Uma pesquisa feita sobre o comportamento de usuários das redes sociais no ambiente de trabalho revela que 73% dos entrevistados não postam comentários sobre questões relacionadas ao trabalho em sites como Facebook, Linkedin, Orkut ou no microblog Twitter. A pesquisa da Adecco, empresa de soluções de gestão de recursos humanos foi feita com cerca de 500 profissionais.
De acordo com o estudo, 42% não utilizam as redes sociais para se comunicar profissionalmente, 33% dos entrevistados não têm acesso às redes sociais em seus postos de trabalho, 27% das empresas não fazem nenhum tipo de restrição ao uso das redes sociais e apenas 14% dos profissionais utilizam as redes sociais como ferramenta de trabalho.
Ela aponta que o setor de segurança é o que mais acompanha a vida de funcionários e candidatos na internet. Em seguida, estão financeiro e indústria. “Em um processo seletivo, certos posts podem ser determinantes para conquistar um novo emprego. Claro que esse tipo de consulta na internet varia de empresa para empresa. Por isso, o mais recomendável é o bom senso sempre. Afinal, a rede social é a imagem que você vende sobre a sua vida particular”, explica Fabiane.“O candidato deve ficar atento, pois seu perfil nas redes sociais é o espelho da sua personalidade”, diz Fabiane Cardoso, coordenadora de recursos humanos da Adecco Brasil.
Apesar de ser recomendado que nunca se fale sobre trabalho nas redes particulares, 10% dos entrevistados revelaram que mencionam diariamente fatos que ocorrem no ambiente profissional, sendo que 2% já receberam algum tipo de advertência da empresa por comentários inadequados em seu perfil particular.
De acordo com Fabiane, são inúmeras as maneiras de avaliar um candidato por meio do seu perfil na internet. Nas fotos, por exemplo, o que está sendo avaliado é o ambiente que o profissional frequenta. “Uma imagem pode revelar muito. Aqui na Adecco, por exemplo, utilizamos essa ferramenta em alguns processos de seleção. Muitas fotos em festas, onde se nota a presença de bebida alcoólica ou outros vícios, costumam levar à desclassificação do candidato”, diz.
Quanto aos conteúdos dos posts, o que as empresas observam são os valores éticos das mensagens. “Se existe algum teor racista ou discriminatório, com certeza isso será levado em conta”, afirma a coordenadora de RH. fonte: G1
23/03/2012
Home »
Facebook
,
Internet
,
Noticias
,
Redes sociais
» 73% dos profissionais não falam de trabalho nas redes sociais, diz estudo
73% dos profissionais não falam de trabalho nas redes sociais, diz estudo
Related Posts:
Trio de ‘Para Nossa Alegria’ ajuda Pepsi a alcançar 500 mil fãs no Facebook e lança nova músicaComo havia prometido, o trio que ficou famoso na internet com a música “Para Nossa Alegria” lançou uma nova música depois que a Pepsi alcançou a marca… Read More
Brasil supera Índia e já é o segundo mais presente no FacebookNão demorou mais do que 15 dias após ser divulgada a previsão de que o Brasil se tornaria o segundo maior país em número de usuários na rede social Fa… Read More
Revista americana faz lista com os 12 bilionários solteiros mais cobiçados do mundo A revista americana Forbes publicou esta semana uma lista com os 12 bilionários solteiros mais cobiçados do mundo. O brasileiro Eduardo Saverin, cof… Read More
Dono de 'Boate Facebook' pode ser processado por uso indevido da marcaAdvogados do Facebook pediram que o empresário Humbert Camacho, de 30 anos, deixe de utilizar imediatamente o nome da rede social em sua boate que fic… Read More
73% dos profissionais não falam de trabalho nas redes sociais, diz estudoUma pesquisa feita sobre o comportamento de usuários das redes sociais no ambiente de trabalho revela que 73% dos entrevistados não postam comentários… Read More
0 comentários:
Postar um comentário