13/12/2010

Dengue: sintomas, mosquito, combate, diagnóstico, prevenção e tratamento da doença



Informações sobre os casos da epidemia de dengue no Brasil e tudo sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus




Fotos (figuras) do mosquito causador da dengue – Aedes aegypti


O que é e quais são os tipos de dengue?

Um dos principais problemas de saúde pública no mundo, a dengue é umadoença infecciosa aguda de curta duração, causada por um arbovírus, da família Flaviviridae, gênero Flavivirus, que inclui quatro tipos imunológicos (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), sendo que apenas os três primeiros são encontrados no Brasil.
dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus, mas também pelo Aedes albopictus. Diferentemente do mosquito comum (Culex), que pica durante a noite, os mosquitos da denguepicam durante o dia. O Aedes Aegypti é menor que um pernilongo, cor escura, preto com listras brancas no corpo e nas pernas.

Modos de transmissão da doença: como se pega dengue?

A transmissão acontece pela picada do mosquito Aedes aegyptiinfectado porque picou uma pessoa doente. O mosquito infectado ao picar uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa pega a doença.
A dengue não se transmite através do contato direto entre pessoas, nem por água ou alimentos.

Sintomas da dengue: como detectar

Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia, sendo que o tempo médio do ciclo dura de 5 a 6 dias. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:

Sintomas da Dengue Clássica

As pessoas sentem Febre alta com início súbito· Forte dor de cabeça· Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos· Perda do paladar e apetite· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores· Náuseas e vômitos· Tonturas· Extremo cansaço· Moleza e dor no corpo · Muitas dores nos ossos e articulações.

Sintomas da Dengue Hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta no caso hemorrágico:· Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes · Pele pálida, fria e úmida· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas· Manchas vermelhas na pele· Sonolência, agitação e confusão mental· Sede excessiva e boca seca· Pulso rápido e fraco· Dificuldade respiratória· Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% dos casos de pessoas com dengue hemorrágica morrem.

Diagnóstico e tratamento da dengue

A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.

Prevenção e combate a dengue: como se previnir do mosquito e evitar a doença?

É preciso uma grande campanha de mobilização para se conseguir êxito no controle da epidemia! A única maneira de combater o avanço da doença é destruindo os focos de água parada em garrafas, pneus, caixas d’água, vasos, latas e outros recipientes, os quais abrigam as larvas do inseto transmissor. Não deixe acumular água (mesmo que limpa) em lugar nenhum.
Pesquisas recentes mostraram que o uso de borra de café nos locais de potencial proliferação de larvas é extremamente eficiente para ajudar na aniquilação do mosquito.
Para reduzir a população do mosquito adulto, é feita a aplicação de inseticida através do “fumacê”, que deve ser empregado apenas quando está ocorrendo epidemias.

Vacinas para a dengue

Ainda não há vacinas contra a dengue, mas a comunidade científica internacional e brasileira está trabalhando firme neste propósito. Há uma pesquisa norte americana já em fase de testes, em parceria com o governo brasileiro. Estima-se que devemos ter um imunizante contra a dengue em quatro anos.

Remédios contra a dengue: lista dos medicamentos proibidos que devem ser evitados

Lembre-se que a dengue pode matar, portanto, em caso de suspeita de dengue é preciso procurar atendimento médico o mais rápido possível, ao invés de tomar remédios por conta própria.
AAS
AAS Protect
Acecílico
Acectil
Aceticil
Acetildor
Acetilessin
Acidalic
Ácido acetil salicílico
Anacetil
Anacin
Anacold
Analgermon
Analgesin
Antifebrin
Antitermin
Asetisin
AS-Med
Aspirina
Aspirina C Efervescente
Aspirina Impact
Aspirina Prevent
Aspissen
Assedatil
Assetil
Bayaspirina
Benegrip
Bufferin
Bufferin Cardio
Caas
Cafiaspirina
Cafiaspirina
Calmador
Cardio AAS Entérico
Cardioaas
Cheracap S
Cibalena A
Cimaas
Cordiox
Coristina D
Dausmed
Doloxene – A
Doribel
Doril
Doril C
Dormec
Drenogrip
Ecasil-81
Engov
Enjoy
Excedrin-E
Florialgin
Funds ácido acetil salicílico
Funed ácido acetil salicílico
Furp – ácido acetil salicílico
Griperal
Gripin C
Iquego ácido acetil salicílico
Ivb – ácido acetil salicílico
Lafepe – ácido acetil salicílico
Lafergs – ácido acetil salicílico
Lepemc AAS 100mg
Lepemc AAS 500
Lfm – ácido acetil salicílico
Melhoral C
Melhoral Infantil
Mialgin
Migrane
Nuplam – ácido acetil salicílico
Orosprevent
Prevencor
Prevencor Pril
Resfriol S
Resprax
Salicetil
Salipirin
Salisvit C
Salitil
Sifaas
Sinutab
Somalgin
Somalgin Cardio
Sonrisal
Superhist
Thrombo Ass
Tri – Bufered Aspirin
Vasclin

0 comentários:

Postar um comentário