16/02/2013

Banca Atualidades, na Praça do Calçadão de Irecê, será retirada


Nesta quinta-feira,14, a banca de revista, localizada na Praça do Calçadão recebeu uma notificação da prefeitura municipal de Irecê para que retirasse o estabelecimento.  A medida tomada pela prefeitura municipal de Irecê, sob o comando do prefeito Luizinho Sobral, tem afetado diretamente aos donos de bares, vendedores de lanches informais e camelôs, além das bancas de revistas.
Através da secretaria municipal de Infraestrutura, a prefeitura justifica que a medida trata-se de um processo de organização do município e que todos os ambulantes estão sendo readaptados. Enquanto parte da população considera as mudanças necessárias para o desenvolvimento do município, outra parcela demonstra descontentamento. Nas redes sociais, muitos tem posicionado  contra a posição adotada pelo prefeito Luizinho Sobral. Alguns, reclamam da falta de planejamento e consideram a medida imediatista.
Em funcionando há quase três décadas no mesmo local, a Banca Atualidades, tradicional no município, era bastante frequentada, principalmente por estudantes. O desabafo, emocionado, do filho de “Galego da Revista”, André Carneiro Melo, nas redes sociais, sensibilizou muito de nós que já fomos fregueses do local.
“Concentrando pessoas no vai-e-vem da cidade, funcionando como referenciais sempre em pontos de grande circulação as bancas de jornais são ao mesmo tempo a ponta oposta do setor de produção e a principal interface entre jornalista e leitor nos meios de comunicação impressos”, diz.
Conforme o relato do filho que mostra-se orgulhoso,  as bancas estão presentes em praticamente todas as médias e grandes cidades do mundo, sempre instaladas em praças públicas e calçadas. “As bancas de revistas são uma marca cultural inserida na identidade dos centros urbanos do Brasil e do mundo. Esta é a sua função social”, afirma.
André ainda ressalta a importância como motivação e o incentivo a cultura e leitura. ”Um país só cresce quando a cultura é estimulada, divulgada e valorizada, nesse sentido, as bancas de revistas têm um papel fundamental de levar informação, cultura e entretenimento aos locais mais remotos. Se alguém quer uma informação nova e atualizada, ele vai encontrar tudo que precisa nestes estabelecimentos, seja nas grandes metrópoles ou em um pequeno município”, ressalta.
André inicia o relato dizendo que tais medidas não causam surpresas e considera as mudanças arbitrárias.”Afirmo que 27 anos não são 27 dias e as mudanças bruscas e arbitrárias estão prejudicando como diz a linguagem popular ”o lado mais fraco da corda”. Ainda sustento que não continua sendo surpresa estes atos administrativos impopulares da prefeitura com o “Galego da Revista”, reafirma.
E finaliza o desabafo acreditando que Momentos difíceis representam grandes aprendizados. “Intitulei este post de forma que os anéis estão indo, mas os dedos das mãos estão ficando. Mãos estas que são e serão sinônimos de lutas e de refutação de qualquer discurso de resignação”, conclui.
(Líder Noticias)

2 comentários:

  1. O atual prefeito desconhece a palavra povo ele está tirando o direito do povo sibreviver, impedindo A ECONOMIA DE GIRAR até parece que quer ver irece no buraco LUIZ esste seu projeto não vai dar certo pois nao deram certo em outrasd cidade
    foraaaaaaaaaaaaaaaaaaa luizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzinho

    ResponderExcluir
  2. fora luizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzinhjo

    ResponderExcluir