Mais de 128 cantos diferentes de Curió já foram catalogados.
Só no Brasil já foram catalogados mais de 128 cantos diferentes de Curió. Com o talento dos pássaros, é até difícil saber qual canta melhor. Mesmo assim, em Itabuna, no sul da Bahia, todo ano são realizados torneios para eleger o melhor canto de Curió. No domingo (9), os pássaros batizados pelos dono como Andinho e Astro foram os vencedores do concurso.
O nome científico é grande "Orizoborus Angolensis", mas o dado pelos índios combina mais com a ave: Curió, que significa amigo do homem. Para muitos criadores esse pequeno pássaro representa muito mais que isso. "A gente cuida do passarinho, do Curió, como se fosse da família da gente", relata o criador de Curió
Os criadores precisam ter autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para ter esse tipo de pássaro. Essa espécie requer muito cuidado e atenção. Foi por causa do avô e do pai que o comerciante Daniel Girardi se tornou um criador de Curió. "Tem que ter uma dedicação plena, requer atenção e carinho", diz Daniel, dono dos dois pássaros ganhadores do torneio realizado no domingo.
0 comentários:
Postar um comentário