27/03/2014

Pesquisa mostra perfil da Educação Infantil na Bahia


 

Dados serão divulgados no III Encontro Estadual do Proinfância, que acontece em Salvador, em 28 de março. Evento discute políticas públicas do setor

 

A qualidade da Educação Infantil na Bahia e o que fazer para melhorar as respectivas políticas públicas serão assuntos discutidos no III Encontro Estadual do Proinfância, que acontece em Salvador. Durante o evento, as pesquisadoras da Faculdade de Educação da UFBA divulgarão os resultados finais de uma extensa pesquisa desenvolvida em 244 municípios do interior baiano. Com o tema "A Educação Infantil no estado da Bahia: os desafios estão postos! E o que estamos fazendo?", o encontro acontece em 28 de março, das 7h30 às 17h, no Hotel Fiesta.


Os dados da pesquisa permitem estabelecer o perfil da educação, oferecida na Bahia, às crianças de zero a cinco anos e 11 meses de idade. Segundo a coordenadora do projeto, Marlene dos Santos, os resultados da investigação evidenciam uma melhora em alguns aspectos da Educação Infantil nos municípios, mas afirma que ainda há um longo caminho  a percorrer para resolver as fragilidades encontradas.


O relatório da pesquisa mostra que 43% das instituições pesquisadas já possuem um setor específico para a Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação. Porém, 57% dos municípios ainda não possuem esse setor. "Ter um setor específico para a Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação evidencia o lugar que a Educação Infantil ocupa no projeto de educação dos municípios e nas políticas públicas municipais", ressalta Marlene dos Santos.


A coordenadora do Proinfância afirma que outro problema, na Bahia, é quanto ao nível de instrução dos professores da Educação Infantil. Dados do Censo Escolar 2010 mostram que praticamente a metade dos professores que atuam na Educação Infantil não possui formação superior completa (49,4%); desses, 0,2% possuem ensino fundamental incompleto; 0,5% fundamental completo; 28,3% ensino médio Normal/Magistério; e 20,4% ensino médio. "Informações como essa evidenciam a necessidade de um investimento maior por parte dos municípios na formação inicial e continuada dos professores que atuam, nesse caso, na Educação Infantil, uma vez que a maioria não tem a habilitação mínima exigida pela legislação educacional brasileira" diz Marlene.


Ainda segundo a professora da UFBA, com o final da pesquisa, o objetivo agora é divulgar para todo o estado as informações e, junto aos profissionais da área, avançar nas discussões e buscar meios de diminuir os problemas da Educação Infantil o território baiano.


O III Encontro Estadual de Educação está com as inscrições gratuitas já encerradas. São esperados aproximadamente 500 participantes, entre eles secretários de educação, gestores, coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil. Além do apoio do Ministério da Educação, o evento tem a parceria do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB).


Proinfância Bahia


Durante o ano de 2013, o Proinfância – Bahia assessorou e acompanhou pedagogicamente 244 municípios do estado contemplados pelo projeto, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil. A atividade oferecia orientação para a estruturação e organização da Educação Infantil e qualificação aos profissionais da área. Para tanto, foram realizadas visitas técnicas e encontros de orientação/formação, em dez polos regionais distribuídos por todo o estado - Salvador, Morro do Chapéu, Euclides da Cunha, Amargosa, Ilhéus, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Baixa Grande, Caetité e Irecê.

 

Para repercutir o assunto sugerimos como fonte as pesquisadoras da UFBA e coordenadoras do projeto na Bahia:

 

1-    Marlene dos Santos (coordenadora geral do Projeto)

Mini-currículo: Marlene dos Santos é Pedagoga, Mestre em Educação pela UFBA, Professora Assistente da UFBA/Faculdade de Educação, Coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), Integrante do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Integrante do Comitê Baiano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Integrante do Fórum Estadual de Educação da Bahia.

2-    Maria Izabel Souza Ribeiro (coordenadora adjunta do Projeto)

Mini-currículo: Maria Izabel Souza Ribeiro é Psicóloga, Mestre em Educação pela UFBA, Professora Assistente da UFBA/Faculdade de Educação, integrante do Grupo Gestor do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), integrante da Secretaria Executiva do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Todos os palestrantes também estarão disponíveis para entrevistas.

 

 

Serviço:

 

III Encontro Estadual do Proinfância Bahia

Data: 28 de março

Local: Hotel Fiesta – Av. Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara, Salvador – BA.

 

Inscrição: gratuitas (encerradas – todas as vagas preenchidas)

 

 

Programação:

 

7h30 - Credenciamento

8h - Mesa de abertura:

8h30 – Conferência – Políticas Públicas e qualidade da Educação Infantil.

- Profª Drª Fúlvia Rosemberg (USP/FCC)

Coordenação: Profª Ms. Marlene Oliveira dos Santos (UFBA/FBEI/MIEIB)

10h – Mesa 1: O Proinfância no Estado da Bahia: Políticas Públicas e Qualidade da Educação Infantil

- Profª Rita de Freitas Coelho (MEC/SEB/COEDI)

- Sr. Tiago Ründunz (FNDE/MEC)

 Coordenação: Profª Ms. Maria Izabel Souza Ribeiro (UFBA/FBEI)

 

Tarde

14h - Mesa 2: A Educação Infantil no Estado da Bahia

- Profª Drª Maria Luiza Rodrigues Flores (UFRGS)

- Profª Ms. Marlene Oliveira dos Santos (UFBA/FBEI/MIEIB)

- Profª Ms. Maria Izabel Souza Ribeiro (UFBA/FBEI)

Coordenação: Profª Drª Silvia Helena Vieira Cruz (UFC)

 

Mais informações

 

inCult – Assessoria em Comunicação que vai além.

Murilo Bereta – 71 9160 2328 l 9700 2328

murilobereta@incultcomunicacao.com.br

Tatiane Sacramento – 71 8875 8721|9195-2630

tatianesacramento@incultcomunicacao.com.br

0 comentários:

Postar um comentário