28/06/2012

PM estreia 'caveirinha' na ocupação da Vila Cruzeiro, no Rio


Veículo blindado de fabricação americana está em teste na cidade.
Mais leve e compacto, ele facilita a entrada da polícia nas comunidades.
A Polícia Militar estreou nesta quinta-feira (28), durante a ocupação da Vila Cruzeiro e do Parque Proletário, no conjunto de favelas da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, dois veículos blindados americanos, que mais leves e compactos, facilitam a entrada dos policiais nas comunidades. Ainda em teste, os veículos já ganharam o apelido de “caveirinha”.

De acordo com o chefe do Estado Maior Operacional da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, embora os veículos já estivessem na cidade durante a Rio+20 – em testes dentro Batalhão de Operações Especiais (Bope) - somente nesta quinta eles entraram em operação para valer, nas ruas.
“Estamos testando dois modelos: um para nove policiais e outro que pode transportar até 12 homens. Eles são do mesmo tamanho, o que muda é a configuração interna do veículo”, detalhou Pinheiro Neto.
Os veículos de fabricação americana são da marca Oshkosh e funcionam com motor Ford. Eles são do modelo Sandcat e receberam blindagem especial israelense própria para suportar tiros de fuzil calibres 762 e 556. Segundo o coronel, um modelo sul-africano, ainda em fase de licitação, também será testado pela PM.
“Além de mais confortável, o Sandcat pesa cinco toneladas, enquanto que os 'caveirões' atuais pesam de nove a 12 toneladas. Ele é mais estreito, o que propicia o patrulhamento em áreas onde as ruas e becos são mais apertados e por ser todo automático, os motoristas podem manobrá-lo com muito mais facilidade”, disse o coronel.
Se aprovados, os novos blindados serão adquiridos para serem usados pelo Bope e por outras unidades operacionais. O “caveirinha” está avaliado entre R$ 1 milhão e R$ 1,2 milhão.
Bope testa novo blindado mais compacto e já apelidado de "caveirinha", na Vila Cruzeiro (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)fonte:www.g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário