01/04/2011

Veja dicas por disciplina e simulados para concurso dos Correios


G1 traz dicas para os cargos de atendente, carteiro e operador de triagem.

Candidato deve priorizar matérias com mais dificuldade, dizem especialistas.

Marta CavalliniDo G1, em São Paulo
Correios (Foto: Reprodução/TV Globo)Funcionário dos Correios
(Foto: Reprodução/TV Globo)
O aguardado edital do concurso dos Correios para nível médio, que foi lançado na semana passada e substitui o de 2009, cancelado após briga judicial, traz 8.346 vagas em três cargos: atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. Todos os candidatos farão provas de português, matemática e informática, no dia 15 de maio. Quem começou a estudar para o concurso que foi cancelado, cujas provas chegaram a ser marcadas duas vezes (19 de setembro e 28 de novembro do ano passado) e foram canceladas, leva vantagem porque o conteúdo das disciplinas teve poucas mudanças. Mas especialistas dizem que, como o conteúdo programático é relativamente simples, é possível o candidato garantir uma boa preparação a partir de agora, sem ter estudado para o concurso anterior.
O que os candidatos devem se atentar é ao estilo de prova do Cespe/UnB, que costuma avaliar habilidades que vão além da memorização, e abrangem compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio. Além disso, cada item da prova poderá contemplar mais de um objeto de avaliação. Por isso, os professores ouvidos pelo G1 recomendam que o candidato treine com provas anteriores da banca.
Por isso, o G1 traz simulados de português, informática e matemática com questões anteriores do Cespe/UnB compiladas por professores de três cursos preparatórios.
De acordo com Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, o conteúdo programático, igual para os três cargos, teve poucas alterações em comparação com o edital de 2009. “Como os conteúdos são relativamente simples, o concurso dos Correios é um dos poucos que permitem preparação com o lançamento do edital. Cada uma das três disciplinas vale 20 pontos, com o mesmo número de questões, ou seja, 33,33% do total de pontos da prova”, diz Estrella.

Por isso, de acordo com o especialista, o candidato pode dedicar o mesmo tempo de estudo para as três disciplinas. “O que pode balizar melhor os estudos do candidato é a dificuldade que ele encontra em cada uma das disciplinas, ou seja, quanto maior a dificuldade, maior o tempo que deve ser dedicado àquela matéria”, afirma.

Estrella recomenda que para reconhecer a dificuldade o candidato faça o maior número possível de questões de provas anteriores. “Esse procedimento é indispensável, já que algumas disciplinas dão ao candidato a sensação de domínio, como informática e português, em que a maioria dos usuários só percebe a dificuldade quando enfrenta questões de prova”, diz. Ele orienta que questões antigas podem ser achadas nas provas anteriores dos Correios e nos exames de múltipla escolha que o Cespe/UnB tenha feito.
Mudanças no edital e estilo da banca
Segundo Estrella, no edital de 2009 o cargo de atendente comercial tinha uma disciplina a mais, que foi retirada do concurso atual, com os assuntos de código de defesa do consumidor, lei postal e noções de ética. Na disciplina de português, as alterações foram apenas na forma de descrever o conteúdo, e em matemática houve a inclusão de poucos tópicos de geometria plana (área e perímetro) e a retirada de sistema monetário nacional que, apesar de não ser citado no edital, o conceito é necessário para o entendimento das taxas de juros que foram mantidas no novo edital. Já na disciplina de informática o Windows 2000 foi substituído pelo XP e Vista, e no novo edital os dispositivos e procedimentos de cópia de segurança e backup não estão sendo cobrados. “Com essas poucas mudanças, o esforço para quem estudou para o concurso de 2009 é mínimo para estar pronto para a nova prova”, diz.
 
Estrella diz que o Cespe/UNB tem preferência por determinados conteúdos e abordagens e, por isso, não cobra todos os itens do edital. “Com isso é fundamental que o candidato resolva o maior número de questões de provas anteriores para se familiarizar com os conteúdos e abordagens mais frequentes. As questões dessa banca são muito bem elaboradas com enunciado bem escrito”, afirma.

Outra recomendação de Estrella é que o candidato fique atento com as “pegadinhas” que são características da banca - pequenos detalhes do enunciado e nos itens de resposta definem a alternativa que deve ser marcada.
Exemplos práticos
Alexandre Prado, diretor do Concurso Virtual, diz que, apesar de o estilo da prova não ser o tradicional cobrado pela banca Cespe/UnB, de certo e errado (cada resposta incorreta anula um item correto), mas sim de múltipla escolha, a forma de abordagem dos temas será parecida, utilizando-se de exemplos práticos para aplicação das matérias. “Geralmente são colocados problemas do cotidiano, que obrigam o candidato a aplicar ensinamentos teóricos, portanto, trata-se da aplicação da teoria em casos concretos, de acordo com o conteúdo programático do edital”, diz.

Ele recomenda que quem estudou pelo edital anterior deve correr para aprender os conteúdos acrescentados em matemática e informática. “Mas não devemos esquecer que a matéria de português é a primeira a ser utilizada como critério de desempate.”
De acordo com Prado, na disciplina de informática, houve uma completa atualização da matéria em relação ao edital anterior, passando a cobrar as versões mais atuais de Windows, editor de texto e planilha, bem como editor de apresentação de slides.

Em razão de o candidato ter menos de dois meses para estudar, Prado indica que o candidato priorize as matérias que ele tenha mais dificuldade para obter o maior número de acertos na prova.
Matemática
Carlos André, professor de matemática do Complexo Educacional Damásio de Jesus, diz que com relação ao edital do concurso cancelado o conteúdo programático mudou bastante, passando a abranger outros tópicos não explorados anteriormente, como geometria e itens de matemática financeira.
Ele afirma que o Cespe costuma dar prioridade aos seguintes tópicos: problemas envolvendo máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, parte de divisão e razão proporcional direta, inversa e composta, regra de três simples, juros simples e compostos. Já em geometria plana os conceitos normalmente mais abordados são as principais figuras planas e volume do paralelepípedo e do cubo.
“As antigas bancas que faziam os concursos dos Correios cobravam as disciplinas de forma mais direta e objetiva. Já o Cespe costuma exigir um pouco mais de interpretação nas questões e isso demanda um pouco mais de atenção do candidato. Por isso, ele deve treinar as questões anteriores para se habituar com a maneira como são cobradas", diz.
Informática
Roberto Andrade, professor de informática do Centro de Estudos da Língua Portuguesa (Celp), alerta que os tópicos do conteúdo programático apenas citam os softwares e conceitos que serão cobrados, mas não especificam o que será exigido em cada software, obrigando o candidato a realizar um estudo bem amplo de cada assunto. Ele diz que devem ser observadas as “pegadinhas” e o jogo de palavras (somente, todas, obrigatoriamente, pode, permite etc), bem como a terminologia técnica e as siglas sempre presentes nas questões, tais como Wi-Fi, ADSL, PLC, CISC, FTP. “O Cespe é uma banca examinadora antenada com as novidades tecnológicas”, diz.

Ele afirma que os assuntos mais sobrados serão internet/redes (www, correio eletrônico, e-mail e webmail, protocolos de aplicação (HTTP, HTTPS, SMTP, POP, IMAP, FTP), browser, Firewall (Proxy) e as novidades da Web 2.0 (armazenamento e ferramentas online); sistema operacional (Windows e conceitos básicos de hardware, manipulação de arquivos (copiar, colar, recortar, fechar e suas teclas de atalho), extensão dos arquivos (.pptx, .docx, .xlsx), painel de controle, memórias principais (ROM e RAM) e secundárias (CD, DVD, Bluray, HD), componentes do computador (modem, placa de rede, vídeo) e periféricos (impressora, teclado, scanner); suíte Office – Word, Excel e Powerpoint (edição e formatação de texto, salvar arquivos, fórmulas e funções do Excel) e produção e exibição de slides.

Ele recomenda que o candidato estude a parte teórica básica de um tema, depois pratique o maior número de questões para que as dúvidas apareçam e os estudos sejam aprofundados. “O candidato deve começar pelos temas mais difíceis e que desagradam, pois quando ficar cansado terão sobrado apenas os temas mais fáceis, e só deve passar para outro tema depois de esgotar todas as possibilidades”, indica.

Português
Carlos Calil, professor de português do Curso Robortella, diz que o Cespe/UNB tem tradição em alguns tópicos de português e, por isso, há questões que sempre apresentam em suas provas.
Calil recomenda estudar o emprego de pronomes, os tempos e os modos verbais e seu reconhecimento e, principalmente o emprego das conjunções, além de concordância verbal e nominal e crase - nesse último caso se atentando a regras de regência verbal, de pronomes demonstrativos, substantivos femininos e masculinos e nomes de lugares.
De acordo com ele, a preferência da banca examinadora é por textos dissertativos, versando sobre tema da atualidade e, de preferência, ligados a assuntos pertinentes ao concurso, predominando a linguagem denotativa (própria) e a conotativa (figurada). Por isso, pede-se que o candidato identifique as palavras-chaves (palavras principais) dentro de um texto, dividindo-o em parágrafos.
De acordo com ele, o candidato deverá ficar atento às questões que envolvem a morfologia e sintaxe como coordenação, subordinação, concordância e regência.
Teste físico
Para quem for concorrer aos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo haverá ainda teste físico, com barra fixa, teste de corrida de 12 minutos e testes de dinamometria.
Elon Junior, especialista em preparação física para concursos da EFFísica, diz que o candidato deve começar a treinar desde já e não esperar para praticar exercícios após a divulgação da lista de aprovados na prova objetiva. “O tempo da prova objetiva até o dia do teste físico gira em torno de duas a quatro semanas, tempo insuficiente para ganho de performance em determinados exercícios, principalmente o da barra”, diz.
Para quem não tem o hábito de fazer exercícios, ele recomenda treino de no mínimo uma hora por dia, durante três vezes por semana, de preferência no horário da manhã, para também deixar o candidato mais disposto para os estudos. Já quem está acostumado a se exercitar pode manter o mesmo tempo diário, treinando de segunda a sábado e dividindo os testes por dia. Exemplo: de segunda, quarta e sexta trabalha três tipos de exercícios e na terça, quinta e sábado trabalha outros dois tipos.

Na véspera da prova física, recomenda-se descansar. O professor aconselha ingerir alimentos ricos em carboidratos para gerar energia no dia da prova. Elon Junior recomenda ainda que o candidato evite até o teste esportes de contato e atividades radicais, como lutas em geral, futebol, handebol, escalada, rapel e trilhas, pois indisposições, cãibras e contusões não serão levadas em consideração na hora da prova.
Quanto à corrida, o professor orienta que os candidatos comecem a treinar em horários diurnos, em ciclovias ou pistas de atletismo para simularem o dia da prova e se adaptar ao fator tempo, tipo de solo e o lado psicológico de correr em voltas.
“O candidato precisa ainda se familiarizar com os dinamômetros, aparelhos que medem a força da musculatura exigida (mão, dorso e escapula), para não ser pego de surpresa no dia do teste”, diz.
fonte: g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário