25/09/2011

Primeiro parque eólico da Bahia entra em operação no mês de novembro


Estrutura principal do equipamento está montada em Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina.

No final de novembro, o primeiro parque eólico da Bahia, instalado na cidade de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina, entra em operação. A estrutura principal já está montada, restando apenas a conclusão da subestação, a qual levará a energia produzida à rede de distribuição nacional para que os aerogeradores comecem a funcionar.
 
Cada um dos 57 cataventos que formam o parque, com 80 metros de altura, vão aproveitar a força dos ventos e produzir eletricidade suficiente para abastecer uma cidade maior que Vitória da Conquista.
 
No alto da Serra da Mangabeira, onde está instalado o parque, o vento tem velocidade média de 25 quilômetros por hora. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Eduardo Bottacin, para começar a produzir energia elétrica, o aerogerador precisa de vento a partir de 11 quilômetros por hora. "O potencial de geração aqui é de 90 megawatts. Esta é uma das melhores áreas do estado porque tem potencial suficiente para produção de energia."
 
Projetos – Com a entrada em operação do seu primeiro parque eólico, o estado se prepara para instalar outros 51. No país, a Bahia lidera o número de projetos no setor. A previsão é que 18 novos empreendimentos entrem em operação até o final de 2012 e formem o principal polo eólico do Brasil.
 
Além dos parques, o estado começa a receber fábricas de torres e aerogeradores. A Gamesa, empresa espanhola especializada na construção de turbinas geradoras, já inaugurou uma unidade em Camaçari, e a francesa Alston inaugura outra até o final deste ano.
 
Responsável pela relação entre os empresários e o governo estadual, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, disse que a instalação de uma fábrica dessas é uma decisão meramente empresarial. Segundo ele, as empresas estão se instalando no estado porque a Bahia tem o maior potencial para esse tipo de energia hoje no Brasil e tem atuado para apoiar as iniciativas.
 
Torres chamam a atenção
 
A estrutura do primeiro parque eólico da Bahia é grandiosa. As torres têm a altura equivalente a 18 andares e, quando giram, as pás do catavento chegam a quase 30, ou seja, 120 metros. Os equipamentos podem ser vistos a uma distância de 90 quilômetros por quem passa pela BR-242, na altura de Brotas de Macaúbas.
 
Para a população das áreas próximas ao parque, além da admiração, a chegada das torres trouxe oportunidade. Os projetos geram muitos empregos durante a fase de construção e 600 operários da região foram contratados.
 
Hélio Oliveira, encarregado de obras, mora a 15 minutos do canteiro, no distrito de Sumidouro. Para trabalhar no empreendimento, ele desistiu dos planos de procurar emprego em São Paulo, o que já repetiu três vezes, desde os 17 anos. Hoje, aos 34, acredita que teve a melhor decisão. "Sou encarregado e estou usando o dinheiro para construir minha casa e ficar de vez em Sumidouro com minha mulher e o filho que estamos esperando."
 
Aumento da oferta de energia no estado
 
Os novos projetos vão aumentar a oferta de energia elétrica na Bahia, garantindo fornecimento suficiente para o crescimento econômico. Além disso, a energia eólica é considerada uma das mais limpas – não gera impacto como inundação, fumaça ou resíduos.
 
Para o biólogo Márcio Zanotto, o principal impasse durante a instalação é a construção da estrada até o local. Durante a operação, o risco é o choque de aves migratórias com a parte móvel dos aerogeradores. "Vamos monitorar durante os primeiros anos e, caso aconteça, existem soluções viáveis para evitar isso."

Fonte: DIARIO OFICIAL

0 comentários:

Postar um comentário