03/06/2013

As novelas coreanas andam chamando a atenção no mundo

Não tem pra Brasil, México, Argentina… as novelas que são a nova moda mundial são as coreanas.

Foi-se o tempo no qual uma Escrava Isaura ou uma Maria do Bairro despertavam o fascínio do público. A nova tendência são as novelas coreanas, chamadas de “Kdrama” entre os fãs do gênero. Para começar, elas são radicalmente diferentes das novelas latinas já no número de capítulos (trabalhamos com novelas de centenas de capítulos, enquanto eles desenvolvem as histórias em poucas dezenas). Analisando as novelas coreanas, porém, elas se assemelham mais aos seriados americanos que às novelas propriamente ditas.

A popularização dessas novelas se deve ao advento dos serviços de streaming. Enquanto antigamente só era possível conseguir assistir às tramas coreanas através de “fansubs” (clubes que legendavam e distribuíam capítulos em VHS ou DVD), hoje em dia esses programas chegam ao mundo todo através do Netflix, fazendo a alegria de fãs da Europa, África e dos EUA. Infelizmente, no Brasil ainda não há meios oficiais de acompanhar essas novelas, afinal o nosso Netflix dispõe apenas de tramas brasileiras e latinas.

A variedade de temas é um dos diferenciais das novelas coreanas, fortemente influenciadas pela versatilidade das tramas chinesas, taiwanesa e japonesa. Inclusive, um dos maiores sucessos dos folhetins televisivos da Coreia do Sul é a novela “Boys Over Flower”, baseado no quadrinho japonês de mesmo nome sobre uma garota pobre que passa a estudar em um colégio da alta sociedade, desafiando um grupo de quatro garotos responsáveis por ditar as regras. As novelas coreanas também têm suas histórias de “Sessão da Tarde” (como a troca de corpos de “Secret Garden”) e seus momentos de novela de época (como “Rooftop Prince”).

Bem que essas novelas poderiam chegar ao Brasil de maneira oficial, não é mesmo?
fonte:pop.com.br

0 comentários:

Postar um comentário