02/07/2012

Convenções indicam nomes de Luizinho Sobral e Zé das Virgens para disputas municipais em Irecê


 

O último sábado, 30, o município de Irecê foi marcado pelo embate político das homologações de dois partidos que apresentaram seus fortes candidatos. De um lado, no Colégio Modelo (Luiz Eduardo Magalhães) a convenção do Partido dos Trabalhadores indicou a candidatura à reeleição de Zé das Virgens para prefeito e Zé Duarte para vice-prefeito.
Já na Casa do Comércio – CDL, a convenção do Partido Trabalhista Nacional (PTN) e partidos aliados apresentaram o nome de Luizinho Sobral, filho do ex-prefeito de Irecê, Luiz Sobral (in memorian), e de Ivone Pimentel, famílias tradicionais na vida política da cidade. O PMDB indicou o nome de Dorinha Lélis, esposa do ex-prefeito Beto Lélis, para compor a chapa juntamente Luizinho Sobral como vice-prefeita.
Zé das Virgens chegou ao local acompanhado do ex-rival Edgar Alecrim e do candidato a vice-prefeito, Zé Duarte, carregado nos braços por um grupo de pessoas. O empresário Itamar Saraiva também esteve acompanhando a comitiva do PT, mas em decorrência de uma dor na coluna, não pode acompanhar todo o ato solene.
Já Luizinho Sobral chegou no CDL com sua esposa Michelle Sobral, a candidata à vice-prefeita Dorinha Lélis e o ex-prefeito Beto Lélis, agraciado e aplaudido por mais de 3mil pessoas que o aguardavam do lado de fora da Casa do Comércio, ao som de tambores e gritos do público entusiasmado. Algumas pessoas que acompanharam a trajetória política da família Sobral estavam até emocionadas pela ascensão política do jovem Luizinho Sobral.
Nos discursos os candidatos Zé das Virgens e Zé Duarte argumentaram a continuidade do projeto político evidenciando a importância do alinhamento junto ao governo Federal e Estadual. Contrariando esse posicionamento, Beto Lélis, na convenção do PTN, explicou a diferença entre aliança política e alinhamento, desmistificando a ideia que o alinhamento é fator condicionante para o desenvolvimento e progresso município, já que outras cidades circunvizinhas que integram a base de oposição possuem maior número de convênios e obras junto ao governo Estadual e Federal.


Zé das Virgens atribuiu a não realização de muitas obras na cidade a fatores como a crise mundial e a seca considerada a maior dos últimos 47 anos. Entretanto evidenciou a importância de projetos do governo como a implantação das faculdades de medicina em Vitória da Conquista e Juazeiro, mostrando que por integrar o partido do governo de Dilma e Wagner, receberá apoio para fornecer grandes obras para a microrregião de Irecê.
Luizinho Sobral que ao lado de Dorinha Lélis compõe a coligação “ A força do trabalho vai mudar a vida da gente “, falou sobre os problemas sociais agravantes no município, principalmente no âmbito da saúde, educação, infraestrutura e na segurança. Entre os questionamentos, abordou o fechamento do Hospital Municipal e o processo de estadualização do Hospital Regional em decorrência da má administração. Além disso, Luizinho também fez uma retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos pelos seus pais, Ivone Pimentel e Luiz Sobral, essencialmente no setor social e na assistência à saúde da população. Com o jeito simples e modesto de um comerciante vendedor de sacas de feijão, Luiz Sobral pai de Luizinho, conquistou a população, especialmente a mais carente. A mãe, Ivone Pimentel, por sua vez, conhecida como “mãe dos pobres”, desenvolveu um trabalho social inquestionável.
Luizinho Sobral pediu a população para que tenham uma eleição pacifica, dentro do campo das ideias e sem apelar para a perseguição política e para agressão. Além disso, firmou compromisso de fazer com que o processo seja mais democrático e participativo possível, ouvindo e acompanhando o povo de perto, construindo um plano de governo junto à população.
A candidata à vice-prefeita, Dorinha Lélis, retratou a sensibilidade e a força da mulher no processo eleitoral democrático, fazendo menção às conquistas das mulheres e o espaço que tem conquistado em todos os setores, principalmente no âmbito político. Dorinha, que já foi primeira dama do município de Irecê, disse que ao lado do ex-prefeito e esposo Beto Lélis conviveu com o dia-a-dia do município e pode conhecer de perto os anseios da população.
Ambas convenções estavam lotadas, o que torna-se difícil prevê quais dos dois candidatos obterão vantagem nessas eleições que prometem ser acirradas. A decisão, só saberemos precisamente após o dia 7 de Outubro com a apuração das urnas, mas enquanto isso não acontece, usuários do facebook arriscam seus palpites postando fotos do público dos dois eventos que homologaram as candidaturas de Luizinho Sobral e José das Virgens para as eleições municipais de Irecê.
Fonte:(Lider Noticias)

0 comentários:

Postar um comentário