06/09/2012

Sindicato considera greve na Ufba encerrada

Um plebiscito realizado pela Apub Sindicato decidiu pelo fim da greve na Universidade Federal da Bahia (Ufba) ontem, 5. Foram 437 votos favoráveis ao fim da paralisação na universidade e 28 contra. A votação foi realizada de 8h do dia 3 até as 12h de ontem no site do sindicato. 
A greve foi iniciada em 29 de maio e oficializada pela Apub no final de junho. Em nota, a presidente do sindicato, professora Sílvia Lúcia Ferreira, diz esperar que a categoria cumpra a decisão, que também é válida para o Instituto Federal da Bahia (Ifba) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Somados os votos dos docentes das três instituições de ensino, foram 460 votos favoráveis ao fim da greve e 37 contra. 
O resultado deverá ser comunicado aos reitores das instituições. O retorno das aulas depende da divulgação de um novo calendário letivo. A Apub é filiada ao Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que já havia aceitado o reajuste oferecido pelo governo federal com percentuais que variam de 25% a 40%. 
Para o Ministério da Educação (MEC), esse acordo atende a todos os docentes, independente do sindicato, e será incluído no projeto do orçamento do governo para 2013. Professores ligados ao Comando de Greve estão reunidos na tarde desta quarta-feira. 
Em nota enviada à imprensa, o Comando indicou o fim da paralisação para o dia 13 de setembro, com retorno das atividades no próximo dia 17. Apesar do indicativo, que segue uma tendência nacional, a decisão será tomada durante a assembleia. Leia mais no www.correiodabahia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário