30/12/2012

Velásquez detona Junior Cigano e recupera cinturão dos pesados


Na revanche entre Junior Cigano e Cain Velásquez o brasileiro acabou levando a pior. Ele perdeu o cinturão dos pesos-pesados em uma luta de cinco rounds dominada pelo americano. Com uma pressão incessante dentro do octógono, o novo campeão do Ultimate usou técnicas de wrestling e boxe alcançando a vitória por decisão unânime dos jurados.
O primeiro encontro dos dois aconteceu há pouco mais de um ano, quando Cigano saiu com o cinturão após um duelo de apenas um round. No período, Velásquez vinha se recuperando de uma lesão.
Mostrando estar 100% para o reencontro, o americano começou o embate tentando levar o campeão ao chão – Cigano se desvencilhava, mas tinha pouco tempo para se posicionar e armar golpes no adversário. Apesar das defesas de takedown, o brasileiro foi atingido por vários jabs e direitas do rival, mas não deixou barato: acertou um overhead que abriu um corte na cabeça de Velásquez. Com um direto de direita, o americano dominou Cigano no chão, terminando o primeiro round em clara vantagem.
Getty ImagesCigano tentou atacar, mas não encontrava distância suficiente
O então campeão do UFC tentou pôr fim ao embate no segundo assalto, quando arriscou um upper de direita. Cigano acabou derrubado pelo adversário, mas se defendia bem – ele chegou a escapar de uma chave de braço e se levantou, para trocar alguns golpes curtos com Velásquez.
No terceiro round, o americano começou levando Cigano novamente para o chão. Mais calmo, o brasileiro conseguiu se levantar, mas não encontrava distância para encaixar seus golpes. Com a guarda baixa, o campeão foi castigado no clinche e boxe.
Apesar do cansaço visível em ambos, o quarto assalto foi melhor aproveitado por Velásquez. Aplicando direitos e jabs, ele tirou proveito da defesa fraca de Cigano. O brasileiro tentou aplicar cotoveladas no rosto, mas elas pareciam nem incomodas o rival.
Getty ImagesNo reencontro, Cigano sofreu nas mãos de Velásquez
O último round não mudou muito o que vinha acontecendo. Com pouca distância para aplicar seus golpes, Cigano seguia escapando das quedas, enquanto Velásquez pressionava no clinche e boxe. Na metade do assalto, o americano derrubou o adversário e o castigou no ground and pound. O brasileiro conseguiu se levantar, mas ainda foi atingido por um forte chute de direita no rosto.  Com o soar do gongo, a decisão passou a ser dos juízes, que deram ampla vitória ao americano: 50/45, 50/43 e 50/44.
Após o embate, Cigano partiu direto para o hospital, com suspeita de fratura no maxilar. A fratura não se confirmou e um terceiro embate entre Velásquez e o brasileiro passou a ser cogitado.
Com a vitória de Cain Velásquez, os EUA seguem em domínio absoluto dos cinturões: ao todo são seis (Velásquez no peso-pesado, Jon Jones no peso-meio-pesado, Benson Henderson no peso-leve, Dominick Cruz no peso-galo, Demetrious Johnson no peso-mosca e Ronda Rousey na divisão peso-galo feminino), contra três do Brasil (um interino - Renan Barão no peso-galo e dois lineares com Anderson Silva no peso-médio e José Aldo no peso-pena).
fonte: pop.com.br

0 comentários:

Postar um comentário