31/03/2011

Suspensão do uso da Sibutramina no tratamento de emagrecer

19/03/2011 - Luiz Augusto Casulari *
Esse efeito é muito fraco, mas observou-se que tinha ações de reduzir o apetite e, principalmente, causar saciedade. Por isso, ela é usada há muitos anos como tratamento adjuvante da obesidade, em combinação com dieta e exercício físico. Teve aprovação da U.S. Food and Drug Administration (FDA), desde novembro de 1997, para ser usada em obesos com índice de massa corporal maior que 30 kg/m2.Varias ações benéficas foram associadas ao uso da droga, tais como redução da resistência à insulina, melhora do metabolismo da glicose e melhora do quadro de dislipidemia. Contudo, esses efeitos são muito mais devidos à perda de peso do que de uma ação intrínseca sua. Várias investigações mostraram efeitos benéficos cardiovasculares em doentes com diabetes melito ou não.
A sibutramina exerce um efeito simpaticomimético, e várias publicações descreveram a associação de seu uso com hipertensão arterial, taquicardia, arritmias e infarto do miocárdio. Para esclarecer isso, foi realizado o estudo SCOUT (do inglês, sibutramine cardiovascular and diabetes outcome study). Foi um estudo aleatorizado, duplo-cego, controlado por placebo, que se desenvolveu de fevereiro de 2003 a março de 2009. É muito importante lembrar que esse tipo de estudo é um dos mais confiáveis para avaliar a ação de algum medicamento. Esse estudo multicêntrico, foi realizado na Europa, Austrália e América Latina incluindo, também, o Brasil. Os doentes foram separados em dois grupos: um recebeu a sibutramina 10 mg por dia e, se necessário, caso não tivesse perda de peso, aumentou-se para 15 mg; o outro grupo recebeu placebo. Após sessenta meses de acompanhamento, em média três anos e cinco meses, observou-se perda de peso muito pequena (2,5%) no grupo em uso de sibutramina em relação ao placebo. Contudo, em relação ao uso de placebo, a sibutramina ocasionou aumento de 16% do risco de eventos cardiovasculares como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral não fatais, e necessidade de reanimação após parada cardíaca e morte.
Em janeiro de 2010, a European Medicines Agency (EMA) recomendou a suspensão da autorização para a venda da sibutramina em toda a comunidade européia. Essa decisão teve como base o estudo SCOUT, no qual o pequeno benefício no controle de peso não justificava o grande risco de eventos cardiovasculares graves.
No primeiro semestre de 2010, a FDA emitiu dois comunicados que alertaram sobre a necessidade de cuidados complementares na prescrição e no acompanhamento do doente que fazia uso de sibutramina, mais ou menos como foi feito pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária mais recentemente aqui no Brasil.
Em setembro do mesmo ano, a FDA promoveu um painel consultivo, que revisou os resultados do estudo SCOUT e, apesar de não ser por unanimidade, chegou-se à mesma conclusão da sua congênere européia de que os efeitos benéficos modestos não justificam os riscos cardiovasculares. Assim, o Laboratório Abbott, aceitando os argumentos da FDA, retirou do mercado americano a sibutramina em outubro de 2010.
A Anvisa, em atenção àquilo que foi decidido por duas das mais importantes agências reguladoras do mundo, também desencadeou o processo de consulta sobre a permanência de anorexígenos no mercadobrasileiro, incluindo-se a sibutramina. Em consonância com suas congêneres, está disposta a banir o uso desses medicamentos do território nacional.
Isso desencadeou discussão acalorada de especialistas, muitos deles em defesa da sibutramina, mas com a atitude imprópria de desmoralizar um estudo que teve o respaldo de duas agências importantes. Nessa discussão, não há preocupação de apresentar dados científicos consistentes que justifiquem a manutenção do medicamento. Nenhum deles fez qualquer pesquisa original importante sobre o argumento. Devemos lembrar que isso ocorreu no Brasil quando da discussão sobre outros dois medicamentos: o rimonabant e a rosiglitazona. Eles foram defendidos por várias lideranças médicas, às vezes até de maneira patética, mas foram banidos independentemente das suas defesas. 
Movidos por conflitos de interesses, confessados ou não, sentem-se no dever de defender a indústria, em detrimento da expectativa do doente e da credibilidade dos outros especialistas que não concordam com essa promiscuidade. Assim, espera-se que a Anvisa exerça sua função de defender o doente brasileiro, como o fazem a EMA na Europa e a FDA nos Estados Unidos, e proíba sua venda no Brasil.
* Luiz Augusto Casulari orientador dos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Ciências Médicas da Universidade de Brasília – UNB, médico do Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário de Brasília é doutor em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade de Milão e membro associado do Grupo de Estudos de Comércio Exterior do Unifieo – Geceu.

A profecia dos Maias 2012

O conselho dos Maias – 23.12.2012
Caro amigo, nesse momento iremos entrar no tema central de nossos estudos, fazendo uma introdução sobre o que seria essa profecia, como a humanidade estaria contribuindo para que tal fato ocorresse, e talvez o mais importante, como seria nosso comportamento diante de tal acontecimento.
Não queremos tratar o assunto de forma sensacionalista, queremos apenas coloca-los a luz dos fatos, para que possam tirar suas próprias conclusões. Devemos também citar que as profecias maias eram tanto baseadas na vivência espiritual de seu povo quanto no estudo das características planetárias e universais, ou seja, o que será dito aqui foi fruto de estudos minuciosos, e não um fruto do acaso.
Galáxia
A profecia Maia que se refere ao ano de 2012 nos revela que a Terra irá passar por severas transformações, e é isso o que vamos detalhar a seguir:
A revelação fala sobre o final do medo, onde o mundo de ódio e materialismo terminará no dia 23 de dezembro de 2012. Nesse momento a humanidade deverá escolher entre continuar o seu comportamento egocêntrico e desaparecer do planeta como espécie, ou evoluir para que ocorra a integração do homem com o universo, passando assim a viver um momento harmônico espiritualista da sua história.
Cabe a nós desvendarmos o que seria realmente “desaparecer” do planeta como espécie, visto que a decisão tomada por cada um irá selar nosso destino nessa futura data.
Futuramente, estaremos aprofundando nas possíveis hipóteses de acontecimento, baseando nas citações Maias, citações bíblicas entre outros.
Através de estudos sobre o sol, os Maias descobriram que o tempo se comporta de maneira cíclica, e não linear. Segundo eles, não apenas a Terra gira ao redor do sol, mas também todo o sistema solar se move em um movimento periódico. Tal movimento faz com que o sistema solar se aproxime ou se afaste do centro da galáxia, que possui uma grande fonte de luz e energia. Descobriram que esse movimento se trata de uma elipse, e que seu ciclo completo tem duração de 25.625 anos.Chamamos esse ciclo de Dia Galáctico. Quando o percurso chega na metade, estamos perto do centro da galáxia, ou seja, estamos próximos da luz central, dessa forma dizemos que estamos no Dia da Galáxia.
Na continuação do percurso, o sistema solar vai se afastando do centro da galáxia, estando na sombra ou escuridão, o que chamamos de Noite da Galáxia.Dessa forma podemos concluir que a galáxia possui ciclos de estações. O resultado do nosso movimento de rotação ao redor do sol são as estações: primavera, outono, verão e inverno. Já o resultado do movimento de rotação do sistema solar em relação ao centro da galáxia são os seguintes estados: Manhã da Galáxia, Médio dia da Galáxia, Tarde da Galáxia, Entardecer da Galáxia/Noite da galáxia e Profunda noite da Galáxia.
A cada passagem de estados, de 5125 anos em 5125 anos, o sol recebe uma intensa energia vinda do centro da galáxia (Sol central da galáxia), que faz com que aconteçam as erupções solares.Os Maias dataram o início do atual ciclo galáctico em 10 de agosto de 3113 a. C, e que ao fechamento desse ciclo de duração de 5125 anos, o sol receberá um forte raio sincronizador proveniente do centro da galáxia, trocando sua polaridade e produzindo uma gigantesca labareda radiante. Com o Sol trocando a sua polaridade, a Terra se verá obrigada a inverter também o seu campo magnético, visto a influência gravitacional que o Sol exerce sobre nosso planeta. E essa data de fechamento se dá exatamente no ano de 2012 d.C.
Possível acontecimento segundo os Maias
Abaixo estaremos observando as fases desse ciclo:
O Ciclo Galáctico
O Ciclo Galáctico de 25.625 anos está dividido em 5 ciclos de 5.125 anos:
O 1º CICLO DA GALÁXIA – é o ciclo da MANHÃ GALACTICA, quando o sistema solar acaba de sair da escuridão para entrar na luz. É um período de gestação, de conformação.
O 2º CICLO DA GALÁXIA – é o ciclo do MEDIODIA DA GALÁXIA; onde o Sol central é muito forte, é uma etapa de desenvolvimento que culmina com sua maior expressão.
O 3º CICLO DA GALÁXIA – é o ciclo da TARDE DA GALÁXIA; começa-se a sentir menos a luz.
O 4º CICLO DA GALÁXIA – é o ciclo do ENTARDECER / NOITE DA GALÁXIA; o entardecer se converte em noite, onde se realiza uma tomada de consciência de todo o fato.
O 5º CICLO DA GALÁXIA – é o ciclo da PROFUNDA NOITE DA GALÁXIA, que volta a dar inicio a outros 5 ciclos de 5.125 anos, e assim eternamente….
….início de uma nova era.
Os Maias asseguravam que sua civilização era a 5º iluminada pelo Sol, o quinto grande ciclo solar (ou seja, estamos no entrando no sexto dia solar), e que antes tinham existido sobre a Terra outras 4 civilizações que foram destruídas por grandes desastres naturais. Acreditavam que cada civilização é só um degrau na ascensão da consciência coletiva da humanidade. Para os Maias, no último cataclismo, a civilização foi destruída por uma grande inundação que deixou uns poucos sobreviventes dos quais eles eram descendentes; pensavam que ao conhecer o final desses ciclos muitos seres humanos se prepararam para isso, tinham conseguido conservar no planeta à espécie pensante, o homem. Dizem-nos que a mudança dos tempos, nos permite ascender um degrau na escala evolutiva da consciência, nos dirigir a uma nova civilização que viverá em maior harmonia e compreensão para todos os seres humanos.
Erupções solares
A 1º profecia(de 7 profecias) nos fala do TEMPO DO NÃO TEMPO, um período de 20 anos ou KATUN, dos últimos 20 anos do grande ciclo de 5.125 anos, ou seja, de 1992 até 2012. Profetizaram que durante estes anos, manchas de vento solar cada vez mais intensas apareceriam no Sol, que desde 1992 a humanidade entraria em um período de grandes aprendizagens, de grandes mudanças, que nossa própria conduta de depredação do planeta contribuiria para que estas mudanças acontecessem.
A 1ª profecia diz que estas mudanças vão acontecer para que compreendamos como funciona o universo e para que avancemos a níveis superiores de consciência, deixando atrás o materialismo e nos liberando do sofrimento.O Livro Sagrado Maia do CHILAM BALAM, diz: “Ao final do último Katun (1992-2012) haverá um tempo em que estarão imersos na escuridão, mas logo virão os homens do Sol trazendo o sinal futuro”. Despertará a Terra pelo norte e o poente, o ITZA despertará.
A 1ª profecia diz que 7 anos depois do último KATUN, ou seja, em 1999, começaria uma época de escuridão que faria com que todos enfrentassem a escuridão de suas condutas. As palavras de seus sacerdotes seriam escutadas por todos nós como um guia para despertar.
Eles falam desta época como aquela em que a humanidade entrará no Grande Salão dos Espelhos, uma época de mudanças para que o homem possa enfrentar a si mesmo, para que se olhe e analise seu comportamento com ele mesmo, com outros, com a Natureza e com o Planeta. Uma época onde toda a humanidade, por decisão consciente de cada um de nós, decide trocar o medo e a falta de respeito de todas nossas relações. A partir de 13 de agosto de 1999 começou a correr os últimos 13 anos, a última oportunidade para nossa civilização, para realizar as mudanças que nos conduzam ao momento da regeneração espiritual e a uma Nova Era Dourada planetária.Predisseram que desde essas datas as forças da Natureza serão o catalisador de uma série de mudanças de tal magnitude que o homem se verá impotente para contê-las. A segurança que temos em todos os sistemas e na tecnologia que criamos a nosso redor começará a fraquejar, já não poderemos aprender mais desta civilização, da forma que estamos organizados socialmente. Disseram que nosso desenvolvimento interno necessita um lugar melhor.
Muitas das vezes nos perguntamos até onde pode ir a crença humana, o crer, o duvidar, o saber e o revelar. Independente de sua escolha, existe algo que nos une, que faz de nos semelhantes e próximos. Esse algo é a nossa existência, que poderá ser colocada a prova nesse dia profético, que fará de nós seres com os mesmo medos, com os mesmos receios.
Mas não se preocupe, você não estará sozinho. Não nesse dia.
Absinto
Por Fenrir

30/03/2011

Obama assinou ordem secreta para apoiar rebeldes na Líbia, diz agência


Obama assinou ordem secreta para apoiar rebeldes na Líbia, diz agência

Documento autorizaria operações da CIA, dizem fontes do governo.
Oficialmente, Obama afirma que não descarta hipótese de armar oposição.

Do G1, com agências internacionais
O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou uma ordem secreta autorizando apoio oculto aos rebeldes que tentam derrubar o ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, segundo fontes governamentais ouvidas pela agência Reuters nesta quarta-feira (30).
Obama assinou o documento há duas ou três semanas, segundo quatro diferentes fontes próximas ao tema.
O documento autorizaria operações secretas feitas pela CIA, principal agência de inteligência do país.
A CIA e a Casa Branca não comentaram a informação.
Os EUA, outros membros da Otan e países árabes integram uma coalizão que está conduzindo ataques aéreos contra as forças de segurança do governo líbio, cumprindo um mandado da Organização das Nações Unidas (ONU) para proteger os civis que se opõem a Kadhafi.
Oficialmente, Obama e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmam que a possibilidade de armar os rebeldes líbios não está descartada, mas que nada foi feito nesse sentido até agora.
"Não estou, não estou descartando", disse Obama na véspera após ser questionado em entrevista na rede NBC.
Rebeldes guardam posição em estrada próximo à cidade líbia de Brega nesta sexta-feira (30) (Foto: Reuters)Rebeldes guardam posição em estrada próximo à cidade líbia de Brega nesta sexta-feira (30) (Foto: Reuters)
Enquanto isso, no campo de batalha, forças leais a Kadhafi ganham terreno sobre os rebeldes, apesar dos bombardeios aliados às tropas do governo líbio, agora sob comando da Otan.
Os altos funcionários dos EUA que monitoram a situação da Líbia dizem que no momento nem Kadhafi nem os rebeldes, que pediram armas às potências ocidentais, parecem capazes de obter avanços decisivos.
Embora os ataques aéreos dos EUA e aliados tenham causado graves danos às forças militares de Kadhafi e afetado sua cadeia de comando, segundo autoridades, os rebeldes permanecem desorganizados e sem condições de tirar proveito do apoio militar ocidental.
Pessoas a par dos procedimentos do setor de inteligência dos EUA dizem que as decisões presidenciais relativas a ações encobertas costumam ser costuradas de modo a dar margem a uma autorização ampla para um grande espectro de ações do governo em apoio a um objetivo secreto particular.
Para que operações específicas sejam realizadas sob o amparo dessa autorização abrangente -- por exemplo, a entrega de dinheiro ou armas às forças anti-Kadhafi -- a Casa Branca também teria de dar uma "permissão" adicional para o prosseguimento dessas atividades.
Em 2009, Obama deu um aval semelhante à expansão das ações secretas de contraterrorismo realizadas pela CIA no Iêmen. A Casa Branca não costuma confirmar se tais ordens foram dadas.
O chanceler do governo Kadhafi, Mussa Kussa, teria deixado o governo por não concordar com os ataques a civis, indo buscar abrigo no Reino Unido, segundo o governo britânico.
Conflitos na Líbia 30/03 (Foto: Editoria de Arte / G1)










fonte: g1.globo.com

Maria vence o Big Brother Brasil 11


A atriz e modelo Maria Helena Melilo é a mais nova milionária do Brasil. A paulista de 27 anos foi a vencedora da final da 11ª edição do "Big Brother Brasil", em resultado anunciado ao vivo na noite desta terça-feira (29) durante o último episódio do reality show comandado por Pedro Bial.
Além dela, disputavam o prêmio de R$ 1,5 milhão no paredão final triplo os participantes Wesley e Daniel. No total, foram computados 51.108.875 votos na decisão final.
"Eu acho que eu ganhei de tanto que eu 'mariei'", brincou a nova milionária ao ser cumprimentada por Pedro Bial, fazendo graça com o verbo inventado durante o programa pelo participante Mau Mau, com quem a modelo chegou a ter um rápido namoro. No vocabulário do "BBB11", "mariar" signifca agir como uma pessoa desligada, distraída, cometendo pequena gafes.

O anúncio foi feito de trás para frente. Primeiro, Bial anunciou a eliminação do pernambucano Daniel. Já fora da casa, o participante confessou sua frustração. "Estou decepcionadíssimo. Eu queria ganhar R$ 1,5 milhão. Porcaria!". Se ganhasse, Daniel pretendia usar parte do dinheiro para ajudar a associação de assistência a idosos carentes que funfou há 16 anos no Recife, onde vive.
A final do programa foi acompanhada pelos 16 candidatos eliminados ao longo desta edição, que começou a ser exibida em janeiro. A apresentação foi acompanhada de um show ao vivo da banda Jota Quest.

29/03/2011

Transexual fará 1ª cirurgia pelo SUS

 SÃO PAULO - O agente de saúde Alexandre Peixe dos Santos, 38 anos, será o primeiro transexual a fazer cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a retirada dos órgãos reprodutores femininos. Este é o primeiro passo para ele conquistar o corpo que sempre desejou. A operação para retirar útero, trompas e ovários está marcada para ocorrer no início do próximo mês no Hospital Pérola Byington, em São Paulo.
Apesar de ter nascido Alexandra, ele diz que se sente um homem em um corpo de mulher desde pequeno. “Eu sempre quis e curti coisas de menino”, ressaltou.

27/03/2011

Portátil com imagens 3D, Nintendo 3DS é lançado nos Estados Unidos


Nintendo realizou venda à meia-noite em lojas do país.

Lá, videogame custa US$ 250.

Do G1, em São Paulo
Lançamento 3DS nos EUA (Foto: Charles Manley/Nintendo)Isaiah Johnson, do bairro do Brooklyn, em Nova
York, foi o primeiro a comprar um Nintendo 3DS nos
EUA (Foto:Anders Krusberg/Nintendo/Divulgação)
Após conseguir bons resultados de vendas no Japão desde o seu lançamento em 26 de fevereiro, o portátil Nintendo 3DS chega aos Estados Unidos neste domingo (27). Diversas lojas de eletrônicos abriram suas portas à meia-noite para receber os primeiros compradores. O aparelho custa US$ 250.
A Nintendo realizou um evento em Nova York, em frente à loja Best Buy da Union Square, para promover o novo console. Desde 21h (horário local), fãs ficaram na fila para adquirir o aparelho cuja principal funlção é apresentar imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais. O aparelho também é o primeiro da empresa a apresentar menus no idioma português falado no Brasil, recurso presente na versão norte-americana do aparelho.
O primeiro a comprar o Nintendo 3DS nos Estados Unidos foi Isaiah Johnson, do bairro do Brooklyn, em Nova York. Ele participou do evento promovido pela Nintendo na loja Best Buy da Union Square na cidade.
Nintendo 3DS é o novo videogame portátil da Nintendo (Foto: Anders Krusberg/Nintendo)johnson (esquerda) recebe o primeiro Nintendo 3DS vendido nos EUA do presidente da Ninendo of America, Reggie Fils-Aime (direita) e de presidente da Best Buy, Michael Vitelli (Foto: Anders Krusberg/Nintendo/Divulgação)
Isaiah Triforce Johnson of Brooklyn, NY, becomes the first U.S. consumer to purchase the new Nintendo 3DS during a midnight launch event at Best Buy's Union Square location in New York on March 26, 2011. Available now at retailers across the U.S., the portable Nintendo 3DS game system allows players to enjoy 3D visuals without the need for special glasses.
O Brasil ainda não possui data de lançamento nem preço definidos. Procurada pelo G1, a Gaming do Brasil, que representa a Nintendo no país, disse que também não possui uma data definida para pré-venda do aguardado portátil. No Japão, o videogame foi lançado no dia 26 de fevereiro.
Evento da Nintendo reuniu centenas de pessoas em Nova York na virada do sábado (26) para vo domingo (27) (Foto: Charles Manley/Nintendo)Evento da Nintendo reuniu centenas de pessoas em Nova York na virada do sábado (26) para vo domingo (27) (Foto: Charles Manley/Nintendo/Divulgação)
Nintendo 3DS aposta em games com imagem em 3D; veja impressõesAssim que os primeiros compradores do Nintendo 3DS ligarem o aparelho, uma atualização de sistema estará disponível. Ela permite que o aparelho rode vídeos em três dimensões e traz um clipe do grupo OK Go. A atualização também aprimora o sistema de comunicação do portátil.
O sucessor do Nintendo DS, que teve sua primeira versão lançada em 2004, além de rodar games em 3D em sua tela especial, trazendo imagens com maior sensação de profundidade, pode fotografar imagens tridimensionais.
Imagens mostra a tela de "Registro de Atividade" do Nintendo 3DS (Foto: Gustavo Petró/G1)Imagens mostra a tela de 'Registro de Atividade' do
Nintendo 3DS (Foto: Gustavo Petró/G1)
Um dos destaques do aparelho é o "Street Pass". Ele permite a troca de informações entre dois Nintendo 3DS que se aproximam em um raio de 30 metros. Será possível trocar o Mii, o avatar do jogador nas plataformas Nintendo, além de dados de games. Um podômetro acompanha os passos dos jogadores durante o dia e, dependendo da distância caminhada, pode habilitar novos itens em jogos. Tudo fica registrado no "Registro de Atividade", assim como quais jogos o usuário jogou e por quanto tempo.
Entre os programas, o portátil traz "Nintendo 3DS Camera", editor de imagens que permite fotografar em 3D; "Nintendo 3DS Sound", editor de som, "Mii Maker", programa de criação dos Miis que utiliza uma foto do jogador, "AR Games", jogos de realidade aumentada (AR) que usam os cartões especiais; e "Face Raiders", que cria um game de AR com o rosto dos amigos, exigindo que o jogador ande pela sala atirando contra eles.
3DS realidade aumentada (Foto: Gustavo Petró/G1)Nintendo 3DS tem jogos de realidade aumentada (Foto: Gustavo Petró/G1)