Um plebiscito realizado pela Apub Sindicato decidiu pelo fim da greve na Universidade Federal da Bahia (Ufba) ontem, 5. Foram 437 votos favoráveis ao fim da paralisação na universidade e 28 contra. A votação foi realizada de 8h do dia 3 até as 12h de ontem no site do sindicato.
A greve foi iniciada em 29 de maio e oficializada pela Apub no final de junho. Em nota, a presidente do sindicato, professora Sílvia Lúcia Ferreira, diz esperar que a categoria cumpra a decisão, que também é válida para o Instituto Federal da Bahia (Ifba) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Somados os votos dos docentes das três instituições de ensino, foram 460 votos favoráveis ao fim da greve e 37 contra.
O resultado deverá ser comunicado aos reitores das instituições. O retorno das aulas depende da divulgação de um novo calendário letivo. A Apub é filiada ao Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que já havia aceitado o reajuste oferecido pelo governo federal com percentuais que variam de 25% a 40%.
Para o Ministério da Educação (MEC), esse acordo atende a todos os docentes, independente do sindicato, e será incluído no projeto do orçamento do governo para 2013. Professores ligados ao Comando de Greve estão reunidos na tarde desta quarta-feira.
Em nota enviada à imprensa, o Comando indicou o fim da paralisação para o dia 13 de setembro, com retorno das atividades no próximo dia 17. Apesar do indicativo, que segue uma tendência nacional, a decisão será tomada durante a assembleia. Leia mais no www.correiodabahia.com.br
0 comentários:
Postar um comentário