um grupo amino pela enzima transaminase que então vai alimentar o ciclo da uréia. O outro “produto” desta transaminação é um keto ácido que entra no caminho da energia aeróbia (o ciclo ácido cítrico). Os BCAAs são glucogênicos, o que significa que eles são convertidos facilmente em glicose, pelo processo de gluconeogênese. Isto tende a ser o destino dominante do BCAA durante o exercício intenso, particularmente durante dietas de baixa caloria.
Se você estiver tentando construir músculo, saiba que os BCAAs também são os aminoácidos mais potentes, que acendem a síntese de proteína no músculo, que é o mecanismo subjacente de recuperação celular, e ganhos em massa muscular.
Para obter um físico perfeito, a maioria das pessoas sabe que um treinamento intenso é vital. A restrição calórica também é crucial. Então, é fácil ver como os BCAAs terminam em um estado constante de “cordão-de-guerra” entre prover energia para abastecer intensos treinamentos e também fornecer os blocos construtores que são indispensáveis para a reparação e assimilação (crescimento) da musculatura.
Porém, como se estes dois processos não fossem bastante importantes, os BCAAs também provêem pelo menos duas outras funções exclusivas que são imperativas aos atletas que treinam de forma intensa.
A LIGAÇÃO BCAA-GLUTAMINA:
Os BCAAs são utilizados para sintetizar glutamina exclusivamente; o aminoácido que é o combustível primário do sistema imune. Porém, a quantia de glutamina dentro de músculo governa taxas de síntese de proteína e a massa de proteína contrátil como também provê precursores para proteção antioxidante. A glutamina possui a importante função de manter níveis saudáveis de secreção de insulina, como também regular a expressão de muitos genes relacionados ao metabolismo, defesa imune e reparação celular.
A suplementação é um passo a satisfazer as necessidades extraordinárias de seu corpo durante treinamento intenso, mas não esqueça que os BCAAs fornecem até 70% de nossas necessidades diárias de glutamina. E estas exigências são inexoráveis. Períodos de intensa tensão metabólica, como treinamento e dieta podem facilmente ultrapassar as capacidades de síntese de glutamina. Os BCAAs são os únicos aminoácidos que podem ser usados para sintetizar glutamina e como eu mencionei antes, eles fornecem mais de 70% de nossas necessidades diárias de glutamina.
Estimativas metabólicas indicaram que sem esta síntese constante de glutamina a partir dos BCAAs, o corpo humano ficaria sem nenhuma glutamina em 7 horas ou menos!!!
BCAA: BLOQUEIA A FADIGA DO SNC:
A maioria dos atletas, não estão atentos à forte influência dos BCAAs no desempenho aos exercícios. Vários estudos têm relacionado diretamente a suplementação e a prevenção de fadiga do sistema nervosa central.
A suplementação pode prevenir o cansaço do SNC, competindo com triptofano livre e sua passagem do plasma sanguíneo para o cérebro. Os estudos demonstram que a suplementação pode prevenir a fadiga do SNC em atletas que usam uma dose de 2-6 gramas por hora de exercício. De forma interessante, esta quantia também mostrou uma significativamente diminuição da percepção do esforço e/ou aumentou o desempenho de resistência.
Um recente estudo mostrou que o suplemento de leucina (aproximadamente 3.6 gramas / dia para um indivíduo de 80kg) aumentou as concentrações de BCAA no plasma, a força da parte superior do corpo e um tempo maior na execução do exercício antes de chegar ao esgotamento em um grupo de remadores.
Debaixo de uma variedade de circunstâncias, num estudo bem controlado o suplemento mostrou melhorar o desempenho ao exercício. Isto coloca o BCAA em uma categoria de elite de ajudas ergogênicas comprovadas em pesquisas; esses nutrientes mostraram em pesquisas que melhoram o desempenho ao exercício. Todos os atletas podem estrategicamente suplementar para ajudar a prevenir a fadiga do SNC e impulsionar o desempenho durante intensa atividade. Eu recomendo uma dose de BCAA trinta minutos antes e outra no meio da atividade física para qualquer treinamento que dure mais do que 30 minutos. Os fisiculturistas e os atletas de força podem fazer o uso desta dose no meio do treino, sendo este um modo rápido para ajudar prevenir o acúmulo de triptofano e a conseqüente fadiga do SNC.
Para pessoas que gostam de participar de exercícios intensos de duração prolongada como triatlon, andar de bicicleta em montanhas, ou eventos baseados no tempo como futebol americano etc, eu recomendo uma porção a cada 40-60 minutos de atividade. Eu achei esta estratégia particularmente útil para evitar a fadiga exatamente na parte final da atividade ou jogo.
Outro benefício importante é que o BCAA possui um efeito muito positivo na composição corporal. Aparte de seu potente efeito anabólico para o músculo; por razões que ainda não estão claras aos cientistas, uma dose alta de BCAA parece aumentar a perda de gordura durante o treinamento com pesos.
Evidências científicas afirmam que o suplemento de BCAA pode prover vários benefícios importantes debaixo de uma grande variedade de circunstâncias. Estas vantagens variam na demora da fadiga do sistema nervosa central a redução no dano muscular e o fornecimento de um valioso combustível para o músculo, como também acelerar a recuperação e impulsionar a imunidade depois de um exercício intenso. Não importa qual seja o seu esporte, as pesquisas provam que os BCAAs são uma adição muito válida para o seu arsenal de suplementação.
Artigo editado por Paul Cribb Ph.D. CSCS.
- Can J Appl Physiol 27:646–663, 2002.
- Front Biosci. 1;12:344-57, 2007.
- European Journal of Applied Physiology, 97; 664-672, 2007.
- Med Sci Sports Exerc 30:83–91, 1998.
Traduzido pelo Nutricionista Reinaldo José Ferreira – CRN 6141
reinaldonutri@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário