11/10/2011

Torneio elege o melhor canto de Curió em Itabuna, no sul da Bahia

Concurso foi realizado domingo e teve dois ganhadores do mesmo dono.

Mais de 128 cantos diferentes de Curió já foram catalogados.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz
Só no Brasil já foram catalogados mais de 128 cantos diferentes de Curió. Com o talento dos pássaros, é até difícil saber qual canta melhor. Mesmo assim, em Itabuna, no sul da Bahia, todo ano são realizados torneios para eleger o melhor canto de Curió. No domingo (9), os pássaros batizados pelos dono como Andinho e Astro foram os vencedores do concurso.
O que diferencia mesmo cada animal não são as características físicas e sim a habilidade para cantar. Pelo menos duas vezes por ano em Itabuna é realizado um torneio para julgar os melhores da região. O pássaro tem cinco minutos para se apresentar. Os jurados têm a difícil tarefa de escolher, mas eles garantem que existem critérios. "Pela qualidade do canto, pelas notas que têm que se encaixar como música", explica o jurado Jaime Reis.
O nome científico é grande "Orizoborus Angolensis", mas o dado pelos índios combina mais com a ave: Curió, que significa amigo do homem. Para muitos criadores esse pequeno pássaro representa muito mais que isso. "A gente cuida do passarinho, do Curió, como se fosse da família da gente", relata o criador de Curió 
Os criadores precisam ter autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para ter esse tipo de pássaro. Essa espécie requer muito cuidado e atenção. Foi por causa do avô e do pai que o comerciante Daniel Girardi se tornou um criador de Curió. "Tem que ter uma dedicação plena, requer atenção e carinho", diz Daniel, dono dos dois pássaros ganhadores do torneio realizado no domingo.

0 comentários:

Postar um comentário