28/09/2011

Polícia Científica da Bahia é equipada com 40 maletas para cena de crime‏


Os equipamentos foram doados pelo Ministério da Justiça que, através da Senasp.

O Estado da Bahia recebeu 40 maletas para cena de crime, que serão distribuídas entre as 26 Coordenadorias de Polícia do Interior (Coorpin) e as Coordenações de Crime Contra a Vida, Patrimônio e Engenharia Legal do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto, em Salvador.
Os equipamentos foram doados pelo Ministério da Justiça que, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), está investindo na reaparelhagem das polícias científicas do país, no intuito de aumentar o índice de crimes solucionados.
As maletas contêm Notebook com Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais (AFIS), especialmente desenvolvido para captar, analisar e comparar impressões digitais diretamente no local do crime; kit de luz multiespectral, usado para revelar manchas ocultas; reagentes para identificação de drogas; reagentes para identificação de sangue humano; luminol; material para moldagem; GPS; paquímetro digital; máquina fotográfica digital; e trena a laser.
Para o uso desta nova ferramenta será aplicado um curso de atualização e padronização nos processos de levantamento de evidências em campo. No Departamento de Polícia Técnica (DPT) a capacitação acontecerá em aproximadamente 30 dias e contemplará profissionais da capital e do interior.
O Ministério da Justiça adquiriu, inicialmente, 1.100 maletas, com um investimento de quase R$ 20 milhões, para serem doadas a todas as unidades da Federação. O conjunto de equipamentos será peça fundamental na padronização das investigações criminais de campo por todo o Brasil.

Fonte: SECOM - BA

0 comentários:

Postar um comentário