09/04/2011

Perdendo a barriga

Para se vencer a luta contra a barriga saliente, o primeiro passo é entender e conhecer o inimigo. Tudo começa por conta de uma predisposição natural: homens acumulam gordura na região do abdômen, enquanto mulheres acumulam gordura por todo o corpo, isso porque, o nosso modelo biológico tem a irritante mania de armazenar o peso extra na barriga.

Então chega de perder tempo, é preciso entender que perder barriga não é a mesma coisa que definir o abdômen. No primeiro caso, estamos falando de eliminar gordura, missão em que os grandes aliados chamam-se exercícios aeróbios e alimentação saudável. No segundo caso, o alvo são os músculos e é aí que entram os exercícios abdominais.
Porém há muita controvérsia a respeito de quais exercícios e qual o tempo e intensidade esses exercícios devem ser executados. Quando o assunto é queimar gorduras, os especialistas concordam: que os melhores exercícios são aqueles que estimulam os batimentos do coração a se estabilizar em torno de 70% de sua freqüência cardíaca máxima (FCM) durante toda a atividade física. Para se saber qual é a sua FCM, subtraia sua idade de 220. O número obtido é sua freqüência cardíaca máxima, em batimentos por minuto.
Sabendo-se isso podemos afirmar que as aulas não precisam durar um período maior de tempo para que aconteça uma maior eficácia no seu resultado e sim obedecer a uma intensidade padrão, mantendo assim a FCM estabilizada numa intensidade regular todo tempo que durar a atividade.
Qualquer atividade física consome calorias (energia) do nosso corpo. O simples fato de se estar dormindo consome 1,54 Kcal por minuto para uma pessoa de 70 Kg. Isso é devido ao fato que mesmo quando estamos parados, sem realizar movimentos, o nosso organismo desempenha diversas funções metabólicas que visam manter o corpo "vivo" (metabolismo basal); além disso, alguns músculos precisam estar levemente contraídos para manter a postura corporal (tônus muscular).

Prof. Edson Ramalho
CREF 053354-G/SP
Studio Personal 
www.studiopersonal.com.br

0 comentários:

Postar um comentário