31/10/2011

Uma capixaba, lindíssima, seria o pivô da briga entre os Filhos de Francisco

IRMÃOS BRIGAM POR CAUSA DE MULHER: Segundo o jornal O Dia, Zezé de Camargo estaria apaixonado por uma morena belíssima, nascida em Vila Velha (ES). Os dois não se desgrudam. Só que Luciano se sente incomodado com a presença da moça no camarim dos shows. No dia do show de Curitiba, ela estava lá. Já Zilu, a mulher de Zezé, mora em Miami, e isso não é pouca coisa
Zez-Di-Camargo-e-Luciano-Show

Brasil - Uma morena belíssima de nome Graciele, de Vila Velha, no Espírito Santo, e moradora de Alphaville, em São Paulo, teria sido o pivô da briga entre Zezé Di Camargo e Luciano. De acordo com o jornal O Dia, Graciele é amiga de Zezé há cinco anos e essa amizade entre eles incomoda demais o irmão mais novo dos Camargo. A capixaba estonteante estaria cada vez mais próxima a Zezé. Flávia, mulher de Luciano, não aceita que Graciele frequente os bastidores dos shows e no dia da apresentação da dupla em Curitiba, ela estava no camarim.
Já Zilu, mulher de Zezé, está em Miami, e isso é o que importa. A reportagem afirma que é pouco provável que ele e Zilu se separem oficialmente por um simples detalhe: boa parte dos bens da família está no nome de Zilu Camargo.
fonte: bahiadiadia.com.br

Sepulturas são violadas e crânio é roubado no interior da Bahia

“F...-SE TODOS”: Quatro sepulturas foram violadas no cemitério do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. Em uma das lápides, deixaram a frase em inglês: “Fuck It all” (F...-se todos)


LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - Quatro túmulos do cemitério do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, foram violados nesta quinta, 27. Em um deles, o crânio de um cadáver foi roubado, segundo o blog do Sigi Vilares.
O administrador do cemitério, Amadeu Pereira dos Santos, teria chegado ao cemitério pela manhã e encontrado as quatro sepulturas abertas. Além do sumiço do resto mortal, em uma das lápides foi deixada a frase, em inglês, “Fuck it all” (F...-se todos).

Consumo de energia elétrica cresce 4% no trimestre influenciado pela demanda residencial e comercial


No terceiro trimestre de 2011, o consumo de energia elétrica industrial manteve o desempenho verificado no segundo trimestre do ano, com alta de 2% em relação ao mesmo período de 2010.

A maior demanda residencial e comercial foi decisiva para que, no terceiro trimestre, o consumo de eletricidade do país tenha aumentado 4,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 108 mil gigawatts-hora (GWh). Os dados fazem parte do Boletim Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgado hoje (28) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Segundo o boletim, o consumo de energia elétrica dos setores comercial e residencial, no trimestre, aumentou 8,1% e 6,4%, respectivamente. Em setembro, o consumo nacional de eletricidade foi 4,4% maior do que o de setembro do ano passado, totalizando 36.699 GWh.
O crescimento do consumo de energia elétrica residencial mais que dobrou no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre, período em que houve muita chuva e temperaturas baixas em várias capitais brasileiras. Segundo a EPE, o consumo residencial do trimestre tem relação direta com a conjuntura econômica. “Colaboraram para isso, além do crédito difundido à população, as boas condições do mercado de trabalho, como o rendimento médio real, que cresce desde 2004 [IBGE], e a taxa de desocupação, que declina a cada ano”.
Já em relação ao aumento do consumo comercial, a EPE avalia que o setor de bens e serviços contribuiu para o desempenho. “Certamente contribui para isso a permanência da taxa de desemprego em nível baixo [até agosto variou entre 6% e 6,5%] e a disponibilidade de crédito ao consumidor”.
No terceiro trimestre de 2011, o consumo de energia elétrica industrial manteve o desempenho verificado no segundo trimestre do ano, com alta de 2% em relação ao mesmo período de 2010. De acordo com a EPE, o resultado foi influenciado pelo desempenho da atividade industrial nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Fonte: Agência Brasil

Justiça Federal dá prazo de 72 horas para Inep explicar vazamento de questões do Enem


MEC e o Inep informaram que já estão preparando a defesa e entregarão as informações no prazo determinado.

A Justiça Federal no Ceará deu prazo de 72 horas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para que se manifeste sobre o pedido do Ministério Público Federal no estado de anulação total ou parcial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana.
O MPF-CE propôs ontem (27) uma ação civil pública pedindo que o Enem fosse cancelado ou que as questões que vazaram na fase de pré-teste do exame por meio de apostila distribuído pelo Colégio Christus, de Fortaleza, fossem anuladas. O juiz federal Luiz Praxedes Viera da Silva só se manifestará após o prazo estipulado, que termina na manhã de segunda-feira (31).
O MEC e o Inep informaram que já estão preparando a defesa e entregarão as informações no prazo determinado pela Justiça.
Apostila com questões
O pedido de anulação foi feito após a notícia de que estudantes do colégio cearense receberam uma apostila, semanas antes da prova do Enem, com 14 questões idênticas às do exame nacional.
Os itens fizeram parte de um pré-teste do Enem, do qual alunos do Christus participaram em outubro de 2010. De acordo com o procurador, como os alunos tiveram acesso antecipado às questões, o exame deveria ser anulado porque houve violação do princípio da isonomia.
O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste.
O Ministério da Educação decidiu cancelar as provas do Enem dos alunos do Christus. Eles terão uma nova chance de fazer o exame no fim de novembro.

Fonte: Correio*

29/10/2011

LINEU SAI DO ARMÁRIO: Marco Nanini assume que é homossexual

É a primeira vez que o ator confessa publicamente que se relaciona com homens. Nanini interpreta o personagem Lineu Silva, do seriado a Grande Família, há mais de 10 anos
 lineu_gay_portal_bahiadiadia
RIO DE JANEIRO - O ator Marco Nanini, 63 anos, declarou, na edição de novembro da Revista Bravo, que é homossexual. "Moro sozinho no Rio de Janeiro, em uma casa, com três cachorros. Às vezes, pintam umas namoradas,  uns namorados… Namoradas, não. Namorados", disse.
Nanini, que interpreta há mais de 10 anos o personagem Lineu no seriado A Grande Família, da Rede Globo, também afirmou que o fato de estar solteiro não causa nenhum tipo de preocupação. "Já vivi o que necessitava viver nessa seara”, explicou.

Foi a primeira vez que Marco confessou publicamente que se relaciona com homens.

Ex-presidente Lula está com câncer

Segundo o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, os exames foram feitos na manhã de hoje diagnosticaram um câncer na laringe do ex-presidente, que deverá iniciar tratamento com quimioterapia nos próximos dias 
lula_carcer_portal_bahiadiadia
SÃO PAULO - O ex-presidente Lula foi diagnosticado com um câncer de laringe, informou, na manhã deste sábado, 29, o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Os exames foram feitos na manhã de hoje por uma equipe do hospital. De acordo com o boletim médico, foi “definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias”.

O texto diz ainda que Lula “encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial”.

27/10/2011

Brasil perde para o Canada nos penalts

Futebol feminino Brasileiro empata em 1 x 1  e vai pro penalts. Brasil perde e Canada fica com o ouro

MPF-CE entra com ação na Justiça para anular questões ou todo o Enem


Procurador federal pede ainda que decisão do MEC seja suspensa.

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE)  entrou na tarde desta quinta-feira (27) com uma ação civil pública que pede a anulação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil, ou então solicitando a anulação de 14 questões iguais às do exame divulgadas em material do colégio Christus, de Fortaleza, dias antes da prova realizada no último fim de semana. Na ação, o procurador federal no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu ainda a suspensão da medida do Ministério da Educação (MEC) que anula o Enem para 639 alunos do colégio Christus. A ação civil pública foi protocolada no fim desta tarde na Justiça Federal no Ceará.
“Esses 639 competem igualmente com candidatos de todo o país, independente da base territorial. Essas seriam as formas de manter a isonomia entre todos os alunos do Brasil”, diz o procurador.
Para Oscar Costa Filho, “querem resolver de forma local um problema nacional”. “Essa decisão [de anular as provas dos estudantes do Chritus] não podia ser pior. É uma decisão que reconhece a quebra de isonomia e aumenta ainda mais a gravidade da isonomia”, avalia o procurador.
Segundo Oscar Costa Filho, o “vício” está na prova do Enem, e não nos alunos da escola de Fortaleza. “Há alunos da escola que não tiveram acesso ao material. E também alunos de outras escolas que compartilharam das questões iguais às do Enem.”
Ainda conforme o procurador, o diretor da escola Christus teria informado que alunos de cursinho da escola também tiveram acesso ao material com as questões do Enem. Costa Filho diz também que a escola não tem controle de quantos e quais alunos dos cursinhos fizeram uso das cartilhas com questões semelhantes às do Exame Nacional do Ensino Médio.
Investigações
O MEC confirmou nesta quinta-feira (27) que as questões do Enem que vazaram estavam no pré-teste aplicado no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro de 2010. A escola participou das avaliações. Para o pré-teste, os colégios são isolados e não pode haver vazamento dos dados na prova. Após a execução do pré-teste, os documentos são avaliados e em seguida incinerados.
De acordo com nota publicada no site do MEC, a conclusão foi de que as questões de matemática e ciências da natureza e ciências humanas e linguagens de dois dos 32 cadernos de questões do pré-testes foram copiadas, das quais 14 constavam da prova do Enem 2011.
Ainda, de acordo com o texto, todos os cadernos foram devolvidos, devidamente conferidos, e depois incinerados. Não houve, portanto, extravio do material.
Para especialista, Enem deveria ser cancelado
A condição de igualdade entre todos os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será ferida se somente os alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, fizerem a prova novamente. A constatação é do professor e doutor em direito administrativo, Alexandre Mazza. Para o especialista, o exame tem de ser anulado em todo o país. “Se o Enem vai criar uma base classificatória única, a prova tem de ser a mesma para todos. Com certeza uma vai ser mais fácil que a outra. Não há como fazer um resultado só com provas diferentes. É inaceitável”, afirma o advogado.
A justificativa do Ministério da Educação de que a teoria de resposta ao item (TRI) garante provas com o mesmo grau de dificuldade não tem embasamento jurídico, de acordo com Mazza. “Os alunos têm de fazer a mesma prova, não provas diferentes com o mesmo grau de dificuldade.”
Para o exame ser anulado em todo o país há dois caminhos. Por meio de uma decisão do MEC, que descartou a possibilidade, ou por uma decisão judicial. Neste último caso, só seria possível se houvesse uma provocação do Ministério Público ou de algum candidato que tenha se sentido prejudicado e o juiz decidisse pelo cancelamento. “Mas como é uma decisão de grande repercussão que envolve uma logística muito grande, só um juiz muito corajoso a tomaria", afirma Mazza.
O advogado lembra que caso a prova seja reaplicada somentes aos alunos do Christus, no Ceará, a situação abrirá brechas legais para que outros alunos ingressem com ações. Segundo ele, se um estudante que fez as provas nos dias 22 e 23 de outubro tiver pontuação inferior a um aluno do Chrstus que ganhou o direito de refazer o exame, por exemplo, poderá reclamar na Justiça. O direito também vale para um aluno do Christus que, por acaso, tenha tido desempenho melhor na primeira edição do Enem do que na segunda.

Veja como se encontra os contornos da cidade de Irecê.


Veja como se encontra os contornos da cidade de Irecê. Matéria com o repórter Fábio Oliveira

bIuWFSqETzI

Seleção de Irecê enfrenta Itamaraju neste domingo no Estádio Municipal



O Campeonato reúne mais de 60 municípios baianos e Irecê é a única seleção que desde o início dos jogos nunca perdeu uma única partida.

A seleção de Futebol de Irecê enfrentará Itamaraju neste domingo, às 16h, no Estádio Municipal Joviniano Dourado Lopes, pelo Campeonato Intermunicipal.
O Campeonato reúne mais de 60 municípios baianos e Irecê é a única seleção que desde o início dos jogos nunca perdeu uma única partida.
Neste momento, apenas 16 seleções seguem no Intermunicipal, então é hora de dar o nosso apoio: vamos neste domingo torcer por nossa Seleção!

Fonte: ASCOM PMI

Governo do Estado abre seleção para primeiro emprego‏


As inscrições acontecem de 1° a 06 de novembro, exclusivamente pelo site.

O Programa Mais Futuro, criado pelo Governo da Bahia com a finalidade de abrir as portas do mercado do trabalho para jovens e adolescentes com renda familiar de até três salários mínimos, terá novo processo seletivo para formação do Banco de Aprendizes do Governo do Estado. A expectativa é que a nova seleção pública inscreva aproximadamente 30 mil alunos de escolas públicas, na faixa etária de 14 e 18 anos de idade. A Secretaria da Administração (Saeb) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) são responsáveis pela iniciativa.
As inscrições acontecem de 1° a 06 de novembro, exclusivamente pelo sitewww.selecao.uneb.br/bancodeaprendizes2011. A taxa de inscrição é no valor de R$ 5. O edital da seleção será divulgado nesta sexta-feira (28) e publicado no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site das Voluntárias Sociais (www.vsba.ba.gov.br).
A nova seleção atenderá às exigências do Ministério do Trabalho, incluindo portadores de deficiência, sendo reservados 5% das vagas oferecidas ou que vierem a ser criadas durante o prazo de validade da seleção, que é de dois anos, podendo ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos. Neste caso, o candidato deve declarar, no ato da inscrição, ser portador de necessidades especiais e entregar laudo médico, acompanhado de atestado de saúde ocupacional, de acordo com as exigências previstas em edital, até o dia 7 de novembro.
Provas - Os candidatos terão que realizar prova objetiva de conhecimentos gerais, de caráter eliminatório e classificatório, versando sobre português, matemática e atualidades e cidadania, totalizando 60 questões. A divulgação do local de prova, horário e data obedecerá ao previsto em edital, e o candidato pode imprimir o cartão de convocação por meio do site da Universidade do Estado da Bahia (www.uneb.br)
É necessário que os inscritos compareçam no dia da prova com pelo menos uma hora de antecedência antes do fechamento dos portões, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha, além de um documento original de identificação com foto, entre eles, carteiras de identidade, de trabalho ou de habilitação, em bom estado de conservação. Será vetado o uso de materiais de consulta, telefones celulares, relógios, boné, chapéu, óculos escuros, pagers, protetor auricular, máquinas calculadoras ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico.
Seleção anterior cadastrou 3.074 jovens no Banco de Aprendizes
A Uneb, responsável pela seleção pública, também realizou a primeira edição, em outubro de 2008, quando cadastrou 3.074 jovens aprovados no Banco de Aprendizes e convocados por ordem de classificação, de acordo com a demanda dos órgãos da administração estadual. “A nova seleção já traz a fórmula do sucesso da primeira edição, em que mais de mil jovens foram encaminhados para a experiência do primeiro emprego. Nossa meta é superar este número”, diz o secretario da Administração Manoel Vitório.
Os selecionados assinam contrato de trabalho especial de aprendizagem, com prazo determinado de dois anos, com remuneração básica de R$ 556, além de auxílios transporte e alimentação e plano de saúde. Os aprendizes fazem treinamento teórico de, no mínimo, 400 horas, dividido em módulos que incluem disciplinas como qualidade no atendimento, informática, noções de empreendedorismo, comunicação empresarial, matemática relacionada ao mundo do trabalho, entre outros.
A capacitação teórica é feita nas Voluntárias Sociais e o aprendizado prático diretamente nas unidades de atuação dos jovens, com monitoramento permanente. “Além de oportunizar uma experiência de até dois anos no currículo do jovem, o Mais Futuro encaminha-o, após o fim de sua atuação no programa, para o banco de dados do Sistema de Intermediação para o Trabalho (SineBahia)”, explica a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça.
As diretrizes do programa são estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê assinatura de convênio entre o Estado e entidades sem fins lucrativos.

Fonte: SECOM - BA

Veja Compacto com atrações que animaram Gentio do Ouro


 Veja Compacto com atrações que animaram Gentio do Ouro

_UGwR_xPQB0

Matadouro de Irecê, mais uma obra inacabada


 Matadouro de Irecê, mais uma obra inacabada, um verdadeiro absurdo. Veja a matéria com o repórter Cláudio Fera

dp2vX5cebS0fonte: www.tvlider.tv

Parece ate brincadeira Golpista da torre continua agindo no interior da Bahia

O cara é um tremendo picareta. Em junho desse ano, ele subiu numa torre de telefonia em Porto Seguro e ameaçou se jogar, caso a comunidade não o “ajudasse”. Nesta quarta, 26, ele repetiu a encenação em Jequié

PA260082

JEQUIÉ – Depois de aprontar em Porto Seguro, quando subiu na torre de telefonia que fica no Mercado do Povo, na região do Baianão, no dia 14 de junho, e ameaçou se jogar lá de cima, caso a comunidade não o ajudasse com dinheiro para ele viajar de volta para Salvador, o golpista José Carlos Conceição, 29 anos, voltou a atacar na Bahia.
Ontem, ele subiu na torre de telefonia da cidade de Jequié, no centro sul do estado, e repetiu a encenação com o objetivo de conseguir ajuda. O golpista permaneceu cerca de três horas em cima da torre, discursando contra o preconceito racial e ameaçando se jogar porque, segundo ele, ninguém o ajuda.
Quando o malandro desceu da torre foi aplaudido pela multidão, que se formou no local para acompanhar o falso drama. Não se sabe quanto ele faturou em Jequié. Em Porto Seguro, ele se deu bem.


Também aconteceu em:

As nossas polícias da Bahia, ainda não descobriram que esse moço usa constantemente usa desse   expediente para conseguir algo. Há mais ou menos 2 anos o mesmo JOSÉ CARLOS DA CONCEIÇÃO, 29 anos, procedente de Salvador, subiu na torre da TELEBAHIA em Irecê e fez o mesmo espetáculo, ele amarra uma corda np pescoço e chama a atenção de toda sociedade. Em  Irecê o referido indivíduo ficou duas horas negociando com policiais, depois desceu e prestou aquele emocionanete depoimento na Rádio Irecê  Líder-FM, logo depois fez as mesmas cenas na cidade de Xique Xiquee ontem, 20/10/2011 JOSÉ CARLOS DA CONCEIÇÃO armou o circo na cidade de Jacobina, sempre dizendo que tem oito filho e que tem uma dívida de dois mil reais, assim o canalha consegue viver roubando a consiencia alheia.
Para melhor esclarecimento do que eu descobrir, consultem no GLOOGE, e vejam quantas vezes o golpitas José Carlos da Conceição aplicou o golpe do suícidio.As mesmas imagens, os mesmos mudus operandis.
Cuiriosidade descorta por ESEQUIAS DOURADO DRT 4182-BQ-99.IMAGEM DE PAULO AFONSO-BA.
IMAGEM DA CIDADE DE  JACOBINA-BA

25/10/2011

Embalagens de agrotóxicos vazias serão recolhidas pela Adab‏


A ação acontece em locais próximos às propriedades rurais como forma de estimular a devolução destes resíduos pós - consumo ao Sistema Campo Limpo - e beneficiará cerca de 1.300 produtores do Vale do São Francisco.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), promove até o dia 22 de novembro, em diversas cidades da Bahia, o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos.
A ação acontece em locais próximos às propriedades rurais como forma de estimular a devolução destes resíduos pós - consumo ao Sistema Campo Limpo - e beneficiará cerca de 1.300 produtores do Vale do São Francisco.
Estima-se que serão devolvidas nove toneladas de embalagens vazias, que serão encaminhadas à central de recebimento de Petrolina, gerenciada pela Acavasf, e, posteriormente, encaminhadas para a destinação final pelo Inpev, que representa a indústria fabricante de agrotóxicos.

Pontos de Coleta
Terça-feira (25) - Projeto Afonso
Perímetro irrigado do projeto Paulo Afonso. Das 8 às 12h e das 14 às 16h
Povoado Tigre - Sede da Associação. Das 8 às 12h e das 14 às 16h
Baixa do Boi - Dentro do projeto Flores da Bahia. Das 8 às 12h e das 14 às 16h

Quarta-feira (26) - Glória
Centro Administrativo da Codevasf.  Das 9 às 16h

Quinta-feira (27) - Rodelas
Centro Administrativo da Codevasf. Das 9 às 16h

Dia 8 de novembro - Pedra Branca
Centro Administrativo. Das 9 às 15h

Dia 10/11- Ponto Novo
Sede do Distrito. Das 10 às 15h

Dia 17/11 - Município de Curaçá
Sede de Curaçá, na praça de eventos. Das 9 às 12h
Distrito de Riacho Seco, no campo de futebol. Das 14 às 16h

Dia 22/11 - Salitre
Escritório da Codevasf no povoado de Lagoa Salitre. Das 8 às 12h.

Fonte: SECOM - BA

Celebridade diz que teve página no Facebook removida por ser sexy

Segundo Facebook, página foi removida por engano.

Ela é casada com o ator americano Doug Hutchison, da série 'Lost'.


Courtney Alexis Stodden disse que teve página removida pelo Facebook por ser sexy demais. (Foto: Reprodução/Facebook)Courtney Stodden disse que teve página removida
por ser sexy demais. (Foto: Reprodução/Facebook)
A celebridade americana Courtney Alexis Stodden, de 17 anos, que é casada com o ator americano Doug Hutchison, da série "Lost", disse que teve sua página removida do Facebook por ser "sexy demais", segundo reportagem do jornal "Washington Post".
O site, no entanto, afirmou que a página havia sido removida por engano e já foi restaurada.
A mãe de Courtney disse que o ciúme de outras mulheres foi a razão para a página de sua filha ter sido removida.
"Os homens a amam, enquanto as mulheres a odeiam", afirmou Krista Keller.
A página de Courtney tinha sido removida no dia 12 de outubro.



fonte: g1.globo.com

Policiais, médicos e professores paralisam suas atividades na Bahia

Escolas, delegacias e hospitais fecham as portas na capital e no interior do estado no Dia Estadual de Luta em Defesa da Educação e da Valorização dos Servidores Públicos    

GREVES

BAHIA – Médicos e dentistas que atendem pelo SUS, policiais civis e profissionais de educação do estado suspendem suas atividades durante esta terça, 25, para reivindicar direitos e melhorias nas condições de trabalho.
Hoje, Dia de Estadual de Luta em Defesa da Educação e da Valorização dos Servidores Públicos, haverá mobilização dos trabalhadores na capital e no interior.
Apenas os serviços de urgência e emergência estarão funcionando nos hospitais públicos. A polícia civil também cruzou os braços. Já os professores pararam hoje e voltam a parar na sexta-feira.

Cães fazem penteados e maquiagem especial para concurso de beleza

G1 acompanhou a preparação dos animais para exposição internacional. 

Eles seguem rotina de treinamentos e têm alimentação controlada.

Luciana RossettoDo G1, em São Paulo

Nem as mulheres mais lindas ganham concursos de beleza apenas com graça na passarela e corpo perfeito: todas exibem maquiagem e cabelo especiais. Cães preparados para disputar exposições vivem a mesma rotina, com horas de tosa até chegar a uma pelagem perfeita e muita maquiagem para ressaltar os pontos fortes. O G1 acompanhou a preparação dos animais para uma exposição internacional do Kenel Clube São Paulo, realizada nos dias 15 e 16 de outubro.
Seis horas antes da disputa, a poodle grande Gigi da Maia já começava a ser preparada. O handler Divonei Rasera acertou os últimos detalhes da tosa do corpo e investiu no penteado padrão, em formato de leque. O esforço foi reconhecido e Gigi conquistou o primeiro lugar na 61ª Exposição Pan-Americana.
“Ela não fica o tempo todo na mesa de preparação. Costuma fazer intervalos para brincar, comer, mas já está tão acostumada com as competições que até dorme enquanto trabalhamos nela. Ela tem até um travesseiro”, afirma Rasera, que tem a função de cuidar de Gigi e acompanhá-la nas exposições.
poodle grande (Foto: RAUL ZITO/G1)Poodle grande Gigi da Mata começou a se preparar
bem cedo para a exposição (Foto: Raul Zito/G1)
“As exposições são muito parecidas com concursos de beleza, principalmente para os cães de pelo longo, que requerem atenção especial”, explica Charlie Andrade, responsável por cuidar do shih tzu Lance, que leva até três horas para ficar pronto. Além de esticar os fios com a ajuda do secador e da chapinha, Andrade faz o penteado de Lance dentro dos padrões exigidos e borrifa spray fixador para deixar tudo impecável. Por último, Lance recebe maquiagem nos olhos, “para destacar o olhar”, e na pelagem.
“Não existe cachorro perfeito, todos têm detalhes que precisam ser melhorados para ressaltar a beleza deles na pista. É como uma Miss Brasil sem maquiagem, não teria graça. No critério de desempate, o cão mais bem arrumado faz a diferença”, explica o handler Claudio Cruz, responsável pelo pug Bahuan, do canil Piffer. O cão também recebe maquiagem no pelo curto para disfarçar calos e pequenas imperfeições.
“Procuramos deixá-los prontos duas horas antes de entrar na pista, para que possam descansar e também se acalmar. O condutor do cão também influencia a apresentação, o animal sente se a pessoa está nervosa”, afirma Fabiana Perrone, handler do canil Jaellis. Na competição, ela apresentou o yorkshire Here With Me, que já está adaptado ao ritmo das exposições.
Nervosismo
A desenvoltura na passarela também é fundamental para os cães conquistarem títulos. Os responsáveis desenvolvem estratégias para garantir que os animais desfilem perfeitamente, como atrair a atenção com brinquedinhos e petiscos.
Fabiana conta que o yorkshire fica agitado quando a vê pegar mala de transporte, pois sabe que vai viajar. “Ele fica louco para entrar na caixa, sabe que vai ganhar frango na pista e dormir no meu quarto. Ele dorme dentro de casa, mas no quarto só quando tem competição.”
shih tzu (Foto: Raul Zito/G1)Lance, cão da raça shih tzu, penteado e maquiado para a exposição. (Foto: Raul Zito/G1)
Disciplina 
Enquanto competem, os cães seguem uma árdua rotina de treinamentos e têm alimentação controlada, como atletas. Aqueles que possuem pelos longos, geralmente vivem em suportes feitos de grades para não ter contato com o chão e evitar manchas nos pelos, além de caminhar diariamente, mas na esteira.
Criador de golden retriever e sócio do canil Golden Trip, Alex Tavares conta que os cães são levados a exposições por no máximo cinco anos. “São cães valiosos, precisam ser saudáveis e não podem ser levados para passear em qualquer lugar. Depois de um tempo, eles param de competir e podem pisar na grama, ter uma vida normal de cachorro”, diz.

24/10/2011

Justiça autoriza mais de 33 mil crianças a trabalhar em lixões, fábricas de fertilizantes e obras


Os dados do ministério foram colhidos na Relação Anual de Informações Sociais.

Juízes e promotores de Justiça de todo país concederam, entre 2005 e 2010, 33.173 mil autorizações de trabalho para crianças e adolescentes menores de 16 anos, contrariando o que prevê a Constituição Federal. O número, fornecido à Agência Brasil pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), equivale a mais de 15 autorizações judiciais diárias para que crianças e adolescentes trabalhem nos mais diversos setores, de lixões a atividades artísticas. O texto constitucional proíbe que menores de 16 anos sejam contratados para qualquer trabalho, exceto como aprendiz, a partir de 14 anos.Os dados do ministério foram colhidos na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Eles indicam que, apesar dos bons resultados da economia nacional nas últimas décadas, os despachos judiciais autorizando o trabalho infantil aumentaram vertiginosamente em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Na soma do período, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina foram as unidades da Federação com maior número de autorizações. A Justiça paulista concedeu 11.295 mil autorizações e a Minas, 3.345 mil.
Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do MTE, Luiz Henrique Ramos Lopes, embora a maioria dos despachos judiciais permita a adolescentes de 14 e 15 anos trabalhar, a quantidade de autorizações envolvendo crianças mais novas também é “assustadora”. Foram 131 para crianças de 10 anos; 350 para as de 11 anos, 563 para as de 12 e 676 para as de 13 anos. Para Lopes, as autorizações configuram uma “situação ilegal, regularizada pela interpretação pessoal dos magistrados”. Chancelada, em alguns casos, por tribunais de Justiça que recusaram representações do Ministério Público do Trabalho.
“Essas crianças têm carteira assinada, recebem os salários e todos seus benefícios, de forma que o contrato de trabalho é todo regular. Só que, para o Ministério do Trabalho, o fato de uma criança menor de 16 anos estar trabalhando é algo que contraria toda a nossa legislação”, disse Lopes à Agência Brasil. “Estamos fazendo o possível, mas não há previsão para acabarmos com esses números por agora.”
ATIVIDADES INSALUBRES
Apesar de a maioria das decisões autorizarem as crianças a trabalhar no comércio ou na prestação de serviços, há casos de empregados em atividades agropecuárias, fabricação de fertilizantes (onde elas têm contato com agrotóxicos), construção civil, oficinas mecânicas e pavimentação de ruas, entre outras. “Há atividades que são proibidas até mesmo para os adolescentes de 16 anos a 18 anos, já que são perigosas ou insalubres e constam na lista de piores formas de trabalho infantil.”
No início do mês, o MPT pediu à Justiça da Paraíba que cancelasse todas as autorizações dadas por um promotor de Justiça da Comarca de Patos. Entre as decisões contestadas, pelo menos duas permitem que adolescentes trabalhem no lixão municipal. Também no começo do mês, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou as autorizações concedidas por um juiz da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, no interior paulista.
De acordo com o coordenador nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Rafael Dias Marques, a maior parte das autorizações é concedida com a justificativa de que os jovens, na maioria das vezes de famílias carentes, precisam trabalhar para ajudar os pais a se manter.
“Essas autorizações representam uma grave lesão do Estado brasileiro aos direitos da criança e do adolescente. Ao conceder as autorizações, o Estado está incentivando [os jovens a trabalhar]. Isso representa não só uma violação à Constituição, mas também às convenções internacionais das quais o país é signatário”, disse o procurador à Agência Brasil.
Marques garante que as autorizações, que ele considera inconstitucionais, prejudicam o trabalho dos fiscais e procuradores do Trabalho. “Os fiscais ficam de mãos atadas, porque, nesses casos, ao se deparar com uma criança ou com um adolescente menor de 16 anos trabalhando, ele é impedido de multar a empresa devido à autorização judicial.”
Procurado pela Agência Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não se manifestou sobre o assunto até a publicação da matéria.

Fonte: Agência Brasil