09/11/2010

A receita do sucesso nos negócios


A receita do sucesso nos negócios

A receita do sucesso nos negócios

Soichiro Honda passou a infância ajudando o pai na oficina de bicicletas e aos 15 anos viajou para Tóquio em busca de trabalho. Embora tenha arranjado emprego como aprendiz em uma oficina mecânica, acabou mesmo trabalhando como babá na casa do proprietário.
Decepcionado, retornou para casa e, seis meses depois, foi chamado de volta. Desta vez, permaneceu seis anos trabalhando como mecânico de automóveis até retornar novamente para casa e montar a sua própria oficina, aos 22 anos de idade.
Em 1936, após ter sofrido um grave acidente numa corrida de carros, sua esposa convenceu-o a abandonar ohobby. Honda passou a concentrar energia nos negócios e fundou a Tokai Seiki Heavy Industry, fabricante de anéis de pistão.
Em 1937, constrangido pela falta de um diploma, matriculou-se na Hamamatsu School of Technology, porém revelou-se um péssimo aluno. Honda tinha pouco interesse nas aulas de engenharia que não envolvessem anéis de pistão. Além de tudo, recusava-se a tomar nota da matéria e a fazer os exames escritos. Convidado a se retirar da escola, Honda decidiu fazer fortuna à sua maneira.
Ao lado de Konosuke Matsushita, Akio Morita e Eiji Toyoda, Soichiro Honda tornou-se um dos maiores industriais do Japão, ao transformar um hobby em empresa de sucesso que produz uma das melhores motocicletas do mundo. 
Para Soichiro Honda, “O sucesso só poderia ser atingido por meio de repetidos fracassos e da introspecção. Na verdade, o sucesso representa aquele 1% do seu trabalho combinado com 99% de ações denominadas fracassos.”
Em outro caso de sucesso semelhante, a ideologia de Masaru Ibuka – definida no início da história da Sony e incorporada mais tarde por Akio Morita – teve um papel importante na orientação e na evolução da empresa.
Os produtos da Sony nem sempre foram um sucesso, mas o primeiro toca-fitas magnético, o primeiro rádio transistorizado, o primeiro rádio de bolso, o primeiro videocassete doméstico e o walkman fizeram história.
Em 1958, Akio Morita fez com que o nome da empresa fosse mudado. Defensor entusiasmado da globalização, Morita logo percebeu que um nome como Tokyo Tshushin Kyogu – nome original da Sony – seria obstáculo para a conquista de mercados estrangeiros.
O nome Sony era uma combinação da palavra sonus – som, em latim – e do termo coloquial sonny, uma forma familiar americana de se referir a meninos ou rapazes. A estratégia funcionou e Morita acabou construindo uma das maiores empresas do mundo, famosa por seus sofisticados produtos em miniatura.
Quando perguntaram aos comerciantes de rádios norte-americanos se já haviam comercializado rádios japoneses, a resposta foi um sonoro “não”. Ao perguntarem se já haviam comercializado rádios Sony, a resposta foi um inequívoco “sim”. O restante é história.
A despeito de todas as dificuldades por eles enfrentadas, vale a pena relembrar os segredos do sucesso descritos por Jeffry Timmons, um dos maiores pesquisadores sobre o mundo do empreendedorismo. Com algumas observações adicionais, considere-os A Receita do Sucesso nos Negócios:
-> Desenvolva uma estratégia convincente e clara.
-> Comunique a essência da visão e da missão; não perca o principal objetivo de vista; mantenha o foco.
-> Crie um diferencial nos seus produtos e serviços; é a sua vantagem competitiva.
-> Não há segredos; somente o trabalho duro dará resultados.
-> Nada é mais importante do que um fluxo de caixa positivo.
-> Se você ensina uma pessoa a trabalhar para outras, você a alimenta por um ano; se você a estimula a ser empreendedor, você a alimenta, e a muitas outras, durante toda a vida.
-> Um negócio bem-sucedido, antes de ser técnico ou financeiro, é fundamentalmente um processo humano; as pessoas são importantes.
-> Realizar com o sentido de contribuir é mais importante do que ganhar dinheiro.
-> A sorte favorece os que são persistentes; enquanto a sorte não vem, continue caminhando.
-> A felicidade é um fluxo de caixa positivo.
Para tornar-se um empreendedor bem-sucedido, não é necessário reinventar a roda, basta seguir o modelo consagrado pelos empreendedores mais bem-sucedidos do mundo.
Pense nisso e empreenda você também!

0 comentários:

Postar um comentário