29/10/2010

Robôs disputam a atenção do público com os carros no Salão de SP



Robôs disputam a atenção do público com os carros no Salão de SP

Bumblebee, astro do filme 'Transformers', veio dos EUA em avião particular.
Mas quem se transforma na feira, de hora em hora, é o Mohave, da Kia.

Milene RiosDo G1, em São Paulo
Nesta edição do Salão do Automóvel os carros não dividem a atenção do público apenas com as belas mulheres. Dois robôs gigantes se destacam no Pavilhão do Anhembi. O mais famoso é uma réplica do Bumblebee, astro do filme 'Transformers', que, no cinema, se disfarça de Chevrolet Camaro, o principal lançamento no estande da GM. Mas, no Salão, não tem transformação. Quem muda mesmo é o Mohave, da Kia, para se tornar o Robôkia (assista ao vídeo ao lado).
De hora em hora, visitantes do estande da marca sul-coreana são surpreendidos quando o SUV se desmonta para virar um boneco de 6 metros de altura. Além de falar, recepcionando o público, o robô tem seis tipos de movimento. Esse é o terceiro boneco desenvolvido pela empresa Marc Produções, de São Paulo, para a fabricante que apresentou em 1997 e 2000 robôs feitos com base na van Besta.
RobôkiaRobôkia é baseado no SUV Mohave (Foto: Daigo Oliva/G1)
"Para nós, ele tem alma", diz construtor
“Retiramos toda a parte mecânica do carro e adaptamos a carroceria para a transformação que é feita com o auxílio de um conjunto hidráulico, efeitos de luzes, de fumaça e sistema de áudio”, diz Marcus Vinícius da Silva, um dos sócios da Marc Produções. "Nos preocupamos também em preservar todas as características externas para que o Mohave parecesse apenas mais uma unidade em exposição e assim aumentar a surpresa do público."
Para desenvolver a engenhoca, feita especialmente para o Salão, foram necessários cinco meses de trabalho, tempo suficiente para criar uma relação de afeto entre os criadores e o simpático robô. “Para nós, ele tem vida, alma e até sentimento”, diz Silva. "Prova disso é a emocão e empolgação que ele causa também nos visitantes do salão". O Robôkia se apresenta a partir das 13h e a última exibição acontece às 22h.
transformer gmRéplica de Transformer é destaque no estande da GM (Foto: Flavio Moraes/G1)
Transformer emprestado
A réplica do Transformer Bumblebee exposta no espaço da GM foi emprestada  pela Paramount Pictures e chegou dos Estados Unidos em um avião particular. A montagem do boneco que também tem 6 metros de altura foi feita em dois dias e exigiu a ajuda de um guindaste.
A atração é uma das estratégias de marketing adotadas pela fabricante para a divulgação do Camaro, um muscle car que será vendido no mercado brasileiro por R$ 185 mil.
transformer gmBumblebee, no filme, se disfarça de Camaro (Foto: Daigo Oliva/G1)

chevrolet camaroChevrolet Camaro é o principal lançamento da marca do Salão (Foto: Daigo Oliva/G1)

0 comentários:

Postar um comentário