03/12/2010

Filme sobre a criação do Facebook também chega aos cinemas


Confira as estreias de 03/12/10

Com cópias em 3D, animação 'Megamente' é destaque.
Filme sobre a criação do Facebook também chega aos cinemas.

ATENÇÃO: As críticas a seguir são baseadas no julgamento da equipe de jornalistas do G1 e das agências de notícias parceiras do portal.

 'MEGAMENTE'
(Megamind)
EUA, 2010 / Animação
Direção: Tom McGrath
Elenco: Will Ferrell, Brad Pitt, Tina Fey
Crítica: O que aconteceria a um super-vilão caso ele finalmente derrotasse o herói? Quando ele não tivesse mais sua nêmese para combater e se cansasse da facilidade com a qual leva terror e banditismo à população? Uma resposta bastante humorada é "Megamente", animação 3D dirigida por Tom McGrath, responsável pela franquia "Madagascar".
Sucesso de bilheteria no exterior, a animação conta com um elenco estelar, como Will Ferrell, no papel de Megamente, Tina Fey como Rosana, e Brad Pitt como Metro Man (na versão dublada ele é interpretado pelo ator Tiago Lacerda). Esses nomes, por si só, já explicariam o sucesso, mas a produção possui qualidades que relativizam essa hipótese.
Apesar de ser voltado para o público infantil, não faltam razões para tornar "Megamente" um programa familiar. Para os fãs de quadrinhos, há ainda uma diversão a mais: descobrir quando e quais são as referências que o filme faz a histórias como: X-Men, Superman, Batman, Motoqueiro Fantasma, Capitão América, Flash, Watchmen e Lanterna Verde. (Por Rodrigo Zavala, do Cineweb)

'O GAROTO DE LIVERPOOL'
(Nowhere boy)
Reino Unido, 2010 / Drama
Direção: Sam Taylor Wood
Elenco: Aaron Johnson, Thomas Sangster, Kristin Scott Thomas
Crítica: Não é por acaso que este drama baseado na juventude de John Lennon termina ao som de "Mother", música escrita e gravada pelo músico, morto em 1980, que diz "Mãe, você me teve, mas eu nunca tive você. Eu a quis, mas você não me quis". Segundo o filme, a relação do jovem com sua mãe, com quem foi manter contato apenas na adolescência, beirava o incesto.
Roteirizado por Matt Greenhalgh a partir de um livro de memórias de Julia Baird - irmã de Lennon por parte de mãe - o filme faz poucas referências aos Beatles, deixando claro que esse é um filme sobre John.

É o primeiro longa da diretora que, apesar de alguns deslizes, mostra segurança na condução da história, desenvolvimento dos personagens e trabalho com elenco, sem cair em maneirismos, especialmente visuais. Interpretando Lennon, Johnson tem a liberdade da criação sem pensar em copiar - até porque essa fase da vida do músico é nebulosa e pouco conhecida. (Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

'ABUTRES'(Carancho)
Argentina/Chile/França, 2010 / Drama
Direção: Pablo Trapero
Elenco: Ricardo Darín, Martina Gusman
Crítica: Em "Abutres", Ricardo Darín é um advogado cuja licença foi cassada e, agora, trabalha em uma firma decadente cuidando de casos estranhos envolvendo acidentados e seguradoras. Aos poucos, o roteiro revela a real função do personagem, Sosa: dar assistência a pessoas que dão golpes em seguradoras.
É uma aposta corajosa de Darín e Trapero, trazendo o ator para encarnar um tipo diferente daquele com que o público está acostumado. Ele não é o herói - nem tampouco o vilão -, mas uma espécie de anti-herói trágico e atormentado, que começa a ser consumido pela culpa.
Há um belíssimo trabalho de direção de Trapero, que em seu sexto longa de ficção se confirma como um dos nomes mais importantes do novo cinema argentino. Desde "Mundo Grua" (1999), o cineasta estabelece um estilo de filmagem inconfundível, sem enfeitar a imagem ou os movimentos, um cinema quase áspero. Aqui, há diversos planos sem interrupção, todos em momentos-chaves, o que contribui para aumentar a tensão natural da narrativa.
Exibido em competição no Festival de Cannes, em maio, e escolhido para representar a Argentina na disputa por uma vaga na categoria de Oscar em melhor língua estrangeira, "Abutres" é um filme tão perturbador quanto comovente. (Alysson Oliveira, do Cineweb)

'SKYLINE - A INVASÃO'
(Skyline)
EUA, 2010 / Suspense
Direção: de Colin Strause e Greg Strause
Elenco: Eric Balfour, Donald Faison
Crítica: Irmãos e cineastas, Colin Strause e Greg Strause acumulam cerca de 60 créditos como desenhistas de efeitos visuais, em grandes produções como "Avatar", "2012" e "X-Men Origens - Wolverine".
É de se esperar que, dada a formação dos diretores, a maior preocupação esteja nos efeitos visuais, especialmente na criação dos temíveis alienígenas que tomam Los Angeles de assalto. Pilotando naves gigantescas, eles atraem os humanos com raios de luz azul e devoram impiedosamente os habitantes da cidade.
Contando com um elenco em sua maioria vindo de séries de televisão, o filme não aposta muito no desenvolvimento dos personagens, que parecem meros pretextos para que os monstros do espaço os persigam, criando sequências de ação e novos efeitos especiais. A bem da verdade, nem tão sofisticados assim. "Skyline - A invasão" é explicitamente uma produção B, visando consumo rápido, possivelmente, de um público nada exigente. (Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

 'A SÉTIMA ALMA'
(My soul to take)
EUA, 2010 / Aventura
Direção: Wes Craven
Elenco: Denzel Whitaker, Nick Lashaway
Sinopse: Numa pequena cidade existe a lenda de que um serial killer teria jurado na noite de sua morte que voltaria para matar as sete crianças que nasceram naquele dia. Passados 16 anos, pessoas começam a sumir e um dos principais suspeitos também nasceu na fatídica data.

Cena do fime Film SocialismCena do fime 'Film Socialism' (Foto: Divulgação)
'FILM SOCIALISM'
(Idem)
França, 2009 / Drama
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Patti Smith, Élisabeth Vitali
Sinopse: Num cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo, com personalidades como o filósofo Alain Badiou e a cantora Patti Smith a bordo, passageiros discutem sobre história, dinheiro e geometria. Longe dali, uma família que mora num posto de gasolina, recebe a visita de uma jornalista e sua cinegrafista.

Cena do filme 'O louco amor de Yves Saint-Laurent'Cena do documentário francês (Foto: Divulgação)
'O LOUCO AMOR DE YVES SAINT-LAURENT'
(L'Amour fou)
França, 2010 / Documentário
Direção: Pierre Thoretton
Sinopse: No funeral de Christian Dior o estilista Yves Saint-Laurent conheceu Pierre Bergé, que viria a ser o homem de sua vida. O relacionamento entre os dois é contado por Bergé a partir do polêmico leilão ocorrido um ano após a morte de Laurent, em que foram vendidas 733 obras de sua coleção.

Fonte g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário