11/05/2013

Mais de dez mil famílias do semiárido baiano já têm cisternas do Água para Todos


As cisternas de consumo humano de água instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) chegaram a mais de dez mil famílias do semiárido baiano, segundo balanço registrado até a primeira semana deste mês. Cerca de 50 mil baianos foram beneficiados até o momento. Cada reservatório pode armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.

As cisternas integram o programa Água para Todos, do governo federal, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e que tem a Codevasf como uma das entidades executoras. Na Bahia, desde 2012, a companhia implantou 10.112 reservatórios em 11 municípios do estado tradicionalmente afetados pelos efeitos das estiagens.

De acordo com os superintendentes da Codevasf no estado, a instalação de reservatórios para captação de água das chuvas e consumo humano integra um grupo de ações promovidas pela empresa para provimento de água à população. “As cisternas são parte do conjunto que está se formando para a promoção da sustentabilidade hídrica no semiárido”, afirma o superintendente da companhia em Bom Jesus da Lapa (BA), Lourival Soares Gusmão.

Entre as outras ações em desenvolvimento, Gusmão cita a construção de barreiros e poços, a limpeza de açudes e os projetos realizados em parceria com o governo local. “Os beneficiados vivem em zonas rurais, em situação de extrema pobreza ou pobreza e experimentam constantes crises de acesso a água para atendimento das necessidades mais básicas”, explica Emanoel Lima da Silva, superintendente da Codevasf em Juazeiro (BA). “Esses reservatórios são um alento para as famílias”.

Os municípios beneficiados pela Codevasf na Bahia são Barra, Boquira, Caetité, Ibotirama, Macaúbas, Riacho de Santana, Chorrochó, Morro do Chapéu, Santa Brígida, Uauá e Umburanas. Até a primeira semana deste mês, a Codevasf instalou outras 47.597 cisternas nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão, totalizando 57.709 cisternas até o momento. A companhia planeja iniciar o processo de instalação de mais 101.317 reservatórios, entre este ano e 2014, em Alagoas, Minas Gerais, Piauí, Ceará e Bahia – neste estado serão implantadas 38.252 cisternas em 54 municípios da região semiárida e de áreas adjacentes.

Caraterísticas dos reservatórios

Os reservatórios são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento, impedindo a incidência de luz solar e evitando a proliferação de algas danosas à qualidade da água. O abastecimento das cisternas ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado da casa onde vive a família beneficiada e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos, que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos, a água é própria para se beber e para o preparo de alimentos.
fonte: Secom/GovBa

0 comentários:

Postar um comentário