23/10/2011

Obra viária e 'polo institucional' são legados prometidos após Copa em SP

Cidade de São Paulo será sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. 

Estão previstos investimentos também em transporte de massa sobre trilhos.

Do G1 SP

Maquete mostra inserção urbana do monotrilho Linha Ouro (Foto: Reprodução/ Metrô)Maquete mostra inserção urbana do monotrilho
da Linha 17-Ouro (Foto: Reprodução/ Metrô)
Quando os atletas da Copa do Mundo de 2014 deixarem o campo, os moradores de São Paulo poderão avaliar quais os legados que a competição deixará no dia a dia. Os governantes dizem que serão muitos. “Mais do que um torneio esportivo, a Copa do Mundo abrirá uma série de oportunidades para a cidade, especialmente a Zona Leste. Seu legado inclui o aperfeiçoamento da infraestrutura urbana paulistana - que já é uma das mais qualificadas do mundo -, a projeção internacional da marca ‘São Paulo’ e a criação de um vetor de desenvolvimento em Itaquera e região”, diz o secretário especial de Articulação para a Copa do Mundo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves.
Entre as promessas para a competição estão melhorias no transporte sobre trilhos, obras viárias no entorno do estádio do Corinthians, onde ocorrerá a abertura da Copa, e a criação do chamado “polo institucional de Itaquera”, com a instalação de uma Fatec, uma Etec, uma unidade do Senai, uma base da Polícia Militar e um fórum.

O estádio do Corinthians passa ao lado da Radial Leste, onde também ficam as estações do Metrô (Linha 3-Vermelha) e do trem (Linha 11-Coral da CPTM). De acordo com Morais, se, em dia de congestionamento pesado, as três vias “travarem”, os motoristas “não terão saída”. Para ele, a ampliação da Avenida Jacu-Pêssego, que ocorreu há um ano e permitiu a ligação direta com o Rodoanel Mário Covas e a Rodovia Ayrton Senna, foi importante para a região. Porém, não eliminou o problema dos veículos pesados.
Quem vive na região opina sobre o que deve ser feito até a Copa. O arquiteto e urbanista Thalles Marcius de Morais, morador de Itaquera, aponta gargalos no trânsito em três vias importantes da região: as avenidas Jacu-Pêssego, Aricanduva e Radial Leste, um dos principais acessos do bairro ao Centro. “Com a implantação do estádio, o tráfego na Jacu-Pêssego vai ficar precário e muita gente vai usar a Radial Leste. Isso precisa ser muito bem desenvolvido. A evacuação em dia de jogo vai ser precária.”
“Depois dessa ligação, ficou bem ruim o trânsito por causa dos caminhões. As ligações rápidas ficaram mais demoradas. Por isso, a importância de o Rodoanel Leste ficar pronto antes da Copa”, diz o urbanista. O Trecho Leste do Rodoanel deve ligar o Trecho Sul às rodovias SP-066, Ayrton Senna e Presidente Dutra, e ficar pronto no primeiro semestre de 2014. Os investimentos em construção, desapropriações, reassentamentos e projetos ambientais são de R$ 2,8 bilhões.
O governo do estado e a Prefeitura de São Paulo dizem que os investimentos em mobilidade urbana na região de Itaquera ocorrem, principalmente, em duas frentes: transporte de massa sobre trilhos e no viário do entorno. Entre as obras já concluídas, em andamento e projetadas, são cerca de R$ 50 bilhões de investimentos, sendo R$ 37,6 bilhões em expansão e modernização da rede sobre trilhos e outros R$ 12 bilhões para obras no sistema viário. Entre elas, estão listadas a ampliação da Marginal Tietê e o Complexo Jacu-Pêssego, já entregues.
Confira no quadro abaixo as obras previstas e a estimativa de entrega total:
PROJETO
DESCRIÇÃO
CUSTO
SITUAÇÃO
Metrô Linha 2 Verde: Trecho Vila Prudente - Cidade Tiradentes (Monotrilho)Extensão da Linha 2 – Verde, da Estação Vila Prudente até Cidade Tiradentes, com extensão de 24,4km e construção de 17 estações.R$ 5,503 bilhõesEm execução (30/12/2016)
Metrô Linha 4 Amarela: Trecho Vila Sonia - Luz (Fases I+II)Implantação de nova linha em subterrâneo com extensão de 14,2km, ligando a Estação Luz, na área central à Vila Sonia, na zona oeste, com 11 novas estações. Fase I: 6 estações e Fase II: 5 estações.R$  3,572 bilhõesEm execução (30/09/2014)
Metrô Linha 5 Lilás: Trecho largo 13 - Chacara KlabinImplantação do trecho entre a Estação Largo 13 e a Estação Chácara Klabin, com extensão de 11,75km e construção de 11 novas estações.R$  6,996 bilhõesEm Execução (30/10/2015)
Metrô Linha 17 Ouro: Trecho Jabaquara - Morumbi (Monotrilho)Novo sistema de transporte sobre trilhos, ligando a Estação Jabaquara da Linha 1-Azul à Estação São Paulo/Morumbi da Linha 4 do Metrô, passando pelo Aeroporto de Congonhas, Estação Água Espraiada da Linha 5 - Lilás e Estação Morumbi da Linha 9 da CPTM. Extensão total de 18,1km e 19 estações.R$  3,175 bilhõesEm execução
(30/06/2015)
 
Metrô Modernização das Linhas 1, 2 e 3
 
Propiciar melhorias nas condições de atendimento aos usuários, por meio de recapacitação e modernização das linhas de Metrô, compreendendo reforma de 109 trens, sendo 51 para a Linha 1, 11 para a Linha 2 e 47 para a Linha 3, e implantação do sistema de sinalização CBTC (Communication Based Train Control)
 
R$  6 bilhõesEm execução (30/12/2015)
CPTM Modernização da Linha 7 RubiModernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 7 – Rubi (Luz – Francisco Morato/ Jundiaí). Aquisição de 43 novos trens e modernização de 20 trens.R$  4,328 bilhõesEm execução (28/02/2017)
CPTM Modernização da Linha 8 DiamanteModernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 8 - Diamante (Julio Prestes - Amador Bueno). Aquisição de 24 novos trens e modernização de 12 trens.R$ 2,429 bilhõesEm execução (30/08/2017)
CPTM Modernização da Linha 9 EsmeraldaModernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajau). Construção de 3 novas estações (Grajaú, Autódromo e Interlagos). Aquisição de 8 novos trens.R$ 1,966 bilhõesEm execução (31/12/2014)
CPTM Modernização da Linha 10 TurquesaModernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 10 – Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra).R$ 1,256 bilhõesEm execução (30/07/2016)
CPTM Modernização da Linha 11 CoralModernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 11 – Coral (Luz – Estudantes). Aquisição de 9 novos trens e modernização de outros 5 trens.R$ 1,692 bilhõesEm execução (30/04/2015)
CPTM Modernização da Linha 12 SafiraModernização da via permanente, rede aérea, sistemas elétricos e de sinalização e estações da Linha 12 – Safira (Brás – Calmon Viana). Aquisição de 20 novos trens.R$ 2,395 bilhõesEm execução (30/04/2015)
CPTM Expresso ABCPropiciar à população da RMSP e principalmente do ABC, um transporte de massa mais seguro, rápido e confortável.R$ 1,269 bilhõesProjetado (30/04/2015)
Plano de Desenvolvimento da Zona Leste
PROJETO
DESCRIÇÃO
CUSTO          
SITUAÇÃO
Alças de Acesso da Avenida jacu - Pêssego com a Nova RadialNovas Alças de Ligação no Cruzamento da Avenida jacu - Pêssego com a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Marginal)R$ 94 milhõesEm elaboração
Avenida de Ligação Norte - Sul, Trecho Avenida Itaquera - Nova RadialNova Avenida de Ligação Norte - Sul, no Trecho entre a Avenida Itaquera e a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do Metrô e da CPTMR$ 127 milhõesEm elaboração
Ligação Norte-Sul com Av. Miguel I. CuriNova avenida , articulando a ligação Norte - Sul, com a Avenida Miguel Inácio Curi, junto à adutora da Sabesp existenteR$ 22 milhõesEm elaboração
Passagem em desnível na Radial LestePassagem em desnível na Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste) no trecho em frente às estações do Metrô e da CPTM.R$ 68 milhõesEm elaboração
Adequação viária no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Engenheiro Adervan MachadoAdequação viária no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Engenheiro Adervan MachadoR$ 5 milhõesEm elaboração
Atividades GeraisElaboração de projetos, desapropriação, interferênciasR$ 162 milhões 

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